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Requisitos, Modelagem e UML

Neste guia você encontrará o conteúdo que precisa para saber como elicitar requisitos, gerenciá-los e modelar o software com as principais técnicas do mercado. Abaixo, confira os posts que te auxiliarão ao longo desse aprendizado.

Engenharia de Requisitos

Atividade fundamental no desenvolvimento de software, a Engenharia de Requisitos é a etapa na qual são elicitadas/identificadas as funcionalidades a serem implementadas, assim como as condições a serem atendidas pela aplicação. A partir deste tópico você aprenderá como coletar, especificar, detalhar e rastrear requisitos.

Elicitação e gerência de requisitos

Como você já deve ter notado, a elicitação de requisitos é a fase na qual identificamos os requisitos do software e avaliamos como eles devem ser desenvolvidos. No entanto, não basta identificar. Também é importante que os requisitos sejam gerenciados. Para que você possa ter o primeiro contato com a elicitação de requisitos, e aprenda como fazer isso como gerenciá-los, confira os posts abaixo:

Ferramentas para a gestão de requisitos

Para uma boa gestão dos requisitos, o mais indicado, obviamente, é o uso de uma boa ferramenta. Sem ela, torna-se inviável o controle daquilo que representa a base para qualquer projeto de software. Para conhecer algumas das opções mais utilizadas no mercado, acesse:

Boas práticas com Requisitos

Uma boa maneira de encurtar o caminho no aprendizado de qualquer ciência é conhecer boas práticas. Nesta seção, separamos alguns posts que abordam práticas e soluções recorrentes que podem lhe ajudar quando você estiver na fase de elicitação de requisitos. Confira:

Requisitos e os Métodos Ágeis

Independentemente de você adotar algum processo tradicional de desenvolvimento de software ou adotar alguma metodologia ágil, a engenharia de requisitos estará. Mas, existem diferenças na execução dessa fase quando estamos em um projeto ágil? Para obter essa resposta, indicamos as publicações a seguir.

Engenharia de Requisitos e o MPS.BR

E no que diz respeito ao MPS.BR? O que dita esse modelo que visa a melhoria de processos para o desenvolvimento no Brasil no que tange a Engenharia de Requisitos? Para abordar esse assunto, recomendamos os posts:

Engenharia de Requisitos na prática

Agora que você já conhece os principais fundamentos sobre a Engenharia de Requisitos e até mesmo se aprofundou no assunto, que tal pôr em prática todo esse conhecimento? Nos posts a seguir abordamos como documentar e detalhar os requisitos de software.

E para que você possa ver como uma reunião de levantamento de requisitos é conduzida, bem como acompanhar o processo de amadurecimento das ideias que levam a concepção e, posteriormente a codificação de um programa, sugerimos o curso abaixo:

Tudo bem, agora que você tem os requisitos, o que fazer com eles? Por onde começar a programar a aplicação? Assista no DevCast abaixo uma conversa cheia de dicas sobre esse próximo passo.

Tópicos especiais sobre Requisitos

Como visto, a Engenharia de Requisitos é uma ciência ampla e que não para de evoluir. O avanço nessa área nos ajuda a identificar requisitos com mais precisão e, com isso, planejar software com maior grau de precisão para atender ao que realmente o cliente deseja.

Nos posts a seguir reunimos mais alguns tópicos que podem lhe ajudar a identificar com mais facilidade o que realmente é desejado para o sistema a ser desenvolvido.

Modelagem de Software

Tão importante quanto definir os requisitos e a arquitetura do software é estruturar essas informações de forma que arquitetos e programadores possam compreendê-las. Para intermediar esse processo utilizamos hoje diferentes opções de modelagem.

É sobre esse que trataremos a partir de agora. Assim, você terá uma introdução às técnicas mais utilizadas, com destaque para a Modelagem de Software com UML.

Com o intuito de introduzi-lo à modelagem de software, confira os posts abaixo:

Modelagem de Software com UML

A UML é a linguagem mais utilizada quando o assunto é modelagem de software. Definida de forma simples como um conjunto de diagramas que representam elementos, características e comportamentos de um software, essa opção traduz para o programador como ele deve transformar os requisitos do software em código, ao mesmo tempo em que respeita a arquitetura proposta.

Aprenda agora o que é UML e como realizar a análise e projeto de forma orientada a objetos, usando para isso diagramas UML, um recurso indispensável a todo profissional da área de desenvolvimento.

Diagrama de Casos de Uso

Utilizado para representar os requisitos funcionais de um software, o diagrama de casos de uso é um importante elemento para a documentação do projeto, comunicação interna do time de desenvolvimento e, mesmo, comunicação com o cliente. Por isso, é um ponto fundamental a todo engenheiro, arquiteto, programador, entre outras ocupações que atuam em um projeto, compreender e saber criar diagramas de casos de uso.

Para começar a aprender sobre eles, acesse:

Casos de Uso na prática

Para saber como criar diagramas de casos de uso, confira os posts abaixo. Neles você poderá identificar uma relação direta entre a especificação de requisitos e o assunto tratado neste tópico. Ao utilizar diagramas de casos de uso estamos representando, de forma visual, requisitos funcionais do software a ser desenvolvido.

Diagramas de classes e de sequência

A UML não se limita ao diagrama de Casos de Uso. O diagrama de classes e o diagrama de sequência são mais duas opções. Dessa vez com um nível mais baixo de abstração, com esses diagramas representamos não mais funcionalidades, mas artefatos diretamente relacionados ao código do projeto em desenvolvimento.

Com os posts abaixo você aprenderá como criar e interpretar esses dois diagramas:

UML na prática

A seguir reunimos mais alguns posts que abordam a linguagem de modelagem unificada na prática:

Tópicos especiais sobre UML

Para se aprofundar em mais alguns assuntos nos quais podemos fazer uso de UML, acesse as seguintes publicações. Entre elas você aprenderá, por exemplo, como lidar com a UML quando utiliza o framework ágil Scrum.

Modelagem Ágil

Além da modelagem tradicional, com o advento dos projetos ágeis também foi criada a Modelagem Ágil. Se você está interessado em como ela funciona, seus princípios, valores, entre outros aspectos a ela relacionados, acesse os posts:

Modelagem de Serviços

E a modelagem de serviços? A UML oferece alguma ferramenta para nos apoiar nesse momento? Como você poderá notar nas publicações abaixo a UML também pode nos dar suporte à modelagem de projetos SOA.

Modelagem Orientada a Agentes

Também podemos utilizar técnicas de modelagem para modelar softwares orientados a agentes. Para aprender sobre a Engenharia de Software Orientada a Agentes e como se dá a modelagem de software que adotam essa proposta, confira os posts:

Mais sobre Engenharia de Software

Além dos vídeos e artigos contidos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre engenharia de software, os quais você encontra nos Guias de Consulta abaixo:

Você também pode listar todo o conteúdo de Engenharia de Software clicando aqui.

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Perguntas frequentes

Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital. Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários. Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido! Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos. Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato. Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades. Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam. Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo. Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile. Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado. Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes. Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno. Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho. Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00. Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos". Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.

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