Curso InterBase/Firebird - Parte 4 - Instalação do IB/FB no Windows e Linux

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (6)  (0)

Instalação do IB/FB no Windows e Linux

Instalação do IB/FB no Windows e Linux

Nesse capítulo veremos como instalar e iniciar, tanto no ambiente Windows como no Linux, o banco de dados InterBase e Firebird. A instalação desses bancos é bastante simples no ambiente Windows. No Linux também não há muito segredo para instalar e iniciar o banco de dados.

Durante esse capítulo, mostraremos de forma bastante detalhada as etapas para instalação e configuração do servidor de banco de dados InterBase e Firebird.

Nota: A configuração mínima de hardware recomendado pela Borland é de 32 MB de memória e 20 MB de espaço livre em disco para a instalação completa do produto. A recomendação ideal para o funcionamento do InterBase é de 64 MB de memória.

InterBase

A instalação do InterBase 7.5 é bastante rápida e simples. Veremos a seguir, a instalação passo a passo da versão trial (disponível para download no site oficial) no ambiente Windows.

Instalação no Windows

Para o ambiente Windows, o InterBase 7.5 está homologado para as versões Windows 2000 (Service Pack 2), Windows Server 2003, Windows NT 4.0 (Service Pack 6A ou superior) e Windows XP. Isso não significa que o InterBase não funcione em outras versões do Windows, apenas que a Borland recomenda e garante o funcionamento do InterBase nas versões descritas anteriormente.

Para fazer o download da versão Server Edition de avaliação, você precisa especificar um e-mail para receber a chave de registro do produto para poder utilizá-lo durante o período de avaliação que é de 90 dias. Caso o e-mail informado para receber o arquivo de registro não esteja registrado na Borland, um registro será solicitado antes que o download possa ser executado.

Nota: A Borland envia um arquivo TXT para o e-mail informado no registro, que deve ser copiado para o diretório de instalação do InterBase.

Na página de Login basta clicar sobre o botão New User para criar um usuário registrado. O registro é rápido, simples e gratuito. Após baixar o arquivo 7.5_Windows.zip o qual contém os arquivos de instalação, descompacte-o em um diretório qualquer na sua máquina.

Nota: O arquivo tem aproximadamente 85 MB de tamanho.

O arquivo de instalação do InterBase trás o Interbase Server e Client além de ferramentas para seu gerenciamento e administração, como também drivers para conexão. Para iniciar a instalação do InterBase no Windows basta executar o arquivo install_windows.exe, contido no diretório raiz após a descompactação do arquivo.

Ao abrir a janela inicial da instalação do InterBase basta clicar sobre a opção Install Borland Interbase 7.5 Server Trial para começar a instalação dos arquivos. A seguir, temos as figuras de todas as janelas com suas opções comentadas que aparecem durante a instalação do InterBase. Na Figura 4.1 são listados alguns procedimentos que devem ser feitos antes de iniciar a instalação fisicamente no computador.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?