Depois de ler vários artigos sobre a criação de pacotes com INNO SETUP, resolvi escrever um para mostrar o quão poderosa é essa ferramenta de criação de setup. Criado em 1997 por Jordan Russel, o INNO SETUP vem sendo aprimorado a cada versão e utilizado por mais e mais desenvolvedores no mundo inteiro. Originalmente o INNO SETUP é desenvolvido em Delphi, mas isto não quer dizer que ele não gere pacotes de instalação para as mais diversas linguagens e ferramentas de programação. Vou me ater ao Visual Basic 6.0, que apesar de ser uma grande ferramenta de desenvolvimento, não possui uma ferramenta adequada para a criação de setups.

O grande problema para a compilação e distribuição de aplicativos em Visual Basic são os run-times criados e o registro das DLL’s e OCXs. Quem nunca se deparou com esses erros? Mostrarei neste artigo como criar aplicações mais profissionais e como resolver tal problema com o INNO SETUP.

Inicie o INNO SETUP
Mãos à obra. Inicie o INNO SETUP clique em próximo (next)

Escolha a seguinte opção: CREATE A NEW SCRIPT FILE USING THE SCRIPT WIZARD como mostra a figura a seguir.

CREATE A NEW SCRIPT FILE USING THE SCRIPT WIZARD
CREATE A NEW SCRIPT FILE USING THE SCRIPT WIZARD

O WIZARD para um novo projeto será iniciado, clique em OK para passar para a próxima etapa onde você deve informar:

  • O nome do seu Aplicativo
  • A Versão do seu Aplicativo
  • Empresa Desenvolvedora
  • Home Page
Nesta etapa você deve informar o diretório e nome da pasta que será criada para o seu aplicativo
Nesta etapa você deve informar o diretório e nome da pasta que será criada para o seu aplicativo.

Por default virá sempre pasta em arquivos de programas se você clicar na seta aparecerá custom e você poderá informar o local que seu aplicativo irá residir. Se seu aplicativo tiver conexões com banco de dados, é aconselhável que ele resida em C:

Nesta etapa você deve informar o local em que seu aplicativo está compilado
Nesta etapa você deve informar o local em que seu aplicativo está compilado.
Criando um pacote de instalação com o INNO SETUP
Nesta etapa informe o nome da pasta a ser criada no menu INICIAR e todos os atalhos que você quiser que INNO SETUP crie
Escolha os idiomas que você quer para sua instalação
Nesta etapa informe o nome da pasta a ser criada no menu INICIAR e todos os atalhos que você quiser que INNO SETUP crie.
Criando um pacote de instalação com o INNO SETUP

Agora, se desejar, você pode informar a documentação do seu aplicativo, bem como mensagem que deve aparecer no início e no fim da instalação.

Escolha os idiomas que você quer para sua instalação
Escolha os idiomas que você quer para sua instalação.
Criando um pacote de instalação com o INNO SETUP

Bom, estamos quase lá, informe agora a pasta onde deverá ser criado o SETUP, bem como seu ícone e senha para instalação, se assim desejar.

Criando um pacote de instalação com o INNO SETUP
SETUP criado com sucesso
SETUP foi criado com sucesso
Salve o seu script no local que desejar
Salve o seu script no local que desejar.

Repare que apesar de ter informado o local onde se deveria registrar as Dll(s) e Ocx(s) o INNO SETUP registrará na pasta que você pediu para residir seu aplicativo. Se você instalar desta maneira irá aparecer aquelas mensagens de erro que nos deixa louco da vida e perguntando; o que fiz de errado? O que devo fazer para corrigir o problema?

Criando um pacote de instalação com o INNO SETUP

Bom, para corrigir esse erro você deve informar no script onde as Dll(s) e Ocx(s) devem ser registradas. Para tanto basta mudar o endereço “{app}” para o caminho da pasta system32 que e o seguinte: “C:\\WINNT\system32”. Depois basta clicar em “RUN” para que compilação seja refeita.Pronto, seu aplicativo está pronto para ser distribuído.

Criando um pacote de instalação com o INNO SETUP

Espero que este artigo sobre o INNO SETUP, aqui descrito, possa ajudá-lo.

Saiu na DevMedia!

  • O que são Servlets?:
    A programação para a Web nem sempre foi a área mais forte do Java. No início, ficávamos restritos a scripts CGI e Applets.
  • Um bate papo sobre REST & RESTful:
    Você sabe o que é REST e RESTful? Será que toda aplicação deveria ser RESTful? Confira um bate papo sobre essas e outras dúvidas aqui.
  • Introdução ao HTML:
    O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para a criação de páginas na web. Sua principal finalidade é estruturar o conteúdo disponibilizado em uma página. O Objetivo deste curso é guiar você pelos principais elementos do HTML na prática.

Saiba mais sobre SQL ;)

  • Curso Completo de MySQL:
    Este curso foi desenvolvimento com o objetivo de apresentar ao aluno os principais recursos desde poderoso SGBD, claro que para isso temos que aprender os fundamentos do banco de dados MySQL.
  • Curso de SQL:
    A linguagem SQL é amplamente utilizada em diversos tipos de aplicações que utilizem bancos de dados relacionais. Neste curso conheceremos os primeiros comandos da linguagem SQL (Structured Query Language), utilizada na estruturação e consulta de bancos de dados relacionais como MySQL e SQL Server.
  • Curso de Administração de Banco de Dados com SQL Server:
    ​Neste curso estudaremos os principais tópicos necessários para profissionais que utilizam o SQL Server como servidor de banco de dados no dia a dia. O conteúdo do curso é apresentado desde o processo de instalação até o gerencialmente de objetos e instruções SQL.
  • Curso de PostgreSQL:
    Este curso apresenta os principais recursos básicos para quem deseja trabalhar com administração e implementação de bancos de dados PostgreSQL. Abordaremos tópicos como instalação de componentes desse SGBD na plataforma Windows.