Curso InterBase/Firebird - Parte 1 - Introdução geral

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (24)  (0)

Introdução geral ao curso online Firebird e InterBase

Sobre este curso

 

Este curso on-line da DevMedia sobre os bancos de dados, InterBase e Firebird é dividido em dois módulos: Básico e Avançado. O objetivo desses módulos, é abordar por completo os bancos de dados InterBase e o Firebird.

O Módulo I (Básico) é destinado tanto a desenvolvedores que já conhecem conceitos de banco de dados e já utilizam algum em suas aplicações, mais querem conhecer e passar a utilizar o InterBase e/ou Firebird, e a iniciantes no assunto sobre bancos de dados relacionais.

Abordaremos conceitos básicos como definição de tabelas e campos, passando pela instalação dos produtos e ferramentas para gerenciamento dos mesmos, como também veremos a linguagem SQL usada para definição e manipulação de dados. No final desse módulo, veremos como criar aplicações Delphi fazendo acesso e uso das funcionalidades básicas de ambos os bancos de dados.

O Módulo II (Avançado) é destinado a desenvolvedores que já estudaram e aplicaram os tópicos do Módulo I ou que já conheçam e utilizam os bancos IB/FB e queiram aperfeiçoar seus conhecimentos para que possam aplicar conceitos avançados em seus bancos de dados, para através disso, ter maior estabilidade, gerenciamento, performance e segurança em suas aplicações de banco de dados InterBase/Firebird.

Esse módulo, abrange conceitos como Views, Stored Procedures, Triggers e Generators, como também toda a parte de gerenciamento de grupos e usuários, e administração do servidor e seus banco de dados hospedados. 

 

 

Nota: Para uma melhor estruturação das figuras e tabelas, criamos uma convenção quanto à numeração das mesmas. Por exemplo, a primeira legenda a seguir refere-se à Figura 1 do capítulo 3, e a segunda refere-se Tabela 1 do capítulo 3.

Figura 2.1. Tabela em um banco de dados relacional

Tabela 3.1. Características e funcionalidades do InterBase/Firebird.

 

1. Introdução Geral

Tanto o InterBase, quanto o Firebird, é um sistema relacional de gerenciamento de banco de dados (RDBMS), isso é, eles gerenciam bancos de dados. Um banco de dados é, resumidamente, um conjunto de tabelas relacionadas ou não, onde cada tabela armazena um determinado conjunto de dados. Além das tabelas, um banco de dados serve como um repositório para outros objetos que ajudam no gerenciamento dos dados armazenados. O InterBase"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?