Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Uso de tecnologias web para o desenvolvimento de uma simples aplicação CRUD (Create, Read, Update, Delete) com a IDE NetBeans 6.9.1. Os dados da aplicação são persistidos no banco de dados Java DB utilizando a API de persistência JPA (Java Persistence API).


Para que serve:

Fornece um exemplo completo de desenvolvimento de uma aplicação web, adotando o padrão de projeto arquitetural MVC (Model-View-Controller). Todas as etapas do desenvolvimento são explicadas de forma simples e objetiva. Assim, o leitor aprenderá a construir suas primeiras aplicações web em Java.


Em que situação o tema é útil:

O uso das ferramentas, tecnologias e padrões aqui abordados, facilitam o desenvolvimento de aplicações para web bem como sua manutenibilidade e diminuem o acoplamento. O leitor poderá modificar e construir suas próprias aplicações a partir do que foi apresentado nesse artigo.

Este artigo irá guiá-lo no desenvolvimento de uma aplicação web Java utilizando o NetBeans 6.9.1. A aplicação será implementada com o uso do padrão de projeto MVC (Model-View-Controller) e para persistência de dados o framework JPA (Java Persistence API). Será mostrado o desenvolvimento de um simples CRUD (Create, Read, Update, Delete) de duas entidades que se relacionam, tendo como objetivo apresentar a implementação de um software com funcionalidades simples, mas reais. Além das tecnologias já indicadas, utilizaremos também Servlets, JSP (JavaServer Pages) e para evitar o uso de scriptlets na apresentação de dados nas páginas, adotaremos a biblioteca padrão de tags JSTL (Java Standard Tag Library) e EL (Expression Language), que facilitam o trabalho do designer na criação das páginas JSP.

O que é MVC?

MVC (Model-View-Controller) é um padrão de projeto arquitetural criado com o objetivo de separar a lógica de negócios da camada de apresentação. O MVC guia o desenvolvedor na tentativa de organizar a aplicação de forma que tenhamos três papéis bem definidos, onde o MODEL é responsável por todo o processamento da aplicação (regras de negócio e acesso ao banco de dados), o VIEW serve apenas para apresentação de resultados como também entrada de informações e o CONTROLLER faz a comunicação entre o MODEL e o VIEW.

O que é JPA?

JPA é um framework de persistência Java utilizado no mapeamento de classes simples (POJOs) em tabelas de banco de dados, ficando toda a comunicação com o banco transparente para o desenvolvedor. Ele foi criado com base em frameworks de persistência já utilizados no mercado. O JPA foi adicionado à especificação JSR 220 junto com a tecnologia Enterprise JavaBeans 3.0 (EJB 3.0) e é útil no desenvolvimento de qualquer aplicação Java. O trabalho se concentra apenas no mapeamento de suas classes Java (classes de persistência) para as tabelas do banco de dados utilizando marcações pré-definidas da própria API do JPA. Tais marcações chamamos de anotações.

Criando o Banco de Dados

A primeira coisa que vamos fazer antes de iniciarmos o desenvolvimento é criar o nosso banco de dados no NetBeans. Após a criação, poderemos definir as entidades, anotá-las (para que possam ser persistidas) e prosseguir com o desenvolvimento do restante da aplicação. Deste modo, assim que inicializar o NetBeans, você verá três opções no lado superior esquerdo: Projetos, Arquivos e Serviços. Em Serviços, na opção Java DB, clique com o botão direito do mouse e vá em: Criar Banco de Dados.... Preencha os campos com um nome qualquer de sua preferência (sem espaços), o nome de usuário e a senha. Em seguida, finalize a criação do seu novo banco de dados. Após tudo correto, clique com o botão direito do mouse sobre o banco criado e escolha Conectar.... A partir desse momento você pode trabalhar no desenvolvimento das suas classes de persistência.

O NetBeans já vem com o Java DB pronto para ser utilizado. O Java DB é uma distribuição da Sun do Apache Derby, banco de dados embarcado e de manipulação simples. O bom de utilizá-lo é porque não será necessário muitas configurações para fazê-lo funcionar.

Entidades JPA

Agora que o banco de dados está configurado e conectado, volte para a opção Projetos. Acesse Arquivo | Novo Projeto e em Java Web escolha a opção Aplicação Web. Na tela que segue, informe o nome do seu projeto. Nas telas seguintes não precisa configurar nada, basta clicar em próximo até finalizar.

No exemplo criado para esse artigo, utilizaremos duas entidades que se relacionam: Pessoa e Endereço, como pode ser visto na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo