Criando uma Classe - Delphi

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (6)  (0)

Entenda neste artigo um pouco mais sobre o conceito de classe.

Olá amigos, a meta deste artigo é ensinar como construir uma classe e explicar seus respectivos métodos.

Vamos iniciar abrindo o Delphi e criando uma unit e salva-lá com um nome uUsuario.

Bom vamos a explicação do que seria a representação de uma classe. Uma classe tem uma responsabilidade, pois ela é responsável por todo objeto que nela contém. Todo objeto é uma instância de uma classe. Como assim?

Pensem num pedreiro e a construção de uma casa. Logo podemos associar que o pedreiro fica inteiramente responsável pela construção de sua casa onde ele pode contar com os materiais e ferramentas para construir que seriam seus objetos. Meramente seria este o conceito de uma classe responsável por todos os objetos nela contém.

Agora vamos criar uma classe onde implementaremos a palavra type, após a interface e pulando a linha de um SHIFT+CTRL+J e selecione class o delphi vai tratar de fazer as implementações básicas, de um nome para sua classe e após a palavra classe apague o TComponent, pois a nossa classe não herdará de outra, só do padrão TObject. Como segue o exemplo abaixo.

unit uUsuario;

interface

type

  TUsuario = class
  private
    { private declarations }
  protected
    { protected declarations }
  public
    { public declarations }
  published
    { published declarations }
  end;

implementation

end.
Vamos à explicação de alguns métodos da classe.

Private

Somente lido pela própria classe não podendo ser acessada por outras.

Protected

Pondendo ser lida na hora que for herdade, além do private pode acessa-la.

Public

Pode ser acessada por qualquer outra classe.

Published

Além de ser quase a mesma coisa que a public tem uma função especial de poder ser lida via RTTI.

Após esta explicação rápida, vamos ao published da nossa classe declarar nossas property que vão conter as propriedades de nossa classe que só serão lidas. Feito isto daremos um SHIFT+CTRL+C, que serão declaradas dentro do private nossas propriedades com o seu tipo. Como mostra o código abaixo.

unit uUsuario;

interface

type

  TTUsuario = class
    private

    { private declarations }
  protected
    { protected declarations }
  public
    { public declarations }
  published
    { published declarations }
    property ID       	: string read FID;
    property Nome   	: string read FNome;
    property Login     : string read FLogin;
    property Senha    : string read FSenha;
    property PerfilID  : Integer read FPerfilID;
  end;
  end;
Pronto pessoal este é um conceito básico de como montar uma classe espero ter ajudado a entender o que de fato ela representa até o próximo artigo.
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?