Data Source Controls no ASP.NET 2.0

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

O ASP.NET 2.0 traz uma série de novas ferramentas que melhoram o acesso a dados, inclusive diversos controles de data source e data bound.

msdn17_capa.gif

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Data Source Controls no ASP.NET 2.0

por John Papa

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·          Vincular dados aos controles

·          Controles Data-Bound

·          Conexão com database com novos objetos do ASP.NET 2.0

ASP.NET 2.0

 

Download:

DataPoints0501.exe (164KB)

Chapéu

ASP.NET 2.0

 

 

O ASP.NET 2.0 traz uma série de novas ferramentas que melhoram o acesso a dados, inclusive diversos controles de data source e data bound. Os novos controles de data source podem eliminar uma enorme quantidade de códigos repetitivos, que eram necessários no ASP.NET 1.x. Por exemplo, você pode associar facilmente instruções SQL ou stored procedures com controles data source e vinculá-los aos controles data bound. Até os controles mais impressionantes ObjectDataSource permitem que você tire proveito do desenvolvimento simplificado e da redução de código, mas ainda permite que você abstraia a lógica de negócios e de acesso a dados em camadas independentes de sua arquitetura de n camadas.

Antes do.NET, a construção de data grids com o ASP tradicional costumava exigir a criação de grandes quantidades de código para construir uma tabela HTML instantaneamente durante um loop no ADO Recordset. O ASP.NET 1.x facilitou esse tipo de desenvolvimento permitindo a ligação de um DataSet baseado em XML com o controle de DataGrid do ASP.NET. Isso reduziu o código necessário para gerar o grid. Contudo, tanto o ASP tradicional como o ASP.NET 1.x precisam de código para implementar paginação, classificação, edição e recursos de seleção de linhas. Com as melhorias no ASP.NET 2.0, esse código pode ser reduzido consideravelmente para produzir um grid preenchido por dados com recursos completos de paginação, classificação e edição.

Iniciarei demonstrando como é fácil desenvolver um aplicativo da Web com o ASP.NET 2.0 usando o SqlDataSource e alguns dos novos controles data-bound. Observe que usei a versão Beta 1.

A maioria dos aplicativos corporativos é construída em arquiteturas multicamadas, com uma camada intermediária que contém a lógica de negócios e uma camada de acesso a dados que funciona com a base (ou as bases) de dados de backend. Descreverei como o ObjectDataSource é a solução ideal para a integração com componentes multicamada existentes. Ligando o controle ObjectDataSource a objetos de negócios, você poderá melhorar uma arquitetura multicamadas existente e tirar proveito da redução considerável no código para gerar uma IU para Web sofisticada. O controle ObjectDataSource possui também algumas propriedades especiais que permitem a ligação com o DataSet com tipo forte recentemente melhorado e os componentes de dados do ASP.NET 2.0 e do ADO.NET 2.0. Outros novos recursos e melhorias do ASP.NET 2.0 incluem as expressões de vinculação em duas vias, caching aperfeiçoado e vários novos controles do ASP.NET 2.0 que podem ser vinculados por dados aos novos controles de fontes de dados.

 

Controles Data-Bound

Para usar o controles de fontes de dados é preciso te um controle data-bound para vinculá-los. Há vários novos controles data-bound no ASP.NET 2.0, incluindo os controles GridView, DetailsView e FormView. Se você gosta do controle DataGrid do ASP.NET 1.x, vai adorar o controle GridView do ASP.NET 2.0. O GridView é como DataGrid que toma esteróides, já que pode ser vinculado aos novos controles de fontes de dados e pode ser usado para implementar, classificar, editar e paginar, tudo com muito menos código do que o exigido pelo DataGrid.

Para vincular um GridView a um controle de data source, você define a propriedade DataSource do GridView para o ID do controle de data source. Há várias outras propriedades do GridView que podem ser definidas para melhorar a aparência e a interação do usuário que demonstrarei nos próximos exemplos: "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?