TRANFERÊNCIA DE ARQUIVOS ENTRE DESKTOP E POCKET.

 

Recentemente me vi em um projeto de um sistema para pocket com Windows mobile. Devido a experiências anteriores dei preferência ao trio C# + SQLite + ActiveSync, o qual me alegrou muito com o resultado final do projeto. Durante o desenvolvimento do projeto vi a necessidade de automatizar as transferências de arquivos importados de um sistema para o outro, e é este o foco deste primeiro artigo. Vou apresentar-lhes um sistema no qual o usuário poderá transferir arquivos de um PC Desktop com Windows XP sincronizado com um Pocket com Windows mobile.

 

Vamos nos utilizar da RAPI (Remote API), esta biblioteca nos dá total controle no processo de transferência de arquivos entre dispositivos conectados através do activesync.

 

Primeiro vamos iniciar um novo projeto Visual C# / Windows / Windows Forms Application, no Visual Studio, configure o path de sua aplicação e renomeie o projeto para TransFiles.

 

figura 1 - Criando um novo projeto Windows Forms Application.

 

Configure o layout do seu sistema para que se pareça com a figura abaixo.

 

figura 2 – Layout da tela do sistema.

 

Adicione a referência à biblioteca

< c:\Windows\Microsoft.NET\Framework\OpenNETCF.Desktop.Communication.dll>.

figura  3 – Menu Add Reference…

 

Surgirá a tela onde o usuário localizará a referencia à biblioteca OpenNETCF.

figura 4 – Localizando a biblioteca.

 

Bem ao pressionar a tecla F7 o Visual Studio lhe mostrará o código deste Form. Você deverá incluir no cabeçalho a referencia em destaque.

 

figura 5 – Importando a biblioteca OpenNETCF ao seu sistema.

 

Finalmente no evento Click do botão Button1 acrescente o código a seguir.

figura 6 – Código para transferir arquivo.

 

Neste código você simplesmente cria uma variável do tipo RAPI e utiliza a função CopyFileToDevice(stringFileOrig,stringFileDest,boolOverWrite) e realiza a captura de exceções caso ocorram apresentando a mensagem de erro ao usuário.


Obs.: A biblioteca utilizada neste artigo é open source e pode ser obtida no seguinte endereço:

http://www.opennetcf.com/downloads/get.aspx?s=Communication

 

Bem, como deu para perceber, trata-se de uma simples aplicação mais que com um pouco de pesquisa e criatividade poderá vir a auxiliar em seus projetos comerciais.

 

Até a próxima!!