Olá pessoal! Neste pequeno tutorial, estarei comentando sobre a criação de uma aplicação, usando o Lazarus juntamente com o banco de dados Firebird.

Para quem não conhece, o Lazarus é uma ferramenta gratuita para desenvolvimento de aplicações, que usa a linguagem Pascal. Sua codificação é bem parecida com a do Delphi.

Primeiramente, vamos efetuar o download do instalador desta ferramenta. Para isto, vá ao link Lazarus

Após efetuar o download, proceda a instalação do aplicativo, que é bem simples. Durante a instalação, será solicitado o tipo de instalação. Indico que selecione opção “completa”.

Lazarus
Instalação Lazarus

Após concluir a instalação, baixe o componente ZeosDBO que também é gratuito. Este componente será usado para realizar a conexão com o banco de dados. Para realizar o download use o link Zeoslib/.

Acompanhe o tutorial para instalação do componente ZeosDBO no Lazarus, no link Zeos_tutorial, tem informações muito importantes sobre este processo, que deverão se lidas antes de realizar este procedimento.

Agora já com o Lazarus e o Zeos Instalados e Devidamente configurados, vamos abrir o aplicativo para conhecermos um pouco do mesmo.

Lazarus
Lazarus

Como podemos ver, a tela de trabalho do lazarus é bem parecida com a do Delphi até sua versão 7. Observe que temos as mesmas janelas usadas no Delphi, como por exemplo:

  • O Form1 – que é onde adicionamos os componentes desejas para criar as diversas telas de um projeto;
  • O Source Editor – que é onde codificamos nosso aplicativo.
  • O Object Inspector – Onde configuramos os diversos componentes usados no aplicativo. Observe que neste item além das tradicionais paletas Properties e Events, temos as paletas Favorites e Restricted.

Observe também que a paleta de componentes, possui menos opções se comparado ao Delphi, porém, há muitos recursos interessantes, além dos recursos que são similares ao Delphi conforme as paletas Standart, Additional, Dialogs, System.

Agora que conhecemos um pouco do Lazarus, vamos criar um pequeno projeto para exibir uma mensagem a informação digitada num componente Edit, para verificarmos o funcionamento da ferramenta. Para isso, siga os passos abaixo:

Primeiro adicione no formulário os componentes GroupBox, Label, Edit, ComboBox e Button, ambos da paleta Standart, e modelo-os a seu critério ou como o modelo abaixo:

Lazarus
Lazarus

Crie a seguinte procedure:


procedure TFrmPrincipal.PreencheCombo;

var i, C : Integer;

Dia,Mes,Ano : Word;

begin

DecodeDate(date,ano,mes,dia);

if (mes = 1) or (mes = 3) or (mes = 5) or (mes = 7) or (mes = 8) or (mes = 10) or (mes = 12) 

then

c := 31;

if (mes = 4) or (mes = 6) or (mes = 9) or (mes = 11) 

then

c:= 30;

if (mes = 2)
then

c := 28;

// preenche combo de dias

for i:=1 to c do

begin

ComboBox1.Items.Add(IntToStr(i));

end;

// preenche
combo de Mes

for i:=1 to 12
do

begin

ComboBox2.Items.Add(cMonth(i));

end;
c:=0;
// preenche combo de Ano
for i:=1950 to ano do

begin

ComboBox3.Items.Add(IntToStr(ano-c));
end;

end;

E também a função:


function TFrmPrincipal.cMonth(pMes: Integer): String;

begin

Result := '';

case pMes of

1: Result := 'Janeiro';

2: Result := 'Fevereiro';

3: Result := 'Março';

4: Result := 'Abril';

5: Result := 'Maio';

6: Result := 'Junho';

7: Result := 'Julho';

8: Result := 'Agosto';

9: Result := 'Setembro';

10: Result := 'Outubro';

11: Result := 'novembro';

12: Result := 'Dezembro';
end;

end;


Observe que a codificação é idêntica a do Delphi. No Evento OnShow do formulário, adicione “PreencheCombo;” para realizar a chamada da procedure criada anteriormente. Esta procedure adiciona os dados necessário nos componentes ComboBox.

Feito isso, pressione a tecla F9 para compilar e executar o projeto, ou clique no botão indicado na figura abaixo, para ver o funcionamento.

Lazarus
Lazarus

Com isso concluímos a primeira parte deste artigo. Espero que tenham gostado. Até a próxima!