Por que eu devo ler este artigo:A especificação dos requisitos é uma etapa crucial no processo de criação de um software. Diferentes abordagens surgiram com o objetivo de realizar esta etapa, porém, o diferencial está nos princípios que cada uma aplica em seus processos.

Este artigo apresenta a realização de um estudo de caso com objetivo de investigar na prática as vantagens e desvantagens da especificação de requisitos entre as metodologias ágeis e tradicionais.

O estudo foi iniciado a partir da elaboração de dois tipos de documento de requisitos de software, um proveniente da metodologia de especificação ágil e o outro da tradicional. Os requisitos definidos estão no contexto de um sistema escolar hipotético, um cadastro de usuários e uma emissão de relatório de usuários.

A especificação de requisitos pode ser, em muitos casos, um problema complexo, principalmente quando o analista de requisitos não tem domínio sobre o negócio do cliente. Compreender a natureza do problema pode ser muito difícil, especialmente se o sistema for novo.

Em decorrência disso, surgiu a engenharia de requisitos que pode ser definida como o termo usado para descrever as atividades relacionadas à produção e gerência de requisitos.

Este artigo abordará, sob diferentes perspectivas e metodologias, as atividades do processo de produção dos requisitos com foco em especificação de requisitos.

Os requisitos funcionais de um sistema descrevem as funcionalidades ou os serviços que se espera do sistema. Para registrar estes requisitos, são utilizados diferentes tipos de abordagens, sendo a tradicional realizada a partir de casos de uso, e a ágil que utiliza estórias de usuários como documento de requisitos.

Tais abordagens diferem em certos aspectos na especificação. A análise destas diferenças é importante para saber quando cada abordagem é a mais indicada para solucionar o problema do cliente.

Neste artigo, serão investigadas as vantagens e desvantagens de se trabalhar com ambas as metodologias de especificação de requisitos, na perspectiva do analista de requisitos e do desenvolvedor.

Para realizar esta avaliação, um estudo de caso foi planejado e foram elaboradas dois tipos de documentação: uma considerando a metodologia ágil e outra a tradicional.

Após isto, estas documentações foram entregues a quatro desenvolvedores para realizarem suas funções e, ao fim, responderem um questionário a respeito das dificuldades e benefícios encontrados no uso de cada tipo de especificação.

Metodologias de especificação de requisitos

Um processo de engenharia de requisitos é um conjunto estruturado de atividades a serem seguidas para criar, validar e manter um documento de requisitos [2]. O processo de produção do documento de requisitos é constituído pelas atividades de levantamento de requisitos, registro, validação e verificação como é demonstrado na Figura 1.

Engenharia de Requisitos

Figura 1. Engenharia de Requisitos [2]

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo