curso Como implementar um CRUD com ASP.NET MVC e Entity Framework

Neste curso aprenderemos a implementar um CRUD em uma aplicação ASP.NET MVC utilizando o Entity Framework como mecanismo de persistência de dados

Este conteúdo faz parte do guia:

Iniciar Carga Horária - 17H

Curso de ASP.NET MVC

Aula 1

Apresentação do projeto

Neste vídeo conheceremos o escopo do curso, quais recursos usaremos e qual projeto será desenvolvido ao longo dos próximos vídeos. Veremos o projeto ASP.NET MVC em funcionamento, persistindo e consultando dados do SQL Server por meio do Entity...
MVP
Aula 1 - MVP

Apresentação do projeto

Aula 2

Criando o projeto e instalando o Entity Framework

Dando início ao nosso projeto criaremos aqui uma nova aplicação ASP.NET MVC pelo Visual Studio 2017 e instalaremos nela o Entity Framework, um framework de mapeamento objeto-relacional que será usado para acessar o banco de dados SQL Server.
MVP
Aula 2 - MVP

Criando o projeto e instalando o Entity Framework

Aula 3

Criando o model

Nossa aplicação de exemplo será um cadastro de alunos, por isso a primeira classe que criaremos será o model Aluno, contendo as propriedades a serem preenchidas e exibidas no cadastro.
MVP
Aula 3 - MVP

Criando o model

Aula 4

Criando o DbContext

Neste vídeo criaremos a classe EscolaContext, herdando de DbContext, que é a responsável por representar o banco de dados dentro da aplicação e dará acesso às coleções de objetos que serão convertidas para tabelas no SQL Server.
MVP
Aula 4 - MVP

Criando o DbContext

Aula 5

Configurando a string de conexão

Neste vídeo vamos configurar a string de conexão no arquivo Web.config. Essa configuração indicará para o Entity Framework o endereço do servidor do SQL Server e o banco de dados que será usado.
MVP
Aula 5 - MVP

Configurando a string de conexão

Aula 6

Criando o controller

Neste vídeo criaremos o controller que será responsável por todas as ações do CRUD de alunos. Aqui usaremos apenas o template para criação de controllers oferecido pelo Visual Studio, que já cria também as actions e views para o cadastro.
MVP
Aula 6 - MVP

Criando o controller

Aula 7

Listagem de registros

Neste vídeo analisaremos como funciona a tela de listagem de registros da nossa aplicação. Para isso veremos a action Index do controller Alunos e sua respectiva view (Index.cshtml).
MVP
Aula 7 - MVP

Listagem de registros

Aula 8

Detalhes de um registro

Neste vídeo analisaremos como funciona a tela para visualização dos detalhes de um registro. Para isso veremos a action Details do controller Alunos e sua respectiva view (Details.cshtml).
MVP
Aula 8 - MVP

Detalhes de um registro

Aula 9

Tela de criação de novos registros

A criação de um novo registro divide-se em duas etapas. Neste vídeo veremos a parte de visualização da tela de cadastro, que contém um formulário responsável por enviar os dados para o controller.
MVP
Aula 9 - MVP

Tela de criação de novos registros

Aula 10

Salvando um novo registro

Após submeter os dados do novo registro no formulário, eles são tratados em outra action Create do controller Alunos, dessa vez via verbo POST do HTTP. Neste vídeo veremos como esses dados são recebidos e gravados no banco.
MVP
Aula 10 - MVP

Salvando um novo registro

Aula 11

Edição de registros

A edição de registros divide-se também em duas actions, uma acessada via GET e outra via POST. Neste vídeo veremos o funcionamento dessa parte do sistema, analisando as actions Edit do controller de alunos e sua respectiva view (Edit.cshtml).
MVP
Aula 11 - MVP

Edição de registros

Aula 12

Exclusão de registros

Neste vídeo analisaremos como funciona a exclusão de um registro, que parte da action Delete do controller Alunos e é finalizada na action DeleteConfirmed. Também veremos aqui a view Delete.cshtml, na qual o usuário deve confirmar a exclusão.
MVP
Aula 12 - MVP

Exclusão de registros

Aula 13

Implementando a busca

Neste vídeo vamos ver como implementar uma busca no cadastro de alunos. Para isso criaremos um formulário na página de listagem que enviará um texto buscado para uma action no controller de alunos.
MVP
Aula 13 - MVP

Implementando a busca

Aula 14

Alterando a validação de datas

Por padrão o ASP.NET MVC utiliza o plugin jQuery Validate para validar os campos nas views. Essa validação, no entanto, utiliza o padrão de datas americano. Neste vídeo veremos como customizar esse comportamento para usar o padrão brasileiro.
MVP
Aula 14 - MVP

Alterando a validação de datas

Aula 15

Alterando a busca para case insensitive

A busca que implementamos no vídeo 7 considerava as diferenças entre letras maiúsculas e minúsculas, o que pode não ser eficiente para um mecanismo de pesquisa. Neste vídeo veremos como modificar esse comportamento, tornando a busca...
MVP
Aula 15 - MVP

Alterando a busca para case insensitive

Aula 16

Tradução da interface

Neste vídeo veremos como traduzir alguns dos textos da interface da aplicação, que por padrão é criado em inglês pelo Visual Studio. Essas alterações serão feitas diretamente nas views.
MVP
Aula 16 - MVP

Tradução da interface

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Avaliação do curso

Como adquirir esse curso?

Acesse esse e todos os demais cursos devmedia sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de referência
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
140 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos