Desenvolvendo Aplicações para Pocket PC – Parte I

 

Para iniciarmos o desenvolvimento de uma aplicação para Pocket PC, a primeira etapa acontece quando escolhemos o tipo de projeto a ser criado.

 

Como é mostrado na Figura 1, escolhemos o projeto do tipo Smart Device e para o equipamento Windows Móbile 5.0 Pocket PC.

 

jfdapcp1fig01.jpg 

Figura 1 – Escolhendo o tipo do projeto a ser desenvolvido.

 

Em seguida será apresentado um form já com as dimensões do Pocket PC como é mostrado na Figura 2, sendo assim pronto para ser desenvolvido.

 

jfdapcp1fig02.jpg 

Figura 2­ – Form para desenvolver para Pocket PC.

 

Agora só nos resta iniciar o desenvolvimento, no nosso exemplo vamos implementar dois menus um para apresentar uma mensagem “Hello World!” e outro para fechar o sistema.

 

Quando incluímos um form no nosso projeto, este já vem com um MainMenu. Sendo assim foram incluídos dois itens neste e implementado o evento OnCLik como pode ser visto na Listagem 1, que possui os código para apresentar a mensagem na tela e o outro que fecha o form corrente.

 

    private void menuItem1_Click(object sender, EventArgs e)

    {

      MessageBox.Show("Hello World!");

    }

           

    private void menuItem2_Click(object sender, EventArgs e)

    {

      Close();

    }

Listagem 1 – Códigos desenvolvidos mostar uma mensagem e fechar o Form corrente.

 

Ao executar o projeto, o Visual Studio perguntará com Device que você irá querer que seja feito o Deploy da Aplicação, como pode ser visto na Figura 3, sendo aconselhável o mesmo Device que foi escolhido na primeira parte, quando escolhemos o tipo do projeto.

 

jfdapcp1fig03.jpg 

Figura 3  - Escolhendo qual Device será realizado o Deploy da Aplicação.

 

Após escolher  o Visual Studio realizará o deploy da sua aplicação no Device selecionado e executando a mesma como pode ser vistos nas Figuras 4 e 5.

 

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Figura 4 – Aplicação sendo executa no emulador Pocket PC.

 

jfdapcp1fig05.jpg 

Figura 5 - Apresentado a mensagem após ser clicado no menu Hello World.

 

Conclusão

Este artigo foi para irmos familiarizando com o desenvolvimento para Smart Device, sendo que nos próximos artigos estaremos trabalhando com mais objetos, acessando Banco de Dados, realizando a Setup da aplicação para que possamos instalar no equipamento.

 

Espero que tenha ajudado e até o próximo artigo.

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