Na primeira aula da série serão apresentos os conceitos iniciais, será preparado o ambiente de desenvolvimento baseado na IDE Netbeans.
Nesta aula, será apresentado o código para exibir em um formulário swing algumas imagens do tipo JPG e GIF.
Aula 3 - Classes BufferedImage e ImageIO
Nesta aula, será apresentada a utilização de imagens em um aplicativo desenvolvido de forma visual com a IDE Netbeans 6.8, usando o framework Matisse.
Aula 4 - Informações sobre cores de pixel
Nesta aula, será apresentado o procedimento para recuperar as informações das cores existentes em cada pixel de uma imagem.
Aula 5 - Classe AffineTransform
Nesta aula, a última da série que apresenta utilização de imagens em Java, são utilizados conceitos básicos de manipulação de imagens.
Aula 6 - Classes AWT para criação de jogos
Vamos apresentar a utilização das classes Canvas e Graphics para o desenvolvimento de um primeiro jogo, este muito semelhante ao primeiro jogo eletrônico desenvolvido na década de 50.
Aula 7 - Métodos em Canvas
Nesta aula, vamos desenhar na tela os elementos do jogo, esse formado por um círculo (bola do jogo), e dois batedores ou pás, um do lado esquerdo e o outro do lado direito, os quais competirão entre si e serão controlados por dois usuários.
Aula 8 - Programação Multithread
Nesta aula, vamos desenvolver uma nova thread (programação multithread) para realizar a movimentação do elemento “bola” na tela do jogo, a qual acontece automaticamente, seguindo um padrão de movimentação na diagonal.
Aula 9 - Tratamento de colisão
Nesta aula é desenvolvido a lógica para manipulação do placar do jogo, fazendo com que, cada vez que o elemento “bola” alcance as bordas esquerda ou direita do cenário, é incrementado um na pontuação do respectivo jogador.
Aula 10 - Interação do usuário com o jogo
Nesta última vídeo aula para Desenvolver um primeiro Jogo, é realizado a captura das teclas pressionadas pelo usuário, fazendo com que esta reflita na movimentação dos elementos do jogo.