Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 53. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Delphi 8 e ASP.NET

Acesso a dados com ADO.NET e BDP

 

Neste terceiro artigo da série, estaremos mostrando ao leitor como utilizar os recursos disponíveis no .NETFramework e Delphi 8 para construir aplicações Web  que acessam fontes de dados. Veremos como realizar consultas e atualizações em um banco de dados Interbase, usando BDP (BorlandData Provider) e os DB Web Controls da Borland. Antes de construirmos um exemplo prático, faremos uma introdução ao ADO.NET, conhecendo seus fundamentos e arquitetura.

 

Introdução ao ADO.NET

O .NET Framework inclui uma nova tecnologia de acesso a dados , o ADO.NET, que é uma evolução do antigo ADO (ActiveXDataObjects), sendo projetado principalmente para ser utilizado em aplicações  distribuídas na Web.

O ADO.NET é uma forma de manipulação de dados baseado em DataSets desconectados, disponibilizando um completo e poderoso modelo de programação para acesso a dados. Além disso, o ADO.NET usa o formato XML para transmissão de dados.

Em uma aplicação cliente/servidor tradicional, componentes de acesso geralmente abrem conexões com o banco de dados, que permanecem ativas enquanto as aplicações estiverem rondando. Isso aumenta o consumo de recursos no servidor e aumenta o tráfego na rede reduzindo a performance e escalabilidade das aplicações. No ADO.NET, as aplicações são conectadas com as fontes de dados apenas no momento  de recuperar e atualizar os dados.

O ADO.NET também garante a escalabilidade requerida por aplicações web que compartilham dados. Essas aplicações devem servir a dezenas e centenas e até milhares de usuários ao mesmo tempo. O ADO.NET não retém ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo