Por que eu devo ler este artigo:Criar aplicações modernas para as mais recentes versões do Windows é importante para todo desenvolvedor e empresa que deseja se adequar às novidades do mercado e alcançar novos usuários, oferecendo a eles uma experiência de uso aprimorada para dispositivos mobile e levando o conteúdo desejado aonde quer que eles estejam. Com o App Studio qualquer pessoa pode criar um aplicativo do Windows sem ter prévio conhecimento de programação, podendo assim levar um produto ou marca aos seus usuários a partir de uma plataforma já consolidada e com milhares de clientes.

Desde o lançamento do Windows 8 e Windows Phone 7 a Microsoft tem incentivado os desenvolvedores a criarem aplicações para seu sistema operacional, fazendo campanhas e facilitando o acesso às ferramentas necessárias, como o Visual Studio e a Store. Com a intenção de oferecer aos interessados as condições necessárias para publicar aplicativos na loja dos novos Windows, a empresa tem realizado diversos eventos onde são oferecidos capacitação e esclarecimentos sobre a plataforma de desenvolvimento e distribuição dos apps, bem como ofertado vouchers para acesso à conta de desenvolvedor, que permite a publicação dos projetos e sua posterior monetização.

Entre os programas de incentivo estão o DreamSpark e o Students to Business, oferecidos em parceria com instituições de ensino e que dão aos alunos acesso gratuito a algumas ferramentas de desenvolvimento, incluindo à plataforma de computação em nuvem, o Microsoft Azure, e códigos de ativação para contas de desenvolvedor na Loja, que os isentam da taxa anual necessária para publicar os aplicativos. Além disso estão disponíveis cursos gratuitos sobre o desenvolvimento de apps (e outras aplicações) na Microsoft Virtual Academy, plataforma de treinamentos online da Microsoft.

No que diz respeito a ferramentas de desenvolvimento temos o Visual Studio Community Edition, versão do IDE que pode ser obtida gratuitamente e suporta o desenvolvimento de todos os tipos de aplicações na plataforma .NET, bem como extensões, plug-ins, pacotes, trabalho em time, etc. Tratando especificamente do Windows 10, a empresa liberou também a atualização gratuita para essa nova versão, inclusive entregando builds antecipadamente a usuários do programa Windows Insider, que podem acompanhar as novidades antes dos demais. Por fim temos aquele que será o foco deste artigo, o Windows App Studio, ferramenta online para criação de aplicativos modernos para Windows 8.1 e 10 que não requer a escrita de código ou instalação de itens adicionais localmente (como o Visual Studio).

Windows App Studio

Lançado ainda no Windows 8.1 e atualizado para atender também ao Windows 10, o App Studio objetiva permitir que qualquer pessoa seja capaz de construir em poucos passos um aplicativo universal e publicá-lo na loja.

Totalmente online e gratuita, a ferramenta pode ser acessada a partir de qualquer browser e sistema operacional, sem a necessidade de instalação de um IDE ou qualquer outro programa auxiliar. Dessa forma o usuário pode iniciar um projeto em um ambiente e continuar seu desenvolvimento a qualquer momento em outro computador, por exemplo.

O processo de criação de um app se dá, basicamente, em quatro etapas, conforme é proposto pela própria Microsoft:

  1. Ter uma ideia: Primeiramente é preciso ter em mente o tipo de aplicativo que se deseja desenvolver e então encontrar o template que melhor atenda a essa demanda, seja um catálogo de produtos, um aplicativo a partir de um site, ou mesmo usar o template em branco e começar a partir do zero;
  2. Adicionar conteúdo: É possível adicionar tanto conteúdo estático, com HTML ou listas de dados, quanto dinâmico, recebendo as informações de canais do YouTube, páginas do Facebook, Twitter, etc;
  3. Escolher um estilo: Após ter configurado a estrutura principal do aplicativo, pode-se definir as cores de plano de fundo, live tiles (blocos dinâmicos que dão vida à tela inicial trazendo novidades dos aplicativos em tempo real), imagens, etc., que farão parte da identidade visual;
  4. Usá-lo: Ao fim do processo de criação o App Studio disponibiliza os pacotes para publicação na loja ou instalação local, bem como o código fonte que pode ser editado no Visual Studio.

Por ter sido pensado para o desenvolvimento rápido de aplicativos, o App Studio não permite a escrita de código diretamente na ferramenta online, por isso não é possível adicionar lógica de negócio complexa ou comportamentos muito específicos no primeiro momento. No entanto, isso pode ser feito a partir do Visual Studio ao baixar o código fonte que trará o projeto em fase bem adiantada, restando apenas a necessidade de alguma programação complementar.

Os apps criados a partir do App Studio são compostos no geral por seções de conteúdo, cada uma responsável por exibir certas informações com layout específico. Por exemplo, essa ferramenta pode ser bastante útil para criar com facilidade aplicativos para empresas, com seções contendo suas atualizações no YouTube, postagens no Facebook, RSS, Twitter, etc., além de poder conter páginas sobre a empresa, a equipe, etc.

Ambiente principal da ferramenta

O primeiro passo para utilizar o App Studio (vide seção Links) é efetuar login com uma conta Microsoft (Outlook, Hotmail, etc.), assim teremos acesso ao ambiente principal (Figura 1) onde encontramos links sobre o sistema operacional, novidades sobre a ferramenta, acesso ao centro de desenvolvimento, tutoriais de como construir os aplicativos, exemplos de projetos prontos e a opção de iniciar um novo.

Ambiente principal do App Studio

Figura 1. Ambiente principal do App Studio

No topo temos a separação dos projetos por versão do sistema operacional (8.1 ou 10). Apesar de a versão atual do Windows ser a 10, para a qual se pode atualizar gratuitamente, é fato que ainda há muitos usuários da versão anterior, principalmente em smartphones. Por isso, em certas situações pode ser interessante ou mesmo necessário entregar o aplicativo também para esses clientes. Temos nessa página também os seguintes menus:

  • My projects: aqui estarão os seus projetos concluídos ou em andamento, para que possam ser alterados, excluídos ou finalizados para publicação;
  • How to: nessa página se encontram tutoriais completos sobre como utilizar as funcionalidades do App Studio, incl ...

    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo