DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Delphi INICIANTE - Usando SQL no Delphi - Parte I

Na primeira parte desse artigo iremos conhecer algumas instruções SQL, quais suas finalidades. Faremos aqui alguns exemplos bastante simples e explicarei cada instrução criada.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo

Na primeira parte desse artigo iremos conhecer algumas instruções SQL, quais suas finalidades e algumas regras muito importantes na hora do desenvolvimento.

Faremos aqui alguns exemplos bastante simples e explicarei cada instrução criada.

 

Antes de iniciarmos as instruções SQL no Delphi devemos conhecer a estrutura do Banco de Dados que se está trabalhando, conhecer suas tabelas, seus campos e seus índices.

 

Uma instrução muito usada em consultas SQL é quando se deseja retornar todos os campos de uma tabela, usa-se então a seguinte instrução:

 

Select * from Clientes;

 

 

Select = Esse é um comando de seleção

 

* = Coringa que define que serão retornados todos os campos

 

From = Comando de indicação de qual tabela será buscado os campos

 

Clientes = O nome da tabela em que se deseja buscar os campos

 

 

Podemos perceber que essa é uma instrução muito simples e de fácil entendimento, porém há um ponto importante nessa instrução. Vamos imaginar que nosso Banco de Dados, em nossa tabela de Clientes, exista cerca de 50 mil clientes cadastrados, qual a real necessidade de retornarmos esses 50 mil clientes? Não há necessidade de trazermos para a memória do computador esses clientes todos, então devemos seguir uma regra muito importante: toda consulta SQL deve ser parametrizada, é o que vamos fazer.

 

Exemplo 01

 

Select * from Clientes

Where ID_cliente=:PID_Cliente;

 

Exemplo 02

 

Select * from Clientes

Where Nome_Cliente=:PNome_Cliente

 

Nos dois exemplos nossas consultas estão parametrizadas através da cláusula WHERE. Na primeira consulta selecionamos todos os campos da tabela de clientes onde o ID_Cliente fosse igual ao parâmetro PID_Cliente, o próprio Delphi já irá reconhecer o PID_Cliente sendo um parâmetro pois ele está após os dois pontos, ou seja,  o que estiver após os dois pontos, ele irá reconhecer como parâmetro, é o que acontece também no exemplo 02 onde o Nome_Cliente será igual ao parâmetro PNome_Cliente.

 

 

A grande maioria dos casos nossas consultas não precisam retornar todos os campos de nossa tabela então basta mudar o coringa * pelo nome do campo que se desejar retornar,.

 

Exemplo 03

 

Select Nome_Cliente, Identidade, Data_Nascimento

From Clientes

Where Nome_Cliente=:PNome_Cliente

 

Nesse exemplo 03 estamos trazendo apenas o nome do cliente, sua identidade e a data de nascimento da tabela de Clientes onde o nome do cliente seja igual ao parâmetro PNome_Cliente.

 

Essa é apenas uma idéia inicial do que é SQL, no próximo artigo irei mostrar como e onde utilizamos isso no Delphi.

 

Grande abraço a todos!

 

Fernando Carmo.

 



Fernando Carmo (fdesenvolvedor@hotmail.com) é Técnico em Informática formado na E.T.E João Gomes de Araújo do Centro Paula Souza, atualmente está cursando Teconologia em Informática na Faculdade Tecnológica de Guaratinguetá. Ferna [...]

O que você achou deste post?
Conhece a assinatura MVP?
Publicidade
Serviços

Mais posts