O PHP desde do seu lançamento evoluiu bastante passou de um linguagem de script para um linguagem para desenvolver sistema robusto na web, a partir do php 5 introduziu um novo modelo de orientação objeto que foi completamente reescrito, permitindo um desempenho melhor e mais vantagens. Mais para que possa aproveitar todo recurso de um linguagem precisamos de um editor eficaz e produtivo.

O NetBeans é um IDE gratuito e de código aberto para desenvolvedores nas linguagem Java, C, C++, PHP, Groovy, Ruby, entre outras a IDE é executado em muitas plataformas, como Windows, Linux, Solaris e MacOS, além de fornecer aos desenvolvedores ferramentas necessárias para criar aplicativos profissionais.

Podemos contar com diversas features dento da IDE do NetBeans entre elas podemos destacar algumas,que agiliza o nosso desenvolvimento em php, sendo elas:

Refatoração Renomear e Renomeação instantânea

A refatoração, é possível alterar o nome de um tipo utilizando a refatoração Renomear, a Renomeação renomeia todos os elementos do escopo.

Refactoring

Figura 1. Refactoring.

Teste de unidade PHP

Criar testes PHPUnit e casos de teste Selenium com o NetBeans e muito fácil, ele permite definir um arquivo de configuração personalizado, um arquivo bootstrap para as opções de linha de comando ou uma suíte de teste personalizado.

Testes de Unidade PHP

Figura 2. Testes de Unidade PHP.

Suporte ao PhpDocumentor

Com o NetBeans você gera a documentação de todo seu código PHP gerando os arquivos Phpdoc.

Navegação de código fácil, você navega facilmente pro projetos grandes, utilizando a janela do navegador.

Navigator

Figura 3. Navigator.

Depuração de PHP

Quando você depurar códigos em php usando o Xdebug é possível inspecionar variáveis locais, determinar pontos de parada e avaliar os código em tempo de execução.

Depuração de PHP

Figura 4. Depuração de PHP.

Desenvolvimento de projetos locais e remotos

Além de fornecer suporte a uma serie de sistema de controle de versão, incluindo CVS,SVN,GIT e Mercurial.

Bem o NetBeans e uma IDE fantástica para você desenvolver seu código em PHP ajudando muito no seu dia a dia, vale a pena você conferir além da instalação ser muito fácil.Caso queira fazer o download para experimentar e só clicar no link http://netbeans.org/downloads/index.html e escolher a distribuição PHP.