Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

O objetivo principal do artigo é apresentar o desenvolvimento de uma aplicação de fotolog utilizando para o acesso a dados, a biblioteca PDO do PHP. Além disso, será mostrado o framework lightbox.


Para que serve:

Quando se trabalha com aplicações PHP, é muito comum utilizarmos as funções mysql_connect e mysql_select_db. Utilizando a PDO, você consegue centralizar essas informações, utilizando funções genéricas.

Em que situação o tema é útil:

Além de você ter a possibilidade de utilizar uma extensão otimizada e de simples acesso, você também irá trabalhar orientado a objetos. Esta é outra característica da biblioteca PDO. Posteriormente, com a utilização do lightbox, será possível aplicar efeitos nos álbuns de fotos.

A utilização combinada de “N” tecnologias tem sido um cenário cada vez mais utilizado na prática. Se voltarmos um pouco no tempo em alguns anos, nos lembraremos do Ajax, que apesar de hoje em dia estar bastante consolidado no mercado, não era tão citado e utilizado. Hoje, é muito comum qualquer web site possuir tal recurso.

Outras novidades também foram os plugins de efeitos em fotos. No momento que você clica na mesma afim de uma maior visualização, é possível visualizar os efeitos de carregamento do mesmo, tanto como em loading e auto slide. Com o tempo foram crescendo as opções, e hoje é possível encontrar “N” plugins para isso.

É claro que todo este processo pode ser desenvolvido “no braço”, ou seja, com programação pura, mas como sabemos que hoje em dia existe um conjunto extenso de bibliotecas com essa função, a solução “no braço” não é tão viável em um projeto de software. Além disso, na própria linguagem PHP é possível encontrar novas bibliotecas de conexão, como a MySQLI (ver Nota DevMan 1) e a própria PDO (biblioteca a ser utilizada na aplicação). Você encontra mais informações sobre a biblioteca PDO, nas edições 78 e 79 da revista SQL Magazine.

Nota Devman 1. MySQLI

A extensão MySQLI, conhecida como MySQL melhorada, foi desenvolvida para dar suporte às novas funcionalidades do MySQL 4.1. Outra coisa interessante é que com ela podemos utilizar o paradigma de orientação a objetos, já que na verdade ela é uma classe.

Neste artigo será mostrado como funciona a estrutura de um Fotolog e o que é necessário para o desenvolvimento do mesmo. Primeiramente, será abordado um resumo geral da aplicação, e seus principais objetivos. Questões sobre criação de álbum de fotos, as fotos de um álbum, legenda de uma foto, comentários de outros usuários em fotos, e uma série de fatores importantes a frisar em uma aplicação de Fotolog serão apresentados. Em seguida, será apresentada toda a modelagem do banco de dados. Desta forma, será explanada a ideia de cada questão das tabelas do sistema.

O caso de uso em conjunto com a modelagem é essencial para o entendimento do artigo.

Estudo de caso – FotoLog

Para iniciar o desenvolvimento do FotoLog, é necessário entender o objetivo da aplicação. Atualmente, um dos fenômenos que mais crescem na Internet são as redes sociais (ver Nota DevMan 2). Cada vez mais estas aplicações têm aumentado seu público.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo