Esse artigo faz parte da revistaClube Delphi edição 6. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição




Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.


Delphi 5: O lançamento do ano

Após vários rumores e “boatos de internet”, finalmente vimos o lançamento de uma nova versão para o Delphi ser confirmada. A sensação é a mesma de, quando criança, ganhar brinquedos novos. Explorar o Delphi 5 realmente foi uma das coisas mais agradáveis que fiz nas últimas semanas. Assim que ficamos sabendo do lançamento da Borland, a primeira coisa que pensamos foi “temos que fazer uma matéria sobre o Delphi 5”. Felicidade para quem andava preocupado com os bugs do Delphi 4 e decepção para quem imaginava os mais incríveis e fantásticos recursos, o Delphi 5 chega inaugurando uma nova fase na Borland, onde as ferramentas estão cada vez mais integradas ao mundo Microsoft (não é difícil imaginar o porque, visto que a empresa recebeu uma injeção de aproximadamente US$ 100 milhões da MS).

Parece que a Borland dedicou mais atenção na estabilidade do que em novidades. Não que esta versão não tenha novidades, mas pelo fato de que a diferença neste aspecto é muito grande em relação a seu antecessor. As implementações que são rapidamente percebidas são a nova interface, que está muito mais agradável, e as novas palhetas de componentes da VCL. Nos componentes, encontramos a nova palheta ADO, que representa uma grande diferença na forma pelo qual o Delphi acessa banco de dados. Até a versão 4, as aplicações Delphi deveriam sempre utilizar a camada BDE, para acessar qualquer tipo de banco de dados (a não ser que o desenvolvedor utilizasse ferramentas de terceiros). Agora temos uma novidade: o usuário pode tanto utilizar o BDE quando o ADO (camada de banco de dados da Microsoft). Isto é uma grande conquista, já que muitos usuários não estavam satisfeitos com a performance e a estabilidade do BDE. Quem é o melhor? Ainda é cedo para responder. O ADO tem vantagens bastante interessante, como por exemplo, a opção de escolha de drivers nativos para banco de dados específicos. Ou seja, o ADO provê drivers diferentes para o Oracle e para o SLQ Server, por exemplo. O ADO vem sendo muito elogiado e adotado em grande escala por muitas empresas, e me leva a acreditar que a Microsoft acertou desta vez. Logo em seguida vemos outra novidade em relação ao acesso a dados: a palheta Interbase. Após um longo período de esquecimento, a Borland está dando enfoque ao seu DBMS – que está em uma nova versão, a 5. Os objetivos da palheta Interbase são a melhor forma de trabalhar no Delphi com Interbase, pois acessam diretamente e exclusivamente este banco de dados. Os componentes para Internet foram divididos em três paletas: Internet Express (incluída no Delphi5), Internet e FastNet. A criação de uma paleta FastNet provavelmente serviu para organizar melhor o ambiente, e talvez para distinguí-lo dos demais, já que estes objetos foram criados e são mantidos pela empresa NetMasters (www.netmastersllc.com). A nova paleta InternetExpress permite ao desenvolvedor criar servidores WEB Midas Client. A última paleta também é uma novidade. Os componentes Office Servers oferecem uma interface intuitiva para criação de controles OLÉ Automation. Bom, vamos dar uma olhada em todas as novidades e se divertir um pouco.


Figura 1: O novo Object Inspector. Permite agrupar propriedades por tipo, e os itens como cor e cursor apresentam gráficos intuitivos.

A Nova Interface

As mudanças não foram bruscas, porém, a interface está muito mais amigável. Principalmente, pelo object Inspector, que agora está mais flexível. As propriedades que selecionam cores agora exibem a cor selecionada dentro do item. Propriedades como Cursor também passaram a ter um aspecto visual mais elegante. O usuário agora pode visualizar as propriedades ordenadas por nome ou por categoria. Clicando com o botão inverso sobre o inspector, a seleção pode ser feita. Os usuários mais atentos irão reparar que, quando o object inspector está agrupado por categoria, a quantidade de propriedades pode aumentar. Isto porque algumas propriedades aparecem repetidas em alguns grupos. Por exemplo, a propriedade Caption aparece tanto no grupo Action quanto no grupo Localizable. As propriedades ou grupos também podem ser inibidos. Isto evita a acumulação de propriedades que nunca serão utilizados no projeto. Quando alguma propriedade está escondida, a nova barra de status exibe a quantidade de propriedades escondidas.

Com tantas opções de configuração, não poderia deixar de haver um modo para salvá-las. O Delphi 5 disponibiliza o botão Save Current Desktop, que permite salvar todo o ambiente de desenvolvimento. A posição dos forms, o object Inspector, a posição na janela Editor, tudo é salvo. E os diferentes planos de organização podem ser trocados facilmente, bastando selecionar o item na lista Desktop SpeedSetting.

Para salvar as configurações de tela basta digitar o nome na lista SpeedSetting e clicar no botão Save Desktop.



Formulários

Tenha cuidado na hora de salvar projeto antigos dentro do Delphi 5. Uma vez feito isto sem as devidas configurações, o projeto não será mais reconhecido nas versões anteriores. Isto porque agora o Delphi salva o arquivo de formulário (.DFM) no formato texto. As versões anteriores tratavam os formulários como arquivos binários, tornando a edição de um form possível apenas dentro do Delphi. Salvar o arquivo de formulário como texto abre mais um leque de opções para o desenvolvedor. Além do controle dos arquivos se tornarem mais fáceis, a criação de modelos também pode ser facilmente implementada. Para fazer com que o Delphi salve o formulário no antigo formato binário, basta clicar com o botão inverso sobre o formulário e selecionar a opção Text DFM. Para deixar esta opção desmarcada por Default, selecione o menu Tools, opção Enviroment Options, e desmarque a opção New Forms as Text.

Outra novidade é que o Delphi 5 permite ao desenvolvedor escolher se a auto-criação dos formulários será ou não Default. Até a versão 4, a auto criação era sempre default, obrigando o usuário a retirar manualmente as cláusulas CreateForm no arquivo .DPR. Para desabilitar a auto-criação de formulários, basta desmarcar a opção Auto Create Forms, na janela Enviroment Options.



O Novo Object Browser

O Object Browser também ganhou uma nova cara. Bem mais amigavel, o Object Browser exibe as classes mais hieraquizadas:

Outro ponto positivo é que a Janela está sempre disponível.


Quando o programa não está compilado, o Delphi faz a compilação automaticamente ao abrir o Browser.



Project Manager

O project Manager também ganhou um banho de loja. Reformulado, agora permite o Drag Drop com o Windows Explorer, para adicionar ou remover arquivos do projeto.


To-Do List

Uma nova ferramenta para auxiliar o trabalho do programador, a janela To Do List vem agraciar aqueles que desenvolvem projetos muito extensos. Com esta janela o usuário pode cadastrar as operações pendentes (TO DO LIST – lista “à fazer”), definir prioridades para estas operações, especificar o responsável e designar grupos para tarefas. Um item “à fazer” pode também ser inserido dentro do código. Por exemplo, em um determinado evento OnClick, o usuário pode clicar com o botão inverso do mouse e selecionar a opção Add To Do List... Ao inserir a tarefa, o Delphi irá incluir uma linha especial no projeto, indicando um item a ser feito. O código ficará parecido com a linha abaixo:

{TO DO – consultas : Criar form de pesquisa de Clientes}


Quando o item for marcado como feito na janela TodoList, a linha será alterada no projeto:


{ DONE –consultas : Criar form de pesquisa de Clientes}



Objeto Frame

Um dos recursos que mais gostei no Delphi5. Sempre fui um crítico feroz da orientação à objetos do Delphi. Quem já usou o Fox Pro sabe porque. Criar grupos de objetos (como panels) e transformá-los em um único objetos é uma tarefa tão simples na Fox (bastam apenas alguns cliques de mouse), e no Delphi, quantro trabalho! Mas a Imprise mais uma vez me surpreende e cria a classe Tframe. Com este novo recurso, já é possível criar um agrupamento de objetos e utilizá-lo como uma única classe, de uma forma inteiramente visual e amigável. Siga os passos abaixo e veja como é fácil:


1 Selecione o menu File, opção NewFrame.

2 Uma nova janela será criada, Frame1. Insira alguns botões e mude as propriedades de acordo com sua necessidade. Salve a janela.

3 Clique com botão inverso sobre o frame e selecione a opção Add To Pallete. A janela Component Template será exibida:



4 Dê um nome para a nova classe utilizando um “T” no início, e escolha a palheta na qual ela será exibida

5 E OK! A partir de agora você possui um novo objeto, disponível na palheta de componentes, com todas as características já disponíveis.


O Novo DataModule

O DataModule, que mais parecia um formulário, foi completamente reformulado e agora justifica sua presença. Com uma interface totalmente voltada ao controle de tabelas e dados, ainda apresenta mais uma novidade: O Data Diagram, que permite a criação visual de relacionamentos entre tabelas e querys. O Data Diagram ainda não se compara às ferramentas de modelagem existentes no mercado, mas já é um bom começo.

Parece que há uma tendência na Interface agora adotada pelo Data-Module. Esta interface já pode ser encontrada no Jbuilder e no Visual Basic 6.


Este tipo de controle é bem interessante, onde as tabelas não são mais exibidas como objetos visuais, mas sim listadas em uma hierarquia, semelhante ao SQL Explorer, organizando ainda mais o seu projeto.



Paleta ADO

Representando um marco na forma de acesso a dados do Delphi, a palheta ADO disponibiliza uma interface VCL para os objetos ADO da Microsoft. Para quem não conhece, ADO (Activex Data Objects) é a nova camada de acesso a banco de dados da Microsoft. Vem sendo amplamente adotada pelos usuários do Visual Basic. Todos os objetos estão lá: Command, DataSet e Connection.



Paleta Interbase

Quem nunca usou InterBase não tem mais desculpas: O Delphi acompanha a conexão mais rápida ao SGDB da Borland:



Paleta Servers

Esta palheta, que pode parecer confusa a princípio, é uma interface gráfica para o controle Olé Automation, já disponível nas versões anteriores do Delphi. Como pode-se observar, os objetos agilizam o uso da interface COM para a família Office. A criação manual de objetos OLÉ automation (COM) continua disponível.



Active X

O Object Repository possui mais uma opção na aba Active X: O Active Server Object. Este objeto pode ser acessado através de uma Active Server Page (.ASP), e deve ser instalado em um servidor Web Windows NT, com IIS (Internet Information Server) instalado



Control Panel Application

Outra novidade encontrada no Object Repository é o Control Panel Application. Como este wizard o programador pode facilmente criar arquivos .CPL, que residem no Painel de Controles do Windows.


Control Panel Apllication


Conclusão

O Delphi 5 não me decepcionou como lançamento. A base da Interface continua a mesma, as implementações foram bem adequadas. É inevitável que um software com muitas versões sofra saturação de implementações ao longo do tempo. Este problema felizmente ainda não atacou o Delphi. Como o Delphi agora é um ambiente muito integrado a estrutura Microsoft Windows, ele será sempre obrigado a andar lado a lado com as atualizações do Sistema Operacional. Recursos como a possibilidade de criação de objetos COM, servidores e clientes MIDAS, e a nova paleta ADO, tornam o Delphi cada vez mais MS. Isto não é um ponto negativo, mas imagino que a ferramenta não poderá mais ficar muito tempo sem ser atualizada, já que a Microsoft vive mudando e implementando suas classes e APIs. A performance também não apresentou muitas diferenças. No que se propõe, o Delphi continua superior a seus concorrentes, e oferece uma robusta base de desenvolvimento para todos os tipos de aplicações, desde front-ends de SGBDs, à servidores COM. No que diz respeito à aplicações multi-camadas, o Delphi 5 disponibiliza a nova paleta Internet Express, que permite a criação de servidores web MIDAS-Client, e a comunicação através de pacotes XML. A implementação CORBA praticamente não sofreu alterações, a não ser pelo fato de que o cliente não fica mais fazendo “ping” para o servidor, a fim de atualizar o status da conexão – o que garante um ganho de performance.

Quem tiver a oportunidade, instalar o Delphi 5 pode garantir alguns momentos de diversão. A partir de agora estaremos sempre mostrando as últimas novidades e dicas da mais nova versão da ferramenta. Não Perca!