curso JSF e Hibernate: Como implementar um CRUD

Neste curso você aprenderá a construir uma aplicação de cadastro de lembretes, que gravará essas informações em um banco de dados MySQL. Para isso usaremos o Hibernate através da API de alto nível disponibilizada pela JPA, Java Persistence API, que facilita o processo de configuração, bem como o mapeamento das entidades por meio de anotações. A JSF, Java Server Faces, será utilizada na criação das interfaces, intermediando a comunicação entre as camadas da aplicação através do Managed Bean, em ... Ver mais uma arquitetura MVC, Model View Controller.

Iniciar Carga Horária No Certificado - 16H

Curso de JSF e Hibernate

Aula 1 - free

Introdução

A aplicação web que será desenvolvida ao longo do curso realiza o cadastro de lembretes em um banco de dados MySQL, por meio de algumas telas com papéis bem definidos.
free
Aula 2 - mvp

Estrutura do projeto

Neste vídeo veremos como o projeto foi organizado. Falaremos sobre a configuração, interfaces, bem como as classes pertencentes a ele, além do papel de cada um desses arquivos.
mvp
Aula 3 - mvp

Apresentação da Entidade Lembrete

Na JPA, o mapeamento da entidade é feito por meio de anotações, sobre as quais falaremos neste vídeo. Sendo assim veremos os atributos e métodos da classe Lembrete, bem como sua importância para a aplicação.
mvp
Aula 4 - mvp

JpaResourceBean, EntityManagerFactory e Singleton

A documentação da JPA nos orienta a instanciar uma EntityManagerFactory apenas uma vez na aplicação. Por conta disso implementamos a mesma através do padrão de projetos Singleton.
mvp
Aula 5 - mvp

Criando código de persistência com LembreteDao

É recomendado que em uma aplicação orientada a objetos as classes tenham responsabilidades bem definidas. Sendo assim, isolamos as tarefas relacionadas a persistência de um lembrete na classe LembreteDao.
mvp
Aula 6 - mvp

Executando a aplicação pela primeira vez

Agora que conhecemos as classes fundamentais da aplicação, podemos falar sobre o Managed Bean, no qual realizaremos a persistência dos dados. Antes disso, veremos a aplicação em execução para apresentar as ações.
mvp
Aula 7 - mvp

Listagem de lembretes

Na nossa aplicação, a página inicial tem por objetivo listar todos os lembretes, bem como oferecer links para as demais telas. Vamos entender o papel do arquivo index.xhtml nesse processo.
mvp
Aula 8 - mvp

Estrutura da página adicionar

Para permitir a adição de um lembrete criamos um formulário no arquivo adicionar.xhtml, no qual terá sua estrutura apresentada, bem como os componentes da JSF envolvidos em sua construção.
mvp
Aula 9 - mvp

Ação inserir do Managed Bean

Para a adição de um lembrete precisamos da interação do Managed Bean com o LembreteDao, que realiza a persistência dos dados. Veremos também como gerar mensagens de erro ou sucesso para a interface.
mvp
Aula 10 - mvp

Estrutura da página edição

Editar uma informação presente no banco de dados é uma tarefa comum em aplicações CRUD. Para permitir esta ação criamos a página editar.xhtml com os seus componentes.
mvp
Aula 11 - mvp

Ação atualizar do Managed Bean

Para editar um lembrete a interface editar.xhtml se comunica com o método atualizar() do Managed Bean, capturando as informações do lembrete que será editado.
mvp
Aula 12 - mvp

Estrutura da página remover

Finalizando as ações de CRUD da aplicação, não podemos esquecer da página remover.xhtml, de seus componentes utilizados em sua construção, bem como suas ações que se desencadeiam ao acessá-la.
mvp
Aula 13 - mvp

Ação excluir do Managed Bean

Uma vez que conhecemos a interface utilizada na exclusão de lembretes, podemos conferir como o método excluir() foi codificado no Managed Bean. Este é responsável por remover um lembrete do banco de dados, através do LembreteDao.
mvp
Aula 14 - mvp

Mensagens de validação

Faz parte do processo de configuração informar para quais linguagens a aplicação dará suporte. De acordo com essa escolha, precisamos configurar mensagens de erro customizadas, que serão sobrescritas a partir de arquivos de configuração da JSF.
mvp
Aula 15 - mvp

Configurações para o Maven

Neste projeto optamos pelo Maven como gerenciar do dependências e construtor da aplicação, por meio do seu principal arquivo de configuração, o pom.xml.
mvp
Aula 16 - mvp

Arquivos de configuração web.xml e faces-config.xml

Assim como toda aplicação Java web, nossa ferramenta de cadastro de lembretes necessita de um web.xml, bem como um faces-config.xml, a serem configurados para a JSF.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Como adquirir esse curso?

Acesse esse e todos os demais cursos devmedia sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de referência
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
170 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos