Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo.

O artigo apresenta a criação de temas visuais que podem ser utilizados na plataforma de desenvolvimento LWUIT, e na sequência esse tema é utilizado em um aplicativo simples para celular desenvolvido com a tecnologia Java ME.


Para que serve.

Para programadores, principalmente os que utilizam a linguagem Java ME para o desenvolvimento de aplicativos móveis, já que são apresentados no artigo os conceitos básicos do Framework LWUIT, o desenvolvimento de temas visuais com a ferramenta ResourceEdit e sua utilização em um programa para celular desenvolvido com a IDE Netbeans 6.9.


Em que situação o tema é útil.

Na programação com a plataforma Java ME, tanto para os desenvolvedores de aplicativos simples como complexos, já que este framework é utilizado no desenvolvimento visual dos aplicativos, permitindo desenvolver aplicações para celular com interfaces simples e atraentes.

Resumo DevMan

Atualmente, o desenvolvedor Java ME tem duas possibilidades para criar a interface de sua aplicação: utilização de classes da hierarquia do pacote javax.microedition.lcdui (alto nível) ou utilização das classes Graphics e Canvas (baixo nível). Para integrar as vantagens existentes nas interfaces de alto e baixo nível, foi desenvolvido o framework LWUIT (Lightweight User Interface Toolkit). Esse permite a criação de componentes pré-configurados (ponto forte da interface de alto nível), porém, mais ricos graficamente, programáveis e portáveis (ponto forte da interface de baixo nível). Neste contexto, este artigo apresenta a criação de temas visuais que podem ser utilizados na plataforma de desenvolvimento LWUIT, e na sequência esse tema é utilizado em um aplicativo simples para celular desenvolvido com a tecnologia Java ME

Autores: Jaime Catusso, Vanderson Comachio e Robison Cris Brito

A mobilidade digital vem se tornando cada vez mais importante para as nossas vidas. As aplicações para dispositivos móveis estão cada vez mais abrangentes e inovadoras. O que antes eram aplicativos simples, projetados para telas pequenas, monocromáticas, que rodavam em celulares praticamente sem nenhum recurso, hoje se tornaram aplicativos complexos, com interfaces ricas em detalhes, que fazem uso dos mais diversos recursos, como GPS, sensores, redes Bluetooth, entre outros.

Atualmente, o desenvolvedor Java ME tem duas possibilidades para criar a interface de sua aplicação: utilização de classes da hierarquia do pacote javax.microedition.lcdui (alto nível) ou utilização das classes Graphics e Canvas (baixo nível). A primeira opção traz um conjunto pequeno de componentes pré-configurados e de fácil utilização, como DateField, TextField, Label, ComboBox, dentre outros. O ponto forte (provavelmente o único) dessa opção é a facilidade na utilização dos componentes. Como pontos fracos destacam-se a falta de portabilidade visual (um mesmo componente pode ser apresentado de diferentes maneiras em diferentes plataformas de celulares) e a falta de opções para personalização dos componentes (muitos componentes não permitem modificar cores, estilos, fontes, etc.).

Já para as classes Canvas e Graphics, destaca-se como ponto forte a portabilidade visual entre diferentes plataformas, ou seja, uma interface visual será apresentada da mesma maneira em diferentes aparelhos (isso se o desenvolvedor manter a proporção dos componentes visuais em relação à altura e largura de tela). Porém, essa abordagem apresenta alguns pontos fracos, como a dificuldade de sua utilização por desenvolvedores leigos e um maior tempo para a codificação das interfaces.

Para integrar as vantagens existentes nas interfaces de alto e baixo nível, foi desenvolvido o framework LWUIT (Lightweight User Interface Toolkit). Esse permite a criação de componentes pré-configurados (ponto forte da interface de alto nível), porém, mais ricos graficamente, programáveis e portáveis (ponto forte da interface de baixo nível).

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo