Desafios da telefonia IP - Revista Infra Magazine 2

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Neste artigo serão apresentadas as diferenças entre a telefonia IP e a voz sobre IP, além das características e as vantagens destas tecnologias.

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que se trata o artigo:

Neste artigo serão apresentadas as diferenças entre a telefonia IP e a voz sobre IP, além das características e as vantagens destas tecnologias. Também serão descritos os desafios e as limitações impostas pela utilização das redes de dados IP para o transporte da voz digitalizada. Por fim, serão expostas algumas soluções comerciais atualmente disponíveis no mercado, destacando suas funcionalidades principais e custos.


Para que serve:

As tecnologias de voz sobre IP estão em crescente expansão e popularização. Assim, este artigo procura esclarecer as diferenças, características e vantagens de sua utilização e implementação. Com isso, os profissionais e demais usuários da área de Tecnologia da Informação poderão compreender melhor como integrar e extrair os benefícios da adoção destas soluções em suas empresas.


Em que situação o tema é útil:

Os conceitos apresentados têm por objetivo fornecer a fundamentação teórica básica para que profissionais e usuários compreendam as características principais das soluções de voz sobre IP, possibilitando a escolha e a implementação do produto mais adequado às suas necessidades e de suas empresas, aproveitando todos os benefícios destas novas tecnologias.

A popularização e a disponibilização crescente de acessos banda larga aos usuários domésticos, bem como a redução nos custos para contratação de enlaces privativos junto às operadoras de telecomunicações (mercado corporativo) e o aumento da capilaridade da infraestrutura das redes de dados IP têm muito contribuído para expansão das tecnologias de telefonia IP e voz sobre IP.

Neste sentido, neste artigo serão abordadas inicialmente as diferenças entre estas tecnologias, pois ainda que ambas utilizem as funcionalidades do protocolo IP, existem importantes particularidades em suas características. Também serão destacadas as vantagens da adoção da telefonia IP e da voz sobre IP em relação aos sistemas de telefonia convencionais. A seguir, serão descritos os principais modelos de implementação da telefonia IP, analisados conforme o nível de resiliência desejado (redundância e segurança), e os desafios da conversão da voz em sinais digitais – formato utilizado para transmissão em redes de dados IP. Finalmente, será exposta uma tabela comparativa com as principais características e custos de algumas soluções atualmente disponíveis no mercado.

Telefonia IP versus VoIP (voz sobre IP)

Uma dúvida muito comum, mesmo entre os profissionais da área de tecnologia da informação, é sobre a diferença entre telefonia IP e voz sobre IP (VoIP). Muitas vezes estes termos são empregados como sinônimos. Embora ambas as tecnologias utilizem as funcionalidades do protocolo IP (Internet Protocol), suas características são substancialmente diferentes.

Os sistemas VoIP são aqueles que convertem o sinal analógico, gerado normalmente por sistemas de telefonia convencional, para um sinal digital (sequência de zeros e uns) que é transportado pelo protocolo IP. Este, hoje em dia, está presente em praticamente todas as redes de comunicação de dados, ou seja, os sistemas de voz sobre IP podem ser implementados tanto em linhas de dados privadas, por empresas que interligam suas filiais a matrizes (Figura 1), quanto em redes públicas, como a Internet.

Figura 1. VoIP sobre linha de dados privada.

Mas, como aproveitar um telefone comum em um sistema de voz sobre IP? Existem diversas maneiras: a solução mais simples é usar um dispositivo chamado ATA (Analog Telephone Adapter – adaptador de telefone analógico). Para as empresas que possuem o PABX (Private Automatic Branch eXchange) convencional, existem diversos módulos que permitem a conversão da voz para o sinal digital, permitindo a utilização das tecnologias VoIP.

Já as soluções de telefonia IP substituem o PABX convencional por novos equipamentos, totalmente baseados em voz sobre IP, que implementam serviços semelhantes como: transferência entre ramais, conferência de usuários, desvios (siga-me), espera de chamadas, entre outros. Os telefones também são substituídos por equipamentos digitais com comunicação IP nativa. A "

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