Por que eu devo ler este artigo:

O desenvolvimento de sistemas para a nuvem
Neste artigo será apresentado um breve resumo sobre computação em nuvem e serão catalogadas algumas das principais tecnologias relacionadas. Ao final do estudo analisaremos um pequeno exemplo fictício da utilização de algumas das tecnologias citadas.

Em que situação o tema é útil
Este artigo apresenta algumas das principais tecnologias para auxiliar no desenvolvimento de sistemas e o gerenciamento de infraestruturas baseadas em nuvem.

Este tema é útil para gerentes/arquitetos de software e a indústria de software em geral que desejam migrar para soluções em nuvem ou obter conhecimentos sobre um dos temas mais atuais no setor de TI em todo o mundo.
Autores: Edson A. Oliveira Junior e Rodrigo P. Bonini

Computação em nuvem permite o uso computacional (processamento, armazenamento, serviços, etc.) com recursos compartilhados de forma remota, por meio da internet ou redes locais. Esses recursos são definidos a partir de um painel de controle onde o usuário pode configurar serviços de acordo com a necessidade de uso e sem nenhuma intervenção de um especialista com o servidor. Em geral, o usuário só pagará pelos recursos e serviços utilizados, possibilitando um melhor controle sobre os gastos.

A computação em nuvem é a evolução de uma variedade de tecnologias. Tecnologias como grid computing (modelo de rede de computadores onde os recursos de cada computador são compartilhados com todos os outros computadores no sistema), virtualização (o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento) e utility computing (modelo de disponibilização de serviços computacionais no qual um provedor de serviços disponibiliza recursos computacionais e infraestrutura necessários para um cliente e o cobra baseado no uso) podem facilmente ser confundidas com computação em nuvem.

É possível diferenciar computação em nuvem de outras tecnologias observando o modelo proposto pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), que é composto por cinco características essenciais, quatro modelos de implantação e três modelos de serviços. Tais modelos permitem que organizações de grande porte ofereçam serviços e ferramentas para auxiliar no desenvolvimento de aplicações em nuvem como, por exemplo, o Google App Engine, que é uma plataforma de desenvolvimento em nuvem da empresa Google integrada com uma base de dados própria, o BigTable (sistema de armazenamento de dados comprimido, de alto desempenho e proprietário desenvolvido a partir de um conjunto de tecnologias do Google).

Outro exemplo de serviço é o Windows Azure Platform da Microsoft, que possibilita um desenvolvimento de forma ágil, também integrada com uma base de dados própria, o SQL Azure. Ambos contam com bibliotecas próprias para diversas linguagens. Por fim, cabe ressaltar que todos os serviços citados podem ser executados via Web nos data centers das empresas fornecedoras.

A computação em nuvem oferece muitos benefícios para as organizações, como: a redução de custos, já que as empresas não precisam mais gastar com infraestrutura e também manutenção; e a melhora na automação dos serviços, flexibilidade e sustentabilidade. Além dos benefícios citados, a computação em nuvem conta com um contrato oferecido pelos provedores de serviço, o Service Level Agreement (SLA). Tal contrato é importante para determinar os benefícios e as responsabilidades de cada parte. O SLA é crucial para construir a confiança entre o prestador do serviço e o cliente.

Com o aumento de investimentos decorrentes de empresas que veem a computação em nuvem como um grande avanço da TI, é cada vez maior o número de serviços e aplicações disponibilizadas, sejam elas open source ou comerciais. Assim, este artigo cataloga as principais tecnologias encontradas na indústria de TI, voltadas à computação em nuvem. Espera-se com isso apoiar os estudos e a adoção de tais tecnologias para o desenvolvimento de sistemas baseados em nuvem.

Computação em Nuvem

De acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), como já citado, o modelo de computação em nuvem é formado por cinco características essenciais, quatro modelos de implantação e três modelos de serviços. Tal modelo em nuvem vem sendo aceito por profissionais da área de TI e instituições de ensino e pesquisa.

As características essenciais da computação em nuvem são descritas como segue:

  • Sob demanda (On-demand self-service): fornecedores de serviços em nuvem oferecem diversos recursos como armazenamento e processamento, que podem ser facilmente habilitados e configurados segundo as suas necessidades e sem nenhuma intervenção de um especialista com o servidor. Assim, o consumidor paga apenas pelos serviços utilizados/contratados;
  • Acesso à rede (Broad network access): para fornecer ou utilizar um serviço em nuvem é preciso haver acesso a uma rede padrão, por meio de dispositivos que possuam uma plataforma capaz de acessar tal serviço. Esse acesso pode ser feito via laptops, tablets, smartphones, computadores pessoais, entre outros dispositivos;
  • ...

    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo