Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Com o aumento expressivo das aplicações para dispositivos móveis, esse artigo trata de mostrar de forma introdutória como desenvolver “apps” para a plataforma iOS da Apple. Nesse artigo veremos como se tornar um desenvolvedor Apple e por onde começar no aprendizado e desenvolvimento, utilizando as ferramentas disponíveis.

Para que serve

O desenvolvimento para iPhone utilizando ferramentas Apple envolve fazer uso da linguagem de programação Objective-C juntamente com o IDE Xcode para criar aplicativo completos.

Em que situação o tema é útil

Todo e qualquer desenvolvedor que desejar aventurar-se na criação de sistemas para iPhone, iPod e iPad.

Desenvolvendo Aplicações para iPhone

Após entender porque é preciso dar atenção para o mercado mobile, em especial à fatia dominada pela Apple, é feita a apresentação desse mundo Apple. É algo diferente principalmente para quem está acostumado com outras empresas, como Microsoft, que possuem um política flexível para uso de suas ferramentas. Então um simples “Olá Mundo!” é desenvolvido para explorar as características do IDE e mostrar um pouco da linguagem Objective-C

Dez bilhões de downloads. Isso mesmo! Até o fechamento deste artigo a Apple estava para alcançar a grande marca de dez bilhões de downloads em sua loja chamada de App Store acessada através do iTunes ou de browsers. Isso mostra como o mercado móvel tem crescido nos últimos anos. Para se ter uma idéia, a própria Apple divulgou no início da segunda quinzena de Janeiro seu balanço fiscal do último trimestre, que engloba os meses de Outubro a Dezembro de 2010.

E não foi surpresa que o iPhone foi o produto da empresa que mais vendeu, o que representa 39% do faturamento (cerca de 16,2 milhões de unidades vendidas em apenas 3 meses), passando mas uma vez a RIM que produz o BlackBerry, (Figura 1). Número que poderia ter sido ainda maior, se não fosse o “problema” de vender mais do que se consegue produzir. Os brasileiros sentiram na pele este dilema.

Figura 1. Resultados Fiscais da Apple – Fonte: Blog do iPhone

Por esse contexto já se consegue ter uma idéia geral da importância em desenvolver aplicações para a plataforma iOS (Sistema Operacional da Apple para dispositivos móveis). Aliás, além do iPhone, ainda há o iPod Touch e o iPad que rodam sob a mesma plataforma, abrindo mercado para o desenvolvimento de ‘apps’ (Como são chamados os aplicativos móveis) para esses dispositivos.

Segundo algumas fontes, quanto mais velho fica o iPhone, mais ele vende (Figura 2). O iPad e iPod entram na lista das estatísticas. Foram 19,4 milhões de vendas de iPod e 7,33 milhões de iPads (Figura 3). Já são mais de 160 milhões de usuários do iOS. Esses são motivos suficientes para qualquer pessoa se aventurar a desenvolver soluções para esse novo mundo.

Figura 2. Crescimento da venda de iPhones

Figura 3. Crescimento da venda de iPads

Entretanto, engana-se quem acredita que, por haver tantas aplicações para iOS disponíveis para venda, programar para essa plataforma seja fácil. O processo é bem mais complicado do que muitos acreditam, mesmo assim é perfeitamente possível mergulhar de cabeça e faturar alguns trocados no final do mês.

O objetivo principal desse artigo é justamente esse: dar um pontapé inicial e mostrar o caminho das pedras aos interessados. Será apresentado o que é necessário para tornar-se um desenvolvedor oficial Apple, como baixar o IDE de desenvolvimento e como criar as primeiras telas de um app.

Qual total do investimento?

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo