Olá amigos. O objetivo do artigo é ensinar a você como fazer uma conexão com o banco de dados MySQL e o Delphi.

Vamos iniciar abrindo o Delphi e criando uma nova aplicação, e em seguida siga este passo File - New - Other e escolha a opção Delphi Files e duplo click no componente Data Module, pois criaremos nossos componentes de conexão.

Feito isso, vamos ao Data Module e adicionar quatro componentes. Na guia DBExpress se encontram o TSQLConnection, TSQLDataset, e na DBAccess TDataSetProvider e TClientDataSet.

Vamos à explicação deles:

  • TSQLConnecticon: Componente que ficará responsável pela sua conexão com o banco de dados.
  • TSQLDataSet: Conecta ao SQLConncetion através da propriedade SQLConnection, mais antes disto precisamos definir nossa query através da propriedade commandtext.

  • TDataSetProvider: Digamos que ele é o nosso tradutor entre o SQLDataSet e ClientDataSet e faz conexão com o SQLDataset através da propriedade DataSet.
  • TClientDataSet: Fica responsável por filtrar os campos e dados que estão no nosso banco de dados, que foi definido anteriormente na query do SQLDataSet. O ClientDataSet faz conexão com o DataSetProvider através da propriedade ProviderName.

Podemos perceber que temos um processo de cascata para que haja a conexão.

Bom feito isto, vamos fazer a conexão do banco dados MySQL com o Delphi, primeiro dê um click no SQLConnection, dê um nome para sua conexão na propriedade ConnectionName no meu caso estou usando a padrão mais fique a vontade para você definir a sua, agora vamos selecionar a opção driver e clicar no sinal de + para mostra mais sobre o driver. Na propriedade Database coloque o nome do seu banco de dados, o hostname caso seja local o nome é localhost, coloque a senha que foi definida para entrar no banco de dados MySQL e ponha o username no caso o usuário do banco. Marque a opção LoginPrompt como False para que não fique pedindo a senha toda vez que conectar ao banco.

Como conectar Delphi com MySQL

Figura 1.

Feito isto, vamos à opção Connected do SQLConnection e marcar true com isto a conexão foi feita entre o banco dados MySQL e o Delphi.

Mas não terminamos ainda, agora vamos ao SQLDataSet e em suas propriedades vamos à opção SQLConnection e referenciar ao SQLConnection1, depois vamos à query e na propriedade CommandText da um comando select no banco de dados escolhendo a nossa tabela, no meu caso o select foi dado na de tabela clientes. Como mostra a figura abaixo:

Como conectar Delphi com MySQL

Figura 2.

Ative a sua conexão com o SQLDataSet através do Active passando para true e dê duplo click no SQLDataSet para abri-lo e com o botão direito do mouse escolha a opção add all fields será adicionado todos os campos de sua tabela. Agora vamos referenciar o DataSetProvider ao SQLDataSet através da propriedade DataSet. Feito isto vamos ao ClientDataSet e na propriedade ProviderName referenciar o DataSetProvider. Dê um duplo click no ClientDataSet para abri-lo botão direito do mouse e add all fields para adicionar todos os campos dê sua tabela, não se esqueça de ativar o ClientDataSet.

Bom agora para testar a inclusão, exclusão, alteração e gravação de dados. Dê um duplo click no ClientDataSet selecione todos os campos e arraste os para o formulário que foi criado no inicio do artigo quando for solto no formulário de yes na opção que aparece para declarar o DataModule, no seu formulário irão aparecer todos os campos da tabela. Ponha um TDBNavigator no formulário o componente se encontra na guia data Controls, referencie a propriedade datasource do DBNavigator ao DataSource1. Agora faça o teste em sua aplicação e verifique no banco dados se o registro de fato gravado.

Como conectar Delphi com MySQL

Figura 3.

Bom Amigos, vou ficando por aqui e até o próximo artigo.