Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Este artigo trata da segurança de aplicações ASP.NET, mais especificamente do uso dos controles de Login.

Em que situação o tema é útil

Os controles de Login são muito úteis para simplificar as tarefas mais básicas referentes à segurança em um Web Site, procedimentos comuns como criar usuários, trocar senhas, autenticar, validar, recuperar senhas e mais.

Segurança

Nesta 6ª parte da série, veremos um recurso muito interessante e que possui um excelente suporte pronto e nativo do ASP.NET: segurança com os controles de Login. Eles serão utilizados na loja virtual para autenticar usuários durante o processo de finalização da compra.

Quem desenvolve em Delphi Win32 e precisou implementar o controle de usuários deve lembrar que a VCL não possui nenhum framework pronto para isso. No ASP.NET 1.x (Visual Studio 2003), também não existiam controles para implementar seguranças de Web Sites. Apesar de haver uma API, era necessário implementar muita coisa no braço, principalmente telas.

O ASP.NET 2.0 foi a versão do ASP.NET que mais trouxe recursos de todas as versões do framework, juntamente com o Visual Studio 2005. Uma dessas grandes novidades foi o incrível suporte facilitado à implementação de segurança de um Web Site, implementado através do recurso de Providers (veja Nota do DevMan). Por exemplo, imagine as tarefas mais básicas que precisam ser realizadas por qualquer site na internet: validar usuários, registrar novos, permitir troca de senha, oferecer uma forma de recuperação de senha, exibir determinadas partes do site ou não de acordo com as credenciais do usuário etc. Tudo isso precisava ser feito via código no ASP.NET 1.x, apesar do framework ter classes prontas para isso. A diferença é que no ASP.NET 2.0 foram inclusos novos controles servidores em uma guia chamada Login que permitem realizar todas as tarefas citadas anteriormente, sem uma linha de código sequer. Podemos citar aí os controles Login, LoginName, LoginStatus, LoginView, ChangePassword, CreateUserWizard e PasswordRecovery, alguns dos quais conheceremos neste artigo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo