De que se trata o artigo: O Windows 8 é o novo sistema operacional da Microsoft que foi lançado recentemente no mercado. Iremos entender quais são as novidades, conceitos, propostas, interações e um breve exemplo de como é uma app Windows Style.


Em que situação o tema é útil:
Este artigo será útil para todos os desenvolvedores que tenham interesse em desenvolver soluções para Windows 8, onde mostraremos os novos conceitos, detalhes que devemos estar atentos ao construir apps para e também sobre o novo mercado que está se modelando, que é o caso da Windows Store e sua loja de aplicativos.

Descobrindo o Windows 8: O Windows 8 é a grande novidade e a grande aposta da Microsoft para este ano, então, vamos entender o que é o novo estilo do Windows (Windows Style), a arquitetura que foi criada para que este estilo se torne possível, as tecnologias utilizadas, os cuidados em desenvolver uma app para este novo conceito, além de questões de usabilidade e layout.

A Microsoft está se recriando, e esta evolução vem da tendência do falecido Zune, passando pelo Windows Phone, por seu sistema operacional (Windows 8), pelos seus outros produtos e terminando em sua logo marca.

O Windows Phone já nasceu com esta nova cara, com os novos conceitos de tiles, notificações, visual mais aprimorado, usabilidade, etc. Já o sistema operacional Windows 8 não ficou pra trás, seguiu os mesmos conceitos, criou uma nova runtime (arquitetura que posteriormente foi também inserida no Windows Phone), novos paradigmas, uma nova experiência e também um novo layout chamado inicialmente por estilo Metro, e depois, por questões de marca registrada, foi atribuído o nome de Windows Style. Como não temos ainda uma definição de realmente como será chamado, iremos atribuir o nome de Windows Style, como está sendo divulgado por enquanto.

Neste artigo iremos descobrir o Windows 8, vamos passar pelas novidades, alguns conceitos, um ponta pé inicial para o desenvolvimento de aplicações voltado ao novo estilo de aplicações Windows e como publicar sua app na Windows Store.

Entendendo o Windows 8

Com a chegada dos tablets e smartphones, entrou em cena um novo conceito e uma nova visão de aplicação - temos agora dois mundos: um que tinha uma interação já conhecida há bastante tempo e aplicações que seguem este modelo de entrada (no caso o teclado e o mouse), e outra que está sendo criada com interação de touch e novos conceitos de usabilidade. O Windows 8 chegou com a proposta de unificar estas duas problemáticas: temos agora tablets só com a nova interface, o Windows Style, e também temos PCs com a antiga visão desktop e o novo estilo.

O grande choque inicial do novo S.O. é ver este novo estilo. Podemos então ver que algumas coisas ficaram genéricas e outras exclusivas do estilo. Vamos ver um breve resumo do que há de novo:

§ Windows Style: Nome para o novo estilo de interface do Windows 8 que já esta sendo tendência de mercado. Podemos ver o modelo de aplicação e de tiles (blocos dos aplicativos), sendo aplicado em algumas soluções e também em alguns sistemas web. As Windows apps são aplicativos bem mais desenhados, com atenção maior ao design e a usabilidade da aplicação. Podemos ver um exemplo desse estilo na Figura 1.

Windows Style, tela principal

Figura 1. Windows Style, tela principal

§ Usuário do computador: quando logamos no sistema, o Windows Style já tem acesso às suas informações que estão na nuvem, como emails, MSN, skydrive, etc, através do Windows Live ID.

§ Botão iniciar: A barra continua da mesma forma no desktop, mas o botão iniciar foi finalmente aposentado;

§ Novas barras: A Microsoft inseriu novas barras com algumas funcionalidades de acordo com o seu propósito, algumas que funcionam genericamente nos dois estilos e outras que são exclusivas:

  • Charms (Win + C) (genérica) – Opções de pesquisar, compartilhar, dispositivos e configurações, como mostrado na Figura 2;
  • App Bar (Win + Z) – É uma barra inferior utilizada pela app Windows Style. Não é necessário que esta barra seja implementada, depende da necessidade da app;
  • Search (Win + Q) – Esta barra usada para realização de buscas no sistema operacional. A grande novidade é que é possível fazer buscas dentro das próprias aplicações Windows Style e a própria app fazer sugestões de pesquisa de acordo com tags, mas isto é implementado diretamente na app do novo estilo, assim é possível combinar a busca genérica (no sistema operacional) com detalhes específicos de sua app.
  • Share (Win + H) – Barra que permite o compartilhamento em email, rede social, etc;
  • Devices (Win + K) – Barra de dispositivos, é onde se encontram os dispositivos que estão ligados a máquina em questão;
  • Settings (Win + i) – Barra de configurações (painel de controle, botão desligar, etc);
  • Monitors (Win + P) – Barra de monitores, para gerenciamento dos monitores caso haja um segundo monitor.
Exemplo da Charms Bar

Figura 2. Exemplo da Charms Bar

Introdução ao WinRT

O WinRT é a nova runtime do Windows Style. Na Figura 3 temos um diagrama onde podemos notar que a app não faz acesso direto ao kernel, mas é através dela que temos esta possibilidade, seguindo a mesma ideia do Win32 e o .Net . O WinRT também resolve muitos dos problemas da Win32, a partir de uma perspectiva de aplicações.

Os aplicativos que são criados para o WinRT não podem destruir outros aplicativos, toda a instalação é realizada em apenas 2 à 3 segundos, possuem armazenamento isolado, são instalados em um único diretório e exigem o consentimento do usuário para acessar o sistema de arquivos, o que os torna mais seguros contra possíveis aplicações maliciosas para o Windows Style.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo