Desafio SQL Magazine Modelagem de dados: utilização de relacionamentos 1:1 e 1:n - Artigo SQL Magazine 31

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Nesta edição trazemos um conjunto de desafios a respeito de modelagem de dados e utilização da linguagem SQL (Structured Query Language).

 

capa34

 

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Desafio SQL magazine

Modelagem de dados: utilização de relacionamento 1:1 1:n

 

Marco Antonio pereira Araújo

 

Caros leitores, estamos iniciando nesta edição um conjunto de desafios a respeito de modelagem de dados e utilização da linguagem SQL (Structured Query Language). Mais que propriamente um conjunto de desafios, teremos uma seqüência de problemas a serem resolvidos em grau crescente de dificuldade. Ao longo destes problemas, exercitaremos técnicas básicas e avançadas de modelagem de dados e consultas em SQL, com soluções comentadas na edição seguinte a cada desafio. Esperamos, ao final, termos adquirido conhecimentos úteis à prática profissional de modelagem e manipulação de bancos de dados relacionais.

Para isso, vamos considerar um sistema de controle de biblioteca. É importante considerar que o objetivo aqui é exercitar o máximo possível de técnicas de modelagem de dados e SQL, bem como discutir suas possibilidades de solução.

Assim, não temos a pretensão de sermos completos no exemplo a ser trabalhado. Deve-se ainda lembrar que o objetivo aqui é modelagem de dados e não modelagem funcional. Desta forma, os requisitos serão apresentados nos desafios e apenas o armazenamento e manipulação de dados é que deve ser considerado.

À medida que caminharmos nos desafios, novos requisitos irão aparecer para o estudo de caso, necessitando modificações"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?