Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

Nesta série de artigos veremos como utilizar o Visual Studio, ASP.NET e C# para criar um site de E-Commerce, com as funcionalidades básicas, como cadastros, pesquisas, carrinho de compras e segurança. É uma série especial voltada para desenvolvedores Delphi que desejam dar os primeiros passos no C#.

Para que serve

O ASP.NET é a tecnologia que serve para criar aplicações Web de alta performance, usando produtividade máxima. O C# é a linguagem padrão do .NET, totalmente orientada a objetos, utilizada em conjunto com o ASP.NET no Visual Studio.

Em que situação o tema é útil

Esta série será muito útil para quem nunca desenvolveu aplicativo algum para Web, nem mesmo teve um primeiro contato com o Visual Studio. Como é uma série passo a passo, é muito útil para leitores iniciantes. Ao desenvolver aplicações para Web, ganhamos inúmeras vantagens se compararmos ao ambiente Desktop: deploy simplificado, uso de computação nas nuvens, não há necessidade de instalações visto que os usuários acessam um mesmo servidor na internet, não há dependência do sistema operacional pois usamos um browser, não há preocupação com backups nos clientes, nem altos custos para manutenções e visitas aos clientes etc.

C#, Visual Studio e ASP.NET

No primeiro artigo desta série, tivemos uma introdução ao mini-curso, seus objetivos e propósitos. A seguir partimos para a criação do banco de dados no SQL Server que será usado ao longo desta série. Na segunda parte iniciamos a criação do Web Site, aproveitando para falar dos fundamentos do ASP.NET e Visual Studio, sempre comparando-os com a VCL e RAD Studio, com o intuito de facilitar o aprendizado. Vimos a estrutura básica de um Web Site e iniciamos a construção do layout básico do site de E-Commerce (chamado “Computer Store”), bem como o sistema de navegação. Neste artigo vamos construir a página principal do site, exibindo a lista de produtos, mostrando como fazer a conexão com o banco de dados.

Existem várias formas de acessar dados no ASP.NET, o que é motivo para muita confusão principalmente para quem está começando. Só para citar por cima, hoje é possível usar ADO.NET puro, DataSets Tipados com TableAdapters, criar uma camada customizada de acesso (uma DAL – Data Access Layer), usar o Framework de persistência e mapeamento objeto relacional da Microsoft, o ADO.NET Entity Framework, ou ainda o NHibernate, entre outros. Pessoalmente prefiro, em meus projetos e treinamentos, utilizar uma abordagem interessante, robusta e profissional: separar a aplicação em camadas, de forma que as classes de negócio, apresentação (forms) e domínios (as classes que mapeiam as tabelas do banco) não dependam de uma tecnologia de persistência em específico, usando aí também um pouco de Interfaces, Generics e classes POCO (Plain Old CLR Objects). Dessa forma, é possível desenhar uma solução e aplicar um modelo de persistência de acordo com a necessidade, ou mesmo mudar de tecnologia de acesso sem sofrer um impacto drástico.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo