De que se trata o artigo

Instalação, configurações e utilização do banco de dados PostgreSQL no RAD Studio/Delphi. Quais os melhores componentes e qual a melhor opção para utilizar na hora de começar a desenvolver com este banco de dados.

Para que serve

Utilizando o banco de dados PostgreSQL temos acesso a uma poderosa opção para armazenamento dos mais diversos tipos de dados, manipulação e replicação de informação em uma plataforma estável e em plena evolução.

Em que situação o tema é útil

Este tema é útil para os desenvolvedores que estejam procurando uma alternativa de armazenamento estável, confiável e com baixo custo. O banco de dados PostgreSQL não perde para seus concorrentes comerciais e está muito à frente dos demais bancos open-source.

Descobrindo o poder do elefante

O PostgreSQL é um banco de dados maduro e completo. Teve seu desenvolvimento iniciado na Universidade de Berkley há muito tempo e vive em constante evolução. Atualmente na versão 9, o PostgreSQL é uma solução completa para armazenamento e processamento. Possui suporte aos mais variados tipos de dados, diversas formas de conexão e está em plena atividade de desenvolvimento, sendo utilizado por grandes empresas em todo o mundo. Nesse artigo iremos demonstrar de maneira simples como instalar, configurar uma conexão e fazer uma inserção simples de dados, utilizando componentes nativos do RAD Studio e ao mesmo tempo mostrando outras opções de conexão e desenvolvimento. Com certeza uma excelente opção para desenvolvimento open-source.

Nesse artigo iremos falar sobre um banco de dados open-source muito utilizado no mundo, mas pouco conhecido pela comunidade Delphi, principalmente no Brasil, o PostgreSQL. A comunidade Delphi no Brasil trabalha muito com Firebird, MySQL e SQL-Server deixando de lado um pouco este banco super-poderoso e com uma gama de recursos superior aos concorrentes open-source. Neste artigo vamos conhecer um pouco deste SGBD e seus recursos e algumas técnicas para tirar muito bom proveito do mesmo com o RAD Studio. Mas, antes de qualquer coisa vamos falar um pouco sobre o PostgreSQL em si.

O PostgreSQL é um banco de dados originário do antigo Postgres95, que por consequência foi derivado do projeto POSTGRES, da universidade de Berkley e que foi interrompido na versão 4.2. O POSTGRES foi originalmente patrocinado pela DARPA (Agencia de Projetos de Pesquisa Avançada para Defesa), ARO (Departamento de pesquisa Militar), NSF (Fundação Cientifica Nacional) e ESL Inc.

A implementação do projeto POSTGRES iniciou em 1986 e um ano depois já se tornou operacional, após isso a primeira versão lançada ao público foi liberada em 1989. Devido a uma falha em seu sistema de regras o POSTGRES teve toda essa parte desenvolvida novamente e uma segunda versão lançada em 1990. Em 1991 aconteceu o lançamento da versão 3, com muitas melhorias no executor de consultas.

As versões subsequentes desenvolvidas até o Postgres95 tentaram melhorar a confiabilidade e portabilidade. O POSTGRES foi utilizado em diversos sistemas de pesquisa e de produção, além de aplicações financeiras, cálculo de rotas de asteróides e aplicações em sistemas de informações geográficas. Parte do código do POSTGRES foi integrado ao Informix (IBM).

O Postgres95 teve muitas mudanças em relação ao projeto POSTGRES original. Com o código fonte totalmente revisado o tamanho dos fontes foi reduzido em 25% aproximadamente, além da introdução da linguagem SQL como interface padrão de desenvolvimento.

Em 1996 o nome Postgres95 tornou-se inadequado sendo rebatizado como PostgreSQL, nome atual do banco de dados. A numeração seguiu os projetos anteriores sendo que a primeira versão lançada ao público foi o PostgreSQL 6.0.

A equipe do projeto foi crescendo e hoje está espalhada pelo mundo. O grupo principal de desenvolvimento possui membros nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Rússia e vários países da Europa.

Atualmente existem aproximadamente 292 projetos de código fonte aberto em desenvolvimento no PgFoundry, repositório de projetos PostgreSQL, além de mais de 760 projetos encontrados no SourceForge e mais de 8600 usuários registrados. O projeto principal conta com mais de 200 desenvolvedores e possui uma comunidade muito grande no Brasil.

Pela riqueza de recursos e conformidade com os padrões, ele é um SGBD muito adequado para o estudo universitário do modelo relacional, além de ser uma ótima opção para empresas implementarem soluções de alta confiabilidade sem altos custos de licenciamento. É um programa distribuído sob a licença BSD, o que torna o seu código fonte disponível e o seu uso livre para aplicações comerciais ou não. O PostgreSQL foi implementado em diversos ambientes de produção no mundo, entre eles, um bom exemplo do seu potencial é o banco de dados que armazena os registros de domínio .org, mantido pela empresa Afilias.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo