Por que eu devo ler este artigo:Este artigo explica o que é Cloud Computing e através de um exemplo mostra como acessar o Windows Azure Blob Storage através de aplicações desenvolvidas no Delphi XE2.

Sabendo que o Windows Azure oferece um excelente ambiente para armazenamento de dados, serão explorados seus conceitos e vantagens.

Em seguida, será abordada a API Cloud do Delphi, assim como seus componentes para interagir com Windows Azure Blob Storage. O exemplo criado permite o envio e recebimento de arquivos da nuvem, funcionando como uma cópia de segurança para informações.

A computação na nuvem (Cloud Computing) está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e vem moldando um novo modelo de TI para grandes, médias e pequenas empresas. Existem várias razões para essa enorme adesão, porém, antes de enumera-las é fundamental compreender que a Cloud Computing é um conjunto de serviços disponibilizados através da internet, onde você pode escolher quando e como utilizá-los.

Agora que entendemos o princípio fundamental da Cloud Computing podemos enumerar os principais fatores para seu sucesso, sendo eles: potencial “infinito” de armazenamento; possibilidade de executar aplicações em outros computadores através da internet de forma transparente; e por fim, seu custo benefício compatível.

Esses benefícios permitem às empresas manter o foco em seus negócios e não se preocupar em gerenciar, por exemplo, Cluster milionários ou ambientes de desenvolvimento com centenas de licenças.

Para facilitar o entendimento, a Cloud Computing foi dividia em três camadas: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).

Camadas da Cloud Computing

A Figura 1 apresenta as três camadas estruturais da Cloud Computing, Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS), e como estão distribuídos os serviços e aplicações mais utilizados.

Figura 1. Camadas Cloud Computing

Software como Serviço (SaaS)

É um modelo de entrega de Software no qual o Software e seus dados associados são hospedados na internet (nuvem) e são acessados pelos usuários através de internet, normalmente usando um navegador web.

Utilizamos SaaS em praticamente todos os serviços de internet hoje em dia, como busca na Web (Google, Yahoo) ou seu Webmail (Gmail, Hotmail). De forma geral o conceito de Software como serviço é muito mais abrangente e mais aplicado no contexto de aplicações de negócios.

A adoção da Cloud Computing e particularmente na modalidade de SaaS, é uma excelente forma de entregar rapidamente soluções tecnológicas para atender as necessidades das empresas.

Plataforma como Serviço (PaaS)

É a entrega de um ambiente de computação em camadas de soluções como serviço. Ofertas PaaS facilitam a implantação de aplicações de menor custo e complexidade na compra e gestão do hardware, software e recursos de provisionamento de infraestrutura, que fornece todas as facilidades necessárias para suportar o ciclo de vida completo de construção e entrega de aplicações web e serviços totalmente disponíveis a partir da Internet.

O PaaS é um ambiente para a criação, hospedagem e controle de software. Ele pode ser oferecido como:

· Serviços de colaboração em equipe; Integração de banco de dados, persistência e gerenciamento de estado;

· Serviços de hospedagem (Web sites, Blogs, Lojas virtuais, etc.);

· Desenvolvimento, trazendo as facilidades para o Design da aplicação, controle de versão do aplicativo, testes e outros.

Há uma série de maneiras diferentes para caracterizar PaaS, mas algumas das características mais comuns encontradas em diversos provedores são:

· Ambiente para desenvolver, testar, implantar e manter aplicações de forma integrada e escalável, para cumprir todo o processo de desenvolvimento;

· Escalabilidade, incluindo balanceamento de carga e failover (processo no qual uma máquina assume os serviços de outra, quando esta última apresenta falha);

· Integração com serviços web e bases de dados através de padrões comuns;

· Segurança integrada.

O PasS é útil em qualquer situação onde vários desenvolvedores estarão trabalhando em um projeto, ou quando outras partes externas precisam interagir com o processo de desenvolvimento. E para atender essas necessidades a Microsoft oferece a plataforma Windows Azure.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo