Do que trata o artigo

Abordar um pequeno overview sobre a mais nova versão do Delphi, chamada de Delphi XE, ilustrando um pouco de suas novidades apenas para introduzir ao leitor a essa nova evolução e porque não dizer revolução, que o Delphi vem tendo.

Para que serve

Demonstrar a evolução da mais conhecida ferramenta da Embarcadero ilustrando evoluções no IDE, ferramentas de auxílio ao aumento de produtividade, controle e organização de processos, Profiling de código, controle de versionamento entre muitas outras coisas.

Em que situação o tema é útil

Uma boa pedida para se inteirar das novidades da nova versão. Para quem está pensando em atualizar sua antiga versão do Delphi 7, ou mesmo quem já possui uma mais recente, este artigo irá cobrir todas as novidades que influenciarão na aquisição do novo IDE.

Resumo do DevMan

Lançado recentemente, o Delphi XE é a evolução do Delphi 2010, que foi considerada a melhor versão desde o Delphi 7, ainda na época da Borland. Serão abordadas neste artigo as evoluções desenvolvidas pela Embarcadero, isso inclui suporte à tecnologia Cloud Computing através da plataforma Windows Azure, integração do Subversion (SVN) com o IDE e todas as ferramentas que foram acrescentadas ao produto como CodeSite, AQTime, FinalBuilder entre muitas outras novidades.

O Delphi 2009 (e mais recentemente o Delphi 2010) trouxe diversas melhorias consideráveis e até mesmo revolucionárias. Pode-se citar aí o suporte a Generics, Unicode, Natural Input, Multitouch e Gestures, novo DataSnap, driver de conexão nativa com o Firebird através do DBExpress, suporte a JSON, REST, novas units, disponibilidade do MIDAS para customização, melhoria na RTTI entre muitas outras novidades.

A Embarcadero lança agora o Delphi XE. O conjunto de soluções XE envolve o Delphi Prism XE, RAD Studio XE e RADPHP XE, soluções para .NET, Win32 e PHP. Com todas essas novidades a ClubeDelphi exibirá em suas próximas edições, artigos abordando todas as novidades das mais novas versões das soluções XE da Embarcadero. Neste artigo faremos um pequeno overview de tudo que nos espera nessas próximas edições e principalmente, o que o novo produto pode trazer de benefício para nós desenvolvedores.

Além de todas as novidades que tivemos a partir de quando a Embarcadero assumiu o Delphi, essa versão vem com um diferencial em relação a todas as outras versões anteriores. Nesta versão foram selecionados alguns dos aplicativos já utilizados e muito conhecidos por grande parte da comunidade, sendo estas, consideradas muitas vezes como as melhores ferramentas de terceiros para Delphi em seus respectivos segmentos. Com isso temos grandes aliados no desenvolvimento. A grande vantagem é que todas essas ferramentas agora são integradas ao IDE, não precisam ser usadas como utilitários externos (apesar de possível).

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo