Do que trata o artigo

Realizar um zoom em imagens com qualidade e interatividade é um dos recursos que o Silverlight Deep Zoom permite executar com facilidade. Através da ferramenta Deep Zoom Composer vamos conhecer como criar aplicativos que utilizem esse recurso.

Para que serve

Com o Deep Zoom Composer temos uma ferramenta simples, básica e eficaz para a criação de aplicativos de Zoom em imagens com qualidade, permitindo agrupar de forma organizada, imagens que podem ser manipuladas com o mouse.

Em que situação o tema é útil

O Silverlight Deep Zoom pode ser utilizado para criar desde álbum de imagens com zoom até aplicativos de slides, navegação com profundidade de imagens, onde uma imagem pode conter outras, e você poderá continuar navegando com zoom em profundidade e qualidade de imagem.

Resumo do DevMan

Silverlight Deep Zoom é um poderoso recurso para visualizar imagens com zoom de qualidade, podendo inserir interatividade com o mouse, onde o usuário poderá avançar ou retroceder. O Deep Zoom Composer é um aplicativo que auxilia na criação desse processo de forma totalmente visual, não sendo necessário codificar para criar uma aplicação com esse recurso.

Durante a criação de um Web Site temos que trabalhar com imagens. O designer busca que essas imagens tenham uma boa definição visual, mas quando existe a necessidade de aumentá-las com um zoom em profundidade e sem perder a qualidade mantendo uma boa performance de carregamento dos pixels, ele poderá utilizar o recurso de Silverlight Deep Zoom. Com o recurso você ganhará produtividade, pois o recurso pode ser realizado com uma ferramenta disponibilizada pela Microsoft.

O Deep Zoom é um dos recursos que chamou muito atenção assim que foi lançado, dando muita visibilidade ao Silverlight. A possibilidade de criar zoom de qualidade e com facilidade foi um dos pontos fortes para que o recurso fosse amplamente explorado na web pelos programadores .net.

O Zoom em imagens na internet é um desafio onde se busca a melhor definição visual da imagem e ao mesmo tempo uma boa velocidade de carregamento. A otimização de imagens e a forma inteligente de download em “pedaços” da foto, somente quando a parte da imagem é requisitada, é o que torna possível disponibilizar o recurso com essas características desejadas. Mesmo assim, dependendo do número de imagens, a velocidade pode ser reduzida.

Um das características do recurso é a possibilidade de carregar simultaneamente milhares de imagens, dando aos desenvolvedores uma alternativa para a criação de aplicativos inovadores e criativos. Com esse cenário, começaram a surgir na internet diversas aplicações Silverlight com Deep Zoom.

Alguns aplicativos em Deep Zoom chamaram muita atenção na internet e vale à pena comentar alguns deles para conhecer o potencial da tecnologia. Apesar de não serem novidades, os projetos são bem interessantes, um deles é o Deep Zoom do parque Yosemite, 20 imagens em altíssima qualidade são apresentadas, como por exemplo, uma visão aérea das montanhas (Figura 1), onde é possível dar um zoom profundo a ponto de visualizar as pessoas no parque. Outro projeto utilizando o Silverlight Deep Zoom é Hard Rock Memorabilia, onde temos um conjunto de imagens de diversas bandas de rock. As imagens mostram fotos raras, instrumentos musicais, cartas, letras de músicas, entre outras coisas. Você perde longos minutos navegando com zoom nas imagens e descobrindo detalhes em cada uma, por exemplo, em um envelope de carta na seção dos Beatles, aplicando um zoom no selo da carta podemos ver diversas imagens. Se aplicarmos um zoom mais profundo, veremos que cada imagem que compõe o selo pode ser vista com uma qualidade incrível, o link para o projeto do Hard Rock Memorabilia e do parque Yosemite você encontrará no final do artigo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo