Desenvolvendo aplicações para Windows 8 - Revista .net Magazine 98

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

O artigo trata do novo RunTime do Windows 8 (o WinRT) e como programar soluções para este novo Sistema Operacional. Além disso, serão esclarecidos pontos turvos referentes ao mesmo e como melhor se preparar para as mudanças que estão por vir.

Do que trata o artigo

O artigo trata do uso da API do Google para a comunicação com o Picasa Web utilizando as classes próprias de seu SDK, entre elas, a AlbumQuery. Esta última utilizada para retornar álbuns de fotos.

Em que situação o tema é útil

O tema é útil quando for necessário criar aplicações que possam ser integradas com serviços da Google, neste caso, o Picasa Web Albums. Em vez de você criar uma estrutura para trabalhar com fotos, pode utilizar diretamente a estrutura (serviços e servidores) da Google.

Resumo do DevMan

É muito comum que as aplicações criem um serviço para outras aplicações consumirem suas informações. Sites como Google, Facebook e Twitter, criaram API’s para que isso seja possível. Na primeira parte deste artigo foi mostrado as principais funcionalidades e recursos do Google API, assim como foi possível entender o funcionamento de seus protocolos de comunicação e principalmente a autenticação e autorização do mesmo. Agora, começaremos a pôr em prática todos esses recursos, utilizando o serviço do Picasa, que possui bibliotecas específicas para a comunicação.

Antes de iniciarmos, é importante que você tenha um breve conhecimento de como funciona o Picasa Web, inclusive que é necessário possuir uma conta Google para o uso do mesmo e, principalmente, para a reprodução deste artigo, visto que será necessário realizar uma autenticação no serviço do Picasa.

Após instalar o SDK do Google API (conforme mostrado na primeira parte deste artigo), já será possível começar a integração do ASP.NET com o mesmo. Lembrando que você pode utilizar suas bibliotecas também no Windows Forms, assim como em projetos Mobile da plataforma .NET. Seguindo os passos já conhecidos, você pode optar por criar um novo projeto do tipo ASP.NET Web Application. Neste exemplo, optei por reproduzir exemplos práticos, não necessariamente criando um projeto, a fim de facilitar melhor seu entendimento.

Além disso, antes de começar a conhecer as classes da API, é necessário importar algumas DLL do Google API para trabalhar com o Picasa Web Albums, conforme mostra a Figura 1. Analisando a mesma, veja que existe outras DLL, onde cada uma pode ser utilizada para uma API específica, como a “Google.GData.Documents”, utilizada para o Google Docs.

Figura 1. DLL para o Picasa Web Albums.

Após adicionar as devidas DLL, já podemos começar a codificação. Para simplificar o processo, não entrarei no mérito de como criar as páginas ASPX e muito menos onde encontrar seus componentes, visto que, o objetivo do artigo, é justamente mostrar a integração com as bibliotecas da Google. Assim, irei trabalhar com uma página chamada Login.aspx, que deve ficar similar à "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?