Do que trata o artigo

Este artigo trata do depurador integrado do Visual Studio 2010. Primeiramente, será exposto ao leitor o que é a prática de depuração e por que ela é importante para a qualidade de um software. A seguir, um exemplo prático apresenta os principais recursos do IDE para depuração.

Para que serve

A depuração serve para encontrar erros em aplicações e solucioná-los. Como resultado, temos softwares mais confiáveis, sem bugs.

Em que situação o tema é útil

A depuração é útil em qualquer tipo de aplicação. As técnicas aqui apresentadas podem ser utilizadas para que o desenvolvedor saiba qual janela de depuração do IDE do Visual Studio melhor se aplica em cada situação, a fim de solucionar problemas.

Resumo do DevMan

Bug em inglês significa inseto. No desenvolvimento de software, um bug é aquele erro na aplicação que não foi tratado pelo programador. São os insetos indesejados. Softwares bugados têm sua credibilidade comprometida, podem sujar o nome da empresa e têm um impacto muito negativo para toda a equipe. Dessa forma, nada melhor do que preveni-los. Como o leitor verá, o IDE do Visual Studio é uma excelente ferramenta para permitir a depuração de aplicações, o que inclui o uso de breakpoints, watches, inspectors e muito mais.

Apresentarei neste artigo um assunto de extrema importância no desenvolvimento de sistemas de qualquer tipo – a depuração. Depurar um aplicativo é tão fundamental que a maioria dos gerentes de projeto inclui os testes e a depuração de sistemas como uma fase do ciclo de vida de um software. Por exemplo, uma versão beta de um software nada mais é que uma versão muito próxima do release final, mas que certamente apresentará bugs ainda. São os beta testers que realizam o trabalho de encontrar e solucionar bugs.

Mas o que é e por que depurar? O termo depurar é uma tradução livre do inglês debug ("remover bugs"). Quem nunca ouviu ou usou a frase “Meu sistema está com bug”? Neste caso, o bug é uma falha do sistema, um erro, um cálculo mal feito, operações com resultados incorretos, situações inesperadas, e assim por diante.

É neste ponto que entra o Debugger (Depurador) – para localizar e eliminar bugs dos códigos. Além de simplificar a localização de erros, o depurador pode prevenir que futuros erros venham a acontecer, simulando situações pelas quais seu usuário final passaria. Você pode ainda utilizá-lo para simplificar e otimizar seus sistemas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo