DB express: Configuração dinâmica dos parâmetros de acesso

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos como criar conexões dbExpress, configurando os parâmetros de acesso em tempo de execução, como o caminho do banco de dados, nome do servidor, usuário, senha, etc.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 53. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

DB express

Configuração dinâmica dos parâmetros de acesso

 

Neste artigo veremos como criar conexões dbExpress, configurando os parâmetros de acesso em tempo de execução, como o caminho do banco de dados, nome do servidor, usuário, senha, etc. Isso pode tornar sua aplicação bastante flexível e que possa facilmente ser adaptada a diferentes situações. Veremos ainda como construir um formulário personalizado para edição desses parâmetros, que fará ainda a criptografia da senha de acesso ao DB.

O exemplo deste artigo será feito com o Delphi 7 e InterBase 7.1, MS nada impede que você use o Firebird. Caso queira, poderá utilizar inclusive o driver  dbExpress compatível com FB 1.5 (veja o artigo de Carlos Cantu nesta edição).

 

Criando conexões dbExpress

Acredito que o leitor já esteja familiarizado com a utilização de banco de dados IB/FB. Caso você nunca tenha criado um BD no IB/FB, poderá ler um artigo introdutório que disponibilizei no portal do assinante (WWW.clubedelphi.com.br/portal), link Introdução ao Delphi e BD. Lá mostro como criar um banco bastante simples no IB e fazer o acesso a partir do Delphi 7, usando dbExpress.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?