Do que trata o artigo

Neste artigo mostraremos como utilizar ADO.NET com o Firebird de forma nativa, ilustrando para o leitor como trabalhar com o Firebird no Delphi Prism tanto em linhas de comando quanto da forma mais simples, utilizando-se de assistentes do Visual Studio, fazendo uso do DDEX e do Firebird Data Provider.

Para que serve

Como já é do nosso conhecimento, acessar bancos de dados de maneira nativa sempre é mais rápido do que outras formas de acesso. Justamente para isso utilizaremos o Firebird Data Provider que nos possibilita esta tarefa, o DDEX nos permite trabalhar com o ADO.NET e Firebird em modo visual, ou tempo de Design.

Em que situação o tema é útil

Na maioria das aplicações com Delphi Prism e .NET como um todo, o banco utilizado é o SQL Server. No entanto, para quem já possui um sistema Desktop em Delphi Win32, certamente será mais fácil reaproveitar o seu banco Firebird para criar uma versão Web do aplicativo, por exemplo, usando o Delphi Prism. Nesse caso, o acesso nativo é a melhor escolha.

Resumo do DevMan

Desde o lançamento do Delphi Prism, a ClubeDelphi vem mostrando uma série de artigos que abordam a utilização e desenvolvimento de projetos utilizando o IDE do Visual Studio para a produção de aplicações .NET. Neste artigo iremos mais uma vez tratar do Delphi Prism, mostrando desta vez como utilizar o Firebird de forma nativa em suas aplicações Web/Win32, fazendo uso do Firebird Data Provider e do DDEX, que permite a utilização do ADO.NET de forma visual, usando assistentes. No decorrer do artigo também veremos dicas de todo o processo, para tornar esta tarefa o mais simples possível.

Nós desenvolvedores Delphi Win32 ou mesmo Web temos o hábito de associar o Delphi diretamente com Firebird, dito como “feitos um para o outro”. Infelizmente o Firebird não é a melhor escolha para o ambiente Web devido ao seu protocolo (embora melhorado, ainda pesado), porém, há quem goste de usá-lo em qualquer ocasião, ou mesmo em casos onde se deseja portar uma parte de um projeto já pronto, disponibilizando módulos deste mesmo projeto para a Web. Com certeza se você deseja trabalhar com .NET de alguma forma, utilizando o Delphi Prism ou qualquer outra linguagem, deve saber que o banco de dados que melhor se adapta ao .NET é o Microsoft SQL Server.

Para quem já desenvolve, ou ao menos teve um primeiro contato com a tecnologia ADO.NET do .NET Framework, já deve ter notado a grande facilidade que é trabalhar diretamente com dados utilizando esta tecnologia. Visto que já temos conhecimento de acesso a dados no Delphi através do dbExpress por exemplo, utilizar o ADO.NET torna-se uma tarefa muito simples e digamos até muito parecida. Contudo, você perceberá que não é possível utilizá-los de forma nativa na instalação padrão do Visual Studio e Delphi Prism, mas isto não significa que não podemos realizar esta tarefa.

Para trabalharmos com o Firebird em conjunto com ADO.NET utilizando o Delphi Prism necessitaremos do Firebird Data Provider, que nada mais é (como o próprio nome sugere) o provedor de conexão nativa com o Firebird, assim será possível utilizá-lo no ADO.NET de forma nativa, mas ainda teremos uma restrição. Não será possível criar conexões e DataBinding com os componentes utilizando as SmartTags (setas localizadas no canto superior direito dos componentes no VS), ou mesmo utilizar-se de assistentes para efetuar o processo de conexão. A razão para tudo isso é que devemos possuir o DDEX do Firebird instalado no .NET para assim conseguirmos o acesso em tempo de Design.

Neste artigo veremos como proceder com a instalação do Firebird Data Provider, e do DDEX for Firebird, conheceremos as duas maneiras de utilizar o Firebird com o ADO.NET adotando para isso a forma tradicional via linha de comando, ou mesmo através dos assistentes de conexão e os processos de DataBinding realizados através do Wizard. Então mãos à obra.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo