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Por que eu devo ler este artigo:Programar em Dart requer lógica de programação e orientação a objetos, por isso nesse artigo criaremos uma aplicação bem simples que exibe uma mensagem de “Hello World” no prompt de comando ou terminal, assim como fazemos com outras linguagens de programação.

A linguagem Dart surgiu como alternativa ao JavaScript para ser executada em navegadores. Hoje ela é usada na criação de aplicativos em diversas plataformas, inclusive mobile, onde ela é a linguagem oficial do Flutter.

Algumas das características da linguagem Dart são:

  • Orientação a objetos;
  • É fortemente tipada, embora as declarações de tipo são opcionais;
  • Compila código de máquina ARM e x64 para dispositivos móveis, desktop e back-end. E compila JavaScript para web.

O suporte ao Dart é garantido pelo Google que criou e mantém essa linguagem, bem como pela comunidade, visto que o Dart é um projeto gratuito e open source. Atualmente um dos maiores projetos onde ele é utilizado é o Google Ads, em suas versões web/mobile.

Pré-Requisitos

Os pré-requisitos para programar na linguagem Dart são:

Nesse artigo criaremos uma aplicação bem simples que exibe uma mensagem de “Hello World” no prompt de comando ou terminal, conforme a Animação 1.

Executando a aplicação Hello World
Animação 1. Executando a aplicação Hello World

Para criar esse programa vamos:

  1. Criar a classe HelloWorld;
  2. Criar uma instância dessa classe.

Em Dart usamos orientação a objetos ao criar classes e objetos.

Preparando o ambiente de desenvolvimento

Para criar nosso primeiro programa em Dart precisamos instalar duas ferramentas:

  1. SDK do Dart, que é um conjunto de recursos que nos permite criar e executar aplicações escritas nessa linguagem.
  2. Editor de códigos para escrever nossos códigos. Aqui vamos usar o Visual Studio Code, que possui extensões para a linguagem Dart.

Para obter o SDK do Dart vamos abrir o navegador e acessar sua página oficial. Nesta página temos três abas com as opções do SDK para as plataformas Windows, Linux e MacOS. Vamos escolher a instalação para Windows. Nesse caso temos duas opções: fazer a instalação pela linha de comando no PowerShell utilizando o gerenciador de pacotes Chocolatey, se tivermos instalado ou baixar um instalador pelo link “Dart SDK Installer for Windows”. Vamos baixar e executar o instalador conforme a Animação 2.

Download e instalação do SDK do Dart
Animação 2. Download e instalação do SDK do Dart

Para verificar a instalação abrimos o prompt de comando e executamos o comando dart --version. O resultado deste comando deve ser semelhante a Animação 3.

Verificando a instalação do SDK do Dart
Animação 3. Verificando a instalação do SDK do Dart

Vamos instalar a segunda ferramenta para programarmos em Dart que será o Editor de códigos Visual Studio Code. Clique no botão verde “Download” no alto à direita e você será redirecionado para as opções de download para as plataformas: Windows, MacOS e Linux. Selecione a sua opção e faça o download. Veja a Animação 4.

Download do Visual Studio Code
Animação 4. Download do Visual Studio Code

Ao concluir o download do arquivo podemos instalar o Visual Studio Code. Vamos abri-lo e instalar a extensão para a linguagem Dart, como na Animação 5.

Instalando extensão para a linguagem Dart no Visual Studio Code
Animação 5. Instalando extensão para a linguagem Dart no Visual Studio Code

Com esses passos temos nosso ambiente de desenvolvimento pronto.

Criando um projeto e a primeira classe

Para criar um projeto simples como uma aplicação que exibe um texto no prompt de comando, criamos uma pasta para o projeto e com o Visual Studio Code criamos um arquivo nessa pasta com a extensão .dart, conforme a Animação 6.

Criando um projeto Dart simples
Animação 6. Criando um projeto Dart simples

Antes de começar a escrever o código Dart vamos entender o que é uma classe: na programação orientada a objetos criamos classes que representam objetos do mundo real. As classes são formadas de atributos e de métodos que definem um objeto.

Os atributos são características. Por exemplo uma pessoa tem nome, sexo e data de nascimento, que seriam características ou atributos de um objeto, conforme a Figura 1.

Objeto “Pessoa” com características
Figura 1. Objeto “Pessoa” com características (atributos)

Uma pessoa também tem comportamentos como correr, comer e dormir, que seriam como métodos de um objeto, conforme a Figura 2.

Objeto “Pessoa” com comportamentos (métodos)
Figura 2. Objeto “Pessoa” com comportamentos (métodos)

Vamos criar uma classe HelloWorld que terá um atributo:

  • mensagem que será um texto.

E terá um método:

  • Saudacao que exibe o valor do atributo mensagem.

Veja como fica essa classe na linguagem Dart, conforme a Listagem 1.


class HelloWorld{
    String mensagem;
  
    Saudacao() {
      print(mensagem);
    }
}
Listagem 1. Declarando a classe HelloWorld

Explicando o código:

Linha 1: Cabeçalho da classe HelloWorld.

Linha 2: Atributo mensagem do tipo String.

Linha 4: Método Saudacao.

Linha 5: Comando print, que exibirá no prompt de comando o valor do atributo mensagem.

Em linguagens como Java e C# criamos atributos privados que só podem ser acessados de fora da classe através de métodos da classe. Na linguagem Dart a recomendação, em casos simples como o código que escrevemos, é acessar os atributos da classe diretamente e não através de métodos da classe.

Criando a instância de uma classe

Para usar a classe que criamos anteriormente temos que criar uma instância dessa classe.

Em Dart declaramos um objeto que recebe a classe com seu construtor () conforme a Figura 3.

O uso da palavra new antes da classe é opcional.
Instanciando uma classe
Figura 3. Instanciando uma classe

O objeto criado possui os atributos e métodos da classe.

Vamos criar um objeto e instanciar a classe HelloWorld conforme a Listagem 2.


main(){
    var hello = HelloWorld();
    hello.mensagem = "Hello World!";
    hello.Saudacao();
}
Listagem 2. Instanciando a classe HelloWorld

Explicando o código:

Linha 1: Método main é o ponto de partida de um programa.

Linha 2: Declarando o objeto hello e atribuindo a classe HelloWorld com seu construtor.

Linha 3: Passando o texto Hello World! para o atributo mensagem.

Linha 4: Chamando o método Saudacao para exibir o valor do atributo mensagem no prompt de comando.

Como executar um programa

Agora vamos executar a aplicação. Para isso abriremos o prompt de comando ou o console na pasta do projeto. Executaremos o comando :

dart HelloWorld.dart

Veja a execução do programa conforme a Animação 7.

Executando
a aplicação HelloWorld
Animação 7. Executando a aplicação HelloWorld

Parabéns! Você escreveu e executou seu primeiro programa com a linguagem Dart!