Nesta aula teremos uma visão geral sobre design patterns e princípios de design. Além disso, começaremos o desenvolvimento do nosso projeto pela classe de conexão com o banco de dados.
Aula 2 - Programar Para uma Interface - Parte 1
Vamos consertar nessa aula uma má prática de programação usando a Engenharia Reversa. O Netbeans gera automaticamente o nosso diagrama de classes que nos auxiliará na análise das dependências do projeto.
Aula 3 - Programar Para uma Interface - Parte 2
Mostraremos mais alguns problemas ocorridos ao se programar para uma implementação ao invés de programar para uma interface. Discutiremos os benefícios das práticas abordadas para tornar o código de fácil manutenibilidade e expansão.
Aula 4 - Programar Para uma Interface - Parte 3
Para favorecer a Composição sobre Herança, veremos aqui a criação de containers para agrupar componentes visuais. Codificaremos o Flow Container e seus métodos herdados.
Aula 5 - Princípio de design
Continuaremos nessa aula a discussão sobre o princípio de design de favorecimento da composição sobre a herança. Dessa vez codificaremos o Grid Container, que difere de Flow Container por usar um array de duas dimensões.
Aula 6 - Inclusão de novos requisitos
Vamos incluir os novos requisitos e bordas em Flow Container e Grid Container a fim de continuar a discussão sobre o princípio de design de favorecimento da composição sobre a herança..
Aula 7 - Finalizando inclusão de novos requisitos
Ainda sobre a inclusão das bordas pontilhada e sólida no Grid Container, nessa aula apontaremos os erros gerados a partir da cópia do código de Flow Container.
Aula 8 - Abordagem de implementação
Nesta aula veremos como consertar o código refazendo o mesmo a partir do princípio de herança. Explicaremos todos os motivos para a adoção desse princípio e como alterar os modificadores de acesso de classes e métodos.
Aula 9 - Conceito de composição
Veremos o conceito de composição a partir da inclusão de novos requisitos. Com isso, vamos melhorar as soluções anteriores para entender melhor o princípio de design de favorecimento da composição sobre a herança.
Aula 10 - Reuso de código
Aqui conversaremos sobre herança e como utilizar a delegação e composição para simular o reuso de código, uma das boas práticas de desenvolvimento.