Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

O artigo trata de um dos conceitos mais importantes no desenvolvimento de layouts para Web, o CSS. Apresentaremos ao leitor o que é e qual a vantagem em se utilizar folhas de estilo em seu Web site. Faremos um exemplo com ASP.NET no Delphi Prism utilizando Master Pages e aplicando CSS.

Para que serve

Serve para definições de estilo em páginas, permitindo a definição de padrões, formatação de objetos, centralização de código e apresentação de layouts. Através deste recurso, temos um típico exemplo de como utilizar o conceito de Web Standards, trazendo inúmeras vantagens ao desenvolvimento Web.

Em que situação o tema é útil

Embora nem todos os Web sites sigam os Web Standards, é indispensável a utilização de CSS no atual cenário de desenvolvimento dentro dos padrões da Web. Qualquer Web site pode fazer uso de CSS e seus recursos, cabendo apenas aos Browsers o suporte destes recursos. Com o uso de CSS concentramos toda a parte de configuração de layout dos nossos Web sites em um arquivo externo ao HTML, facilitando assim a manutenção do projeto.

Resumo do DevMan

Neste artigo veremos um pouco sobre CSS, conheceremos seus diferentes tipos e como aplicar esta linguagem em uma página HTML, utilizando para isso o IDE do Delphi Prism / Visual Studio. A seguir, aplicaremos este mesmo estilo criado em um conceito de Master Pages, tornando o nosso trabalho muito mais ágil.

Neste artigo gostaria de sair um pouco do que sempre debatemos em outros artigos. Geralmente exibimos maneiras criativas de desenvolver softwares de qualidade. É claro que não poderíamos abrir mão de assuntos relacionados à Web. Como todos nós sabemos, a Web tem passado cada vez mais por transformações, principalmente hoje com o conceito de Cloud Computing, ter conhecimento de desenvolvimento voltado para a Web é um requisito obrigatório. E com a chegada do Delphi Prism ganhamos um forte aliado para esse fim, afinal utilizar o .Net Framework torna o nosso trabalho de desenvolvimento muito mais ágil. Ainda tratando-se de Web, temos visto aqui na Revista Clube Delphi uma série de artigos interessantes sobre desenvolvimento Web com ASP.Net e Delphi Prism, abordando a linguagem, definições dos conceitos de Web, ilustrando as diferenças entre o mundo Desktop e este novo mundo. É claro que tudo isto é importantíssimo, pois para desenvolver projetos de sucesso temos que focar na qualidade do software, e para isso não há como fugir de boas práticas de desenvolvimento.

Nota do DevMan

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet, a "grande nuvem" de computadores, sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

Desenvolver Web sites é algo que envolve padrões, arte (visual), criatividade e qualidade (parte de codificação) e para unir tudo isso é óbvio que temos que conhecer sobre Web Standards. O foco do conceito de Web Standards é realizar uma padronização entre o desenvolvimento Web, permitindo que o conteúdo de seu Web site seja corretamente interpretado por qualquer tipo de Browser e para garantir que você possa desenvolver Web sites sem ferir estas normas. Porém, isto é teoria já que nem sempre os navegadores conseguem interpretar a codificação da mesma maneira e nem sempre os desenvolvedores seguem estes conceitos. Tratando-se ainda de Web Standards conheceremos neste artigo algo que hoje em dia é essencial para se desenvolver Web sites que unam os conceitos de padrões, arte e criatividade. Estamos falando do CSS.

CSS é a sigla de Cascading Style Sheets ou folhas de estilo em cascata em uma tradução livre. CSS é uma linguagem de estilo utilizada para descrever a forma de apresentação de um documento escrito ou de marcação como, HTML, XHTML ou XML. Hoje em dia o CSS está presente em quase todas as páginas que você visitar. Uma boa analogia para entendermos a aplicação do CSS em uma página é a seguinte: imagine que você deseje fazer uma escultura em argila. A princípio o que temos é apenas argila sem forma alguma, porém podemos utilizar ferramentas que nos ajudem a moldar esta argila, definindo formas e detalhes. Podemos utilizar tintas, pincéis e é claro, criatividade, e com isso poderemos criar nossa própria escultura. Assim como esta analogia, o CSS permite definir formas nos elementos de uma página, posicionar e dimensionar, criar efeitos, definir cores e o melhor de tudo isso, de uma maneira simples, organizada e centralizada.

Um dos requisitos para que você trabalhe com CSS é conhecer a linguagem HTML, afinal, estas regras são aplicadas diretamente aos elementos de seu Web site. O CSS como já falamos anteriormente, faz com que o desenvolvedor tenha todo o controle da página respeitando os Web Standards.

Quais as vantagens de se utilizar CSS?

Existem inúmeras vantagens em se utilizar e aplicar CSS em seus Web Sites. Dentre todas estas vantagens é importante ressaltarmos as que mais podem servir como incentivo para que você adote o CSS, são elas:

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo