Desenvolvendo sistemas em PalmOS utilizando POO

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Sabemos o quanto é trabalhoso desenvolver sistemas para tecnologia PalmOS, utilizando C++. Quem já não ficou horas e horas...

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Moacir Alves Pereira
Consultor de Sistemas de Mobilidade da RUNNING

 

Sabemos o quanto é trabalhoso desenvolver sistemas para tecnologia PalmOS, utilizando C++. Quem já não ficou horas e horas tratando de eventos do pequeno conjunto de objetos que compõem uma tela de cadastro e toda gama de API do PalmOS? Foi pensando nisso que esse artigo foi desenvolvido. Nele estarei abordando os primeiros passos para construção de uma simples tela de cadastro utilizando a ferramenta IDE CodeWarrior 9.0 e  tecnologia POO, com o objetivo de gerar uma maior afinidade com as ferramentas em questão. Na próxima edição tratarei de assuntos um pouco mais complexos como a implementação de bancos de dados nessa plataforma de desenvolvimento. Por enquanto vamos nos prender ao básico dessa aplicação, levando em consideração os seguintes tópicos explicativos na seqüência:

·         Iniciando a construção do projeto

·         Desenhando a tela de cadastro

·         Implementando as funcionalidades do cadastro

 

Iniciando a construção do projeto

Vamos iniciar a construção do projeto utilizando o assistente “Object Library for Palm OS Application Wizard”, como ilustrado na figura 1, informando o nome do nosso projeto e, em seguida, clicando no botão OK.

 

mapdspupfig01.jpg

Figura 1

 

Feito isso, o assistente informa o nome do aplicativo que está sendo criado (figura 2). Aceitamos a sugestão e clicamos em “Avançar” nas demais telas até finalizar. Em seguida clique em “Concluir” para que o assistente crie a base da aplicação.

 

mapdspupfig02.jpg

Figura 2

 

Na finalização do assistente teremos a estrutura do sistema conforme ilustrado na figura 3.

 

mapdspupfig03.jpg

Figura 3 Estrutura criada pelo assistente

 

Desenhando a tela de cadastro

Para iniciar o desenho da tela utilizaremos a ferramenta PilRC Designer clicando na opção menu PalmOS à launch PilRC Designer.

 

Em seguida incluiremos os seguintes objetos no formulário, alterando suas propriedades, como ilustrado na figura 4, e depois salvamos.

 

Label à ID       = lblNOME

   Text  = Nome

 

Field à ID = fldNOME

 

Label à ID       = lblENDERECO

   Text  = Endereço

 

Field à ID = fldENDERECO

 

Button à ID      = btnFirst

     Text  = <<

 

Button à ID      = btnPrevous

     Text  = <

 

Button à ID      = btnNext

     Text  = >

 

Button à ID      = btLast

     Text  = >>

 

mapdspupfig04.jpg

Figura 4 Disposição dos objetos na tela

 

Implementando as funcionalidades do cadastro

Agora vamos implementar a codificação necessária, alterando a classe CMainForm do arquivo MainForm.h, como ilustrado abaixo na figura 5:

 

mapdspupfig05.jpg

Figura 5 Implementação dos objetos na classe CMainForm do arquivo MainForm.h.

 

mapdspupfig06.jpg

Figura 6 Implementação dos eventos dos objetos no arquivo MainForm.cpp.

 

Conclusão

Com essas informações você já está apto a desenvolver simples telas de cadastro para PalmOS, usando a ferramenta IDE Code Warrior 9.0, com tecnologia POO. Esse já é o primeiro passo para estabelecer uma boa interface ao sistema móbile. Na próxima edição me aprofundarei um pouco mais no assunto e traçarei as diretrizes para a implementação de banco de dados utilizando a mesma ferramenta. Até lá.

                                                                              

 
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