Criando um Leitor de RSS em ASP.NET - Parte 1

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Neste artigo irei mostrar como construir um leitor de RSS usando ASP.NET e SQL Server.

Olá pessoal, neste artigo irei mostrar como construir um leitor de RSS usando ASP.NET de maneira simples e com poucas linhas de código. Usaremos também o SQL Server.

Faço este artigo com base na videoaula de ASP.NET de Luiz Maia, do Portal Linha de Código, mediante autorização do mesmo. Acompanhem o passo-a-passo:

Para quem não conhece, RSS é a sigla de Really Simply Sindication e é uma forma muito usada para organizar informações provenientes de diversos sites e blogs da internet. Usa um formato de armazenamento de arquivos baseado no XML. Com esse leitor que criaremos, conseguimos acessar os famosos Feeds RSS, as fontes de informações de qualquer lugar da web. Ou seja, um Feed é um arquivo XML atualizado pelo site que o fornece, o qual podemos acessá-los através desse leitor que iremos criar.

Comece abrindo o SQL Server, crie um Database com o nome DBRss e crie uma tabela com o nome RSS. Nesta tabela, crie três colunas, como mostra a imagem abaixo:


Lembre-se de deixar a coluna IDRss como Identity.

Com as tabelas criadas, faça um INSERT para adicionar alguns link’s de RSS que irão alimentar nosso leitor. Para este exemplo, adicionei 5 link’s, mais você pode adicionar quantos quiser em sua tabela:


Com a instrução SQL SELECT * FROM RSS, vemos que os dados foram inseridos na tabela:


Ok, nossa tabela está com os dados que alimentarão nosso leitor. Agora vamos abrir o Visual Studio e criar um novo WebSite com o nome LeitorRSS.

Na página que se abriu, arraste da Toolbox um DropDownList e, na SmartTag que se abre, clique em Choose Data Source.


Na tela que se abre, clique em New Data Source, clique em DataBase e dê OK


Nesta tela, irá perguntar qual Database será utilizado como fonte de dados do DropDownList, clique em New Connection. Na tela que surge, selecione o servidor SQL, seu Database, teste a conexão e clique em OK. Voltando para a tela, clique em Next.


Clique em Next na próxima tela, que pede pra salvar a string de conexão. Na próxima tela, selecione as três colunas de nossa tabela, que serão usadas como fonte de dados e clique em Next.


Se quiser, clique em Test Query e depois clique em Finish.

Agora no DataField, escolha o NomeRss e no ValueField o LinkRss.


Pronto, nosso DropDownList já está populado com os dados da tabela, que contém os link’s RSS.

Na próxima parte finalizaremos nosso exemplo criando o leitor de RSS. Aguardem!

Até o próximo artigo

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?