O que é Behavior Driven Development (BDD)?

O Behavior Driven Development (BDD) ou desenvolvimento orientado por comportamento foi inventado por Dan North no ano de 2000, quando Dan percebeu que muitas equipes tinham dificuldades de adotar e usar eficazmente o TDD, criado como uma versão melhorada do desenvolvimento orientado por testes (TDD, criado por Kent Beck). O BDD não é uma metodologia de desenvolvimento de software, tão pouco um substituto para o XP, Scrum, Kanban, OpenUP, RUP ou qualquer metodologia que o mercado atualmente oferece, mas sim, o BDD incorpora e melhora as ideias de muitas dessas metodologias, ajudando assim e tornando a vida da equipe de software mais fácil. Portanto, o BDD é um conjunto de práticas de engenharia de software projetado para ajudar as equipes a construir e entregar mais rápido software de alta qualidade.

Para explicar o funcionamento do BDD vamos usar o seguinte exemplo: uma equipe praticante de BDD decide implementar uma nova funcionalidade e para isso, eles trabalham em conjunto com os usuários e outras partes interessadas para definir as histórias e cenários do que os usuários esperam dessa funcionalidade. Em particular, os usuários ajudam a definir um conjunto de exemplos concretos que ilustram resultados que a nova funcionalidade deve fornecer. Esses exemplos são criados utilizando um vocabulário comum e podem ser facilmente compreendidos pelos usuários finais e membros da equipe de desenvolvimento de software, e geralmente são expressos usando Cenário(Scenario), Dado(Given), Quando(When) e Então (Then).

Vejamos a Figura 1 que mostra os passos do BDD utilizado pela equipe neste exemplo para especificação da nova funcionalidade.

Os passos do BDD
Figura 1. Os passos do BDD.

Com base no BDD, a equipe identificou e especificou o seguinte objetivo de negócio, definido com um exemplo concreto. Observe:

Cenário: Transferir dinheiro para uma conta poupança
Dado que eu tenho uma conta corrente com 1000.00
E que eu tenho uma conta de poupança com 2.000,00
Quando eu transferir 500,00 a partir de minha conta corrente para a minha conta poupança
Então eu deveria ter 500,00 em minha conta corrente
E eu deveria ter 2.500,00 em minha conta poupança

Depois de especificada a nova funcionalidade, sempre que possível estes exemplos concretos são automatizados sob a forma de especificações executáveis, que tanto valida o software quanto fornece uma documentação atualizada, técnica e funcional. Logo, existem várias ferramentas e frameworks que apoiam esta fase do BDD, transformando esses requisitos em testes automatizados que ajudam a orientar o desenvolvedor para que a nova funcionalidade seja desenvolvida corretamente e dentro do prazo.

Conhecendo o Cucumber

O Cucumber foi originalmente criado por membros da comunidade Ruby para apoiar o desenvolvimento de testes de aceitação automatizado utilizando a técnica BDD. Desde então o Cucumber cresceu e foi traduzido em várias linguagens, inclusive o Java, permitindo assim que vários de desenvolvedores desfrutem de suas vantagens. Diante disso, vejamos a Figura 2, que ilustra uma visão geral do Cucumber.

Visão geral do Cucumber
Figura 2. Visão geral do Cucumber.

Veja os passos para a utilização desse framework:

  1. Descreva um comportamento em um texto simples;
  2. Escreva uma definição dos passos em Java ou em outras linguagens;
  3. Execute e veja os passos falhar;
  4. Escreva o código para fazer os passos passar;
  5. Se necessário, refatorar o código ou o comportamento descrito.

Visão geral

Como proposta deste artigo, faremos o desenvolvimento de testes de aceitação de duas funcionalidades utilizando o framework Cucumber em Java e a técnica BDD. Para começarmos, a técnica BDD se inicia na identificação do objetivo de negócio e como exemplo tomamos como objetivo de negócio a “Negociação bancária” que contém um Banco e Conta bancária. Vejamos as funcionalidades que devemos assegurar que funcionem.

  1. Primeira funcionalidade: Consiste em possibilitar que o usuário realize as operações bancárias utilizando sua conta, que são:
    1.1. Fazer saque e depósito, considerando as seguintes restrições:
    1.1.1. Só libera o saque se o valor deste for menor ou igual ao valor do saldo disponível na conta;
    1.1.2. Só libera o depósito se o valor deste for menor ou igual ao valor do limite disponível na conta.
  2. Segunda funcionalidade: Consiste em possibilitar o usuário a realizar operações básicas no banco, que são:
    2.1. Obter o total de dinheiro no banco;
    2.2. Obter o total de contas criadas no banco.

Criando e configurando o projeto

Criaremos então um novo projeto Maven para adicionar e configurar as dependências necessárias dentro do arquivo pom.xml.

Além disso, desenvolveremos os testes de aceitação automatizados utilizando o Cucumber.

Primeiro inicie a IDE Eclipse e depois selecione "File > New> Other ..." e "Maven > Maven Project". Clique em "Next" e na tela seguinte marque o checkbox "Create a simple project" e clique em "Next" novamente. Na janela que aparece na Figura 3 preencha os campos "Group Id " e "Artifact Id " e clique em "Finish".

Janela do eclipse com as configurações do projeto Maven
Figura 3. Janela do eclipse com as configurações do projeto Maven.

Para adicionar as dependências no POM do Maven abra o pom.xml e acrescente o código da Listagem 1 entre as tags <project>. Logo após execute o “Maven Update Project” utilizando o “ALT+F5”.

Listagem 1. Dependências do projeto


      <build>
             <plugins>
                   <plugin>
                          <groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
                          <artifactId>maven-compiler-plugin</artifactId>
                          <!-- Versão do plugin maven -->
                          <version>3.3</version>
                          <configuration>
                                 <!-- Versão do java -->
                                 <source>1.8</source>
                                 <target>1.8</target>
                          </configuration>
                   </plugin>
             </plugins>
      </build>
      <properties>
             <cucumber.version>1.2.0</cucumber.version>
      </properties>
      <dependencies>
             <!-- JUnit -->
             <dependency>
                   <groupId>junit</groupId>
                   <artifactId>junit</artifactId>
                   <version>4.11</version>
                   <scope>test</scope>
             </dependency>
             <!-- Cucumber -->
             <dependency>
                   <groupId>info.cukes</groupId>
                   <artifactId>cucumber-java</artifactId>
                   <version>${cucumber.version}</version>
                   <scope>test</scope>
             </dependency>
      <dependency>
      <groupId>info.cukes</groupId>
                   <artifactId>cucumber-junit</artifactId>
                   <version>${cucumber.version}</version>
                   <scope>test</scope>
             </dependency>
             <dependency>
                   <groupId>info.cukes</groupId>
                   <artifactId>gherkin</artifactId>
                   <version>2.12.2</version>
                   <scope>test</scope>
             </dependency>
      </dependencies>

Precisamos agora criar a estrutura semelhante à Figura 4 (pacote, classe e arquivos) dentro do nosso projeto Maven.

Estrutura do projeto
Figura 4. Estrutura do projeto.

Diante do projeto criado e configurado, precisamos agora adicionar o conteúdo em cada arquivo do nosso projeto.

Adicionando as classes e features dos testes

Vamos adicionar as classes Java e features (características) dos testes. Como estamos utilizando a técnica BDD, criaremos as features descrevendo os cenários contendo exemplos concretos baseando-se nas histórias de usuário descrito nos itens 1 e 2 da visão geral. Antes de começarmos a adicionar os arquivos, certifique-se que o plugin do cucumber esteja instalado na IDE Eclipse (veja na seção Links onde fazer o download do mesmo).

Em seguida faremos a primeira especificação do cenário de teste de aceitação utilizando o Cucumber, então adicione a Listagem 2 no arquivo conta.feature do nosso projeto.

Listagem 2. Código do arquivo conta.feature


      # language: pt
      @ContaTeste
      Funcionalidade: Testar as operacoes basicas de conta
        O sistema deve prover o saque e deposito na conta de forma correta.
        Seguindo as seguintes restrições:
        1) Só libera o saque, se o valor do saque for menor ou igual ao valor 
            do saldo disponível na conta
        2) Só libera o deposito, se o valor do deposito for menor ou igual ao 
            valor do limite disponível na conta
       
        Esquema do Cenario: Testar saque e deposito
          Dado a conta criada para o dono "<dono>" de numero <numero> 
           com o limite <limite> e saldo <saldo>
          Quando o dono realiza o deposito no valor de <deposito> na conta
          E o dono realiza o primeiro saque no valor de <primeiro_saque> na conta
          E o dono realiza o segundo saque no valor de <segundo_saque> na conta
          Entao o dono tem o saldo no valor de <saldo_esperado> na conta
       
    Exemplos: 
    | dono |numero|limite|saldo|deposito|primeiro_saque|segundo_saque|saldo_esperado|
    |Brendo| 111  | 1000 | 0   | 100    | 10           | 10          | 80           |
    |Hiago | 222  | 1000 | 0   | 200    | 10           | 10          | 180          |
    

Note que estamos utilizando uma linguagem padrão para especificação de testes de aceitação chamada “Grerkin”, do Cucumber. Outro ponto a destacar é que estamos utilizando a sintaxe desse framework em Português, indicado por “# language: pt”. A anotação @ContaTeste está anotada neste arquivo, pois o teste fará a chamada para execução deste mediante esta tag.

Vejamos o que cada palavra-chave do Gherkin utilizada neste arquivo realiza:

  • #: Utilizado para escrever comentário;
  • @:Simbologia para marcar uma tag: perceba que estávamos utilizando a tag no escopo máximo da especificação, mas poderia ser anotada acima de outras palavras-chaves do Gherkin;
  • Funcionalidade: Nesta palavra-chave encontra-se uma descrição de alto nível de um recurso de software. Foi adicionado abaixo desta palavra-chave uma descrição (opcional, mas recomendável) que pode abranger várias linhas;
  • Esquema do Cenario: Informa ao Cucumber que este cenário irá utilizar um conjunto de dados para executar exemplos N vezes descrito em seu escopo, que no nosso caso irá executar este cenário duas vezes, pois contém dois registros abaixo da palavra-chave “Exemplos”;
  • Passos: Um passo geralmente começa com “Dado”, “Quando” ou “Entao”.
    - Dado: É utilizado para descrever um contexto inicial do cenário. Quando o Cucumber executa a palavra-chave “Dado”, espera-se que o cenário esteja em um estado definido, por meio e exemplo de uma criação ou configuração de objetos;
    - Quando: Utilizado para descrever um evento ou ação. Pode-se descrever, por exemplo, uma pessoa interagindo com o sistema ou pode ser um evento desencadeado por um sistema;
    - E: É semelhante ao “Dado”, “Quando” e “Entao”, pois ele é empregado quando um deles já foi declarado dentro de um mesmo cenário;
    - Entao: É utilizado para descrever um resultado esperado.
  • Exemplos: É utilizado para estabelecer um conjunto de dados a serem executados nos passos definido no “Esquema do Cenario”;
  • """: Informando que o valor é uma string;
  • |:É utilizado em “Tabelas de Dados” para separar um conjunto de valores, como é declarado no arquivo anterior, abaixo da palavra-chave “Exemplos”.

Agora que nossa primeira especificação executável já está pronta, faremos a segunda especificação tomando como base o item 2 da visão geral. Então adicione a Listagem 3 no arquivo “banco.feature” do nosso projeto.

Listagem 3. Código do arquivo banco.feature


      # language: pt
      @BancoTeste
      Funcionalidade: Testar as operacoes basicas de banco
        O sistema deve prover operações básicas de banco de forma correta.
       
        Contexto: Cria todas as contas e associa ao banco
          Dado que as contas sao do "Banco do Brasil"
            | dono                       | numero | saldo |
            | Abias Corpus Da Silva      | 111    | 100   |
            | Antônio Morrendo das Dores | 222    | 200   |
            | Carabino Tiro Certo        | 333    | 200   |
       
        Cenario: Verifica o total de contas criadas
          Dado o calculo do total de contas criadas
          Entao o total de contas e 3
       
        Cenario: Verifica o total de dinheiro no banco
          Dado o calculo do total de dinheiro
          Entao o total de dinheiro no banco e 500
      

Note que no arquivo banco.feature estávamos anotando a tag @BancoTeste, que será chamado pela classe de teste responsável por chamar esta especificação executável.

Observe que surgiram novas palavras-chave do Gherkin neste arquivo e que valem destaque:

  • Contexto: É utilizando para definir um contexto inicial para cada cenário declarado no arquivo .feature;
  • Cenario: É utilizado para especificar um exemplo concreto que ilustra uma regra de negócio, basicamente constituída por uma lista de passos.

Agora que definimos as nossas especificações executáveis para validar cada cenário da visão geral faremos a implementação das classes de testes.

Para começar, acrescente o código da Listagem 4 na classe ContaTeste.java. Esta classe tem como objetivo fazer a chamada para a execução dos passos (os testes de aceitação) contidas na classe ContaTestePassos.java, que implementaremos posteriormente.

Listagem 4.Código da classe ContaTeste.java


      @RunWith(Cucumber.class)
      @CucumberOptions(features = "classpath:caracteristicas", tags = "@ContaTeste", 
      glue = "cucumber.teste.passos", monochrome = true, dryRun = false)
      public class ContaTeste {
      }

Observe que na classe ContaTeste.java existe uma anotação chamada @RunWith(Cucumber.class): isso diz ao JUnit que o Cucumber irá assumir o controle da execução dos testes nesta classe. Outra anotação definida na classe é a @CucumberOptions, onde podemos definir parâmetros customizáveis utilizados pelo Cucumber na execução dos testes. Veja a seguir uma descrição sobre cada parâmetro desta anotação:

  • Features: É utilizada para ajudar o Cucumber na localização das features (especificação executáveis), que no caso está localizada em uma pasta dentro do projeto chamada “caracteristicas”;
  • Tags: É utilizada para definir as tags neste parâmetro, uma vez uma mesma tag definida neste atributo e no (s) arquivo (s) .feature. Quando o Cucumber executar, esta classe só executará em conjunto apenas os arquivos .feature marcados com a mesma tag;
  • Glue: É utilizada para ajudar o Cucumber na localização das classes que contém os passos para os testes de aceitação, que no caso estão localizadas no pacote cucumber.teste.passos;
  • Monochrome: É utilizado para definir a formatação do resultado dos testes na saída da console. Se marcado como ”true”, o resultado dos testes sai na forma legível, mas se “false”, não sai tão legível;
  • DryRun: esta opção pode ser definida como “true” ou “false“. Se estiver marcado como “true”, isso significa que o Cucumber só verifica se cada etapa definida no arquivo .feature tem código correspondente. Considerando ainda “true”, se na execução de um arquivo .feature o Cucumber não achar nenhum código (Java) correspondente a esse arquivo, então o Cucumber gera o código correspondente. Se marcado como “false”, o Cucumber não faz essa verificação.

Na sequência, vamos adicionar a Listagem 5na classe ContaTestePassos.java, que será chamada pelo Cucumber mediante a chamada da classe ContaTeste, para executar os teses de aceitação definidos no arquivo conta.feature.

Listagem 5. Código da classe ContaTestePassos.java


      public class ContaTestePassos {
       
             private Conta conta;
       
             @Dado("^a conta criada para o dono \"(.*?)\" de numero (\\d+) com o limite (\\d+) e saldo (\\d+)$")
             public void a_conta_criada_para_o_dono_de_numero_com_o_limite_e_saldo(String dono, int numero, Double limite,
                          Double saldo) throws Throwable {
                   // Definição de conta
                   conta = new Conta(dono, numero, limite, saldo);
             }
       
             @Quando("^o dono realiza o deposito no valor de (\\d+) na conta$")
             public void o_dono_realiza_o_deposito_no_valor_de_na_conta(Double valorDeposito) throws Throwable {
                   assertTrue("O dono " + conta.getDono() + " não tem limite disponível na conta para este valor de deposito",
                                 conta.depositar(valorDeposito));
             }
       
             @E("^o dono realiza o primeiro saque no valor de (\\d+) na conta$")
             public void o_dono_realiza_o_primeiro_saque_no_valor_de_na_conta(Double valorSaque) throws Throwable {
                   assertTrue("O dono " + conta.getDono() + " não tem saldo disponível na conta para este valor de saque",
                                 conta.sacar(valorSaque));
             }
       
             @E("^o dono realiza o segundo saque no valor de (\\d+) na conta$")
             public void o_dono_realiza_o_segundo_saque_no_valor_de_na_conta(Double valorSaque) throws Throwable {
                   assertTrue("O dono " + conta.getDono() + " não tem saldo disponível na conta para este valor de saque",
                                 conta.sacar(valorSaque));
             }
       
             @Entao("^o dono tem o saldo no valor de (\\d+) na conta$")
             public void o_dono_tem_o_saldo_na_conta_no_valor_de(Double saldoEsperado) throws Throwable {
                   assertEquals("O dono " + conta.getDono() + " está com o saldo incorreto na conta", saldoEsperado,
                                 conta.getSaldo());
             }
      }

Observe que na classe ContaTestePassos estamos utilizadas as anotações @Dado, @Quando, @E e @Entao, que correspondem ao mesmo conteúdo e as palavras-chave do Gherkin definidas nos arquivos .feature. Outro ponto a destacar é que em todos os métodos da classe ContaTestePassos definimos algumas expressões regulares, como (\\d+) (extrai valor decimal), \"(.*?)\" (extrai qualquer valor string). Isso diz ao Cucumber para extrair os valores definidos no arquivo .feature a qual a classe corresponde, e em tempo de execução injetar esses valores nos parâmetros de cada método correspondente.

Por fim, note que dentro de cada anotação existe no início uma expressão regular “^” e no final “$”: as duas expressões estabelecem o início e fim da leitura do Cucumber em cada linha da especificação.

Agora adicione o código da Listagem 6 na classe BancoTeste.java, que tem como objetivo fazer a chamada para a execução dos passos (os testes de aceitação) contidas na classe BancoTestePassos.java (este iremos implementar mais adiante).

Listagem 6.Código da classe BancoTeste.java


      @RunWith(Cucumber.class)
      @CucumberOptions(features = "classpath:caracteristicas", tags = "@BancoTeste", 
      glue = "cucumber.teste.passos", monochrome = true, dryRun = false)
      public class BancoTeste {
      } 

Na sequência, vamos acrescentar a Listagem 7na classe BancoTestePassos.java, que será chamada pelo Cucumber (mediante a chamada da classe BancoTeste) para executar os passos (teses de aceitação) definidos no arquivo banco.feature.

Listagem 7.Código da classe BancoTestePassos.java


      public class BancoTestePassos {
       
             private Banco banco;
             private int totalContas;
             private Double totalDinheiro;
       
             @Dado("^que as contas sao do \"(.*?)\"$")
             public void que_as_contas_sao_do(String nome, List<Conta> listaDeContas) throws Throwable {
                   // Definição do banco e associando as contas
                   banco = new Banco(nome, listaDeContas);
       
             }
       
             @Dado("^o calculo do total de contas criadas$")
             public void o_calculo_do_total_de_contas_criadas() throws Throwable {
                   totalContas = banco.getListaDeContas().size();
             }
       
             @Entao("^o total de contas e (\\d+)$")
             public void o_total_de_contas_e(int totalContasEsperado) throws Throwable {
                   assertEquals("O cálculo do total de contas está incorreto", 
                   totalContasEsperado, totalContas);
             }
       
             @Dado("^o calculo do total de dinheiro$")
             public void o_calculo_do_total_de_dinheiro() throws Throwable {
                   totalDinheiro = banco.getListaDeContas().stream().mapToDouble
                   (c -> c.getSaldo()).sum();
             }
       
             @Entao("^o total de dinheiro no banco e (\\d+)$")
             public void o_total_de_dinheiro_no_banco_e(Double totalDinheiroEsperado) 
               throws Throwable {
       
                   assertEquals("O cálculo do total de dinheiro no banco " + banco.getNome() 
                    + " está incorreto",
                    totalDinheiroEsperado, totalDinheiro);
             }
      } 

Agora implementaremos as classes principais que de fato serão testadas em conjunto com as especificações declaradas anteriormente.

Adicionando as classes principais

Vamos começar adicionando a Listagem 8 na classe Conta.java, que representa uma entidade do mundo real “Conta bancária”. Esta tem como responsabilidade fornecer métodos úteis que serão utilizadas nos testes de aceitação, em particular para atender os requisitos do item 1 da visão geral.

Listagem 8. Código da classe Conta.java


      public class Conta {
       
             private String dono;
             private Integer numero;
             private Double saldo;
             private Double limite;
       
             public Conta(String dono, int numero, Double limite, Double saldo) {
                   this.dono = dono;
                   this.numero = numero;
                   this.saldo = saldo;
                   this.limite = limite;
       
             }
       
             public boolean sacar(Double valor) {
                   if (saldo <= valor) {
                          // Não pode sacar
                          return false;
                   } else {
                          // Pode sacar
                          saldo = saldo - valor;
                          return true;
                   }
             }
       
             public boolean depositar(Double quantidade) {
       
                   if (limite <= quantidade + saldo) {
                          // Não pode depositar
                          return false;
                   } else {
                          // Pode depositar
                          saldo += quantidade;
                          return true;
                   }
             }
       
             public String getDono() {
                   return dono;
             }
       
             public void setDono(String dono) {
                   this.dono = dono;
             }
       
             public Integer getNumero() {
                   return numero;
             }
       
             public void setNumero(Integer numero) {
                   this.numero = numero;
             }
       
             public Double getSaldo() {
                   return saldo;
             }
       
             public void setSaldo(Double saldo) {
                   this.saldo = saldo;
             }
       
             public Double getLimite() {
                   return limite;
             }
       
             public void setLimite(Double limite) {
                   this.limite = limite;
             }
      }

Em seguida, acrescente a Listagem 9 na classe Banco.java, que representa uma entidade do mundo real “Banco”. Este tem como responsabilidade fornece métodos úteis que serão utilizados posteriormente nos testes de aceitação, em particular para atender os requisitos do item 2 da visão geral.

Listagem 9. Código da classe Banco.java


      public class Banco {
             
             private String nome;
             private List<Conta> listaDeContas;
             public Banco(String nome, List<Conta> listaDeContas) {
                    this.nome = nome;
                    this.listaDeContas= listaDeContas;
             }
             public String getNome() {
                   return nome;
             }
             public void setNome(String nome) {
                   this.nome = nome;
             }
             public List<Conta> getListaDeContas() {
                   return listaDeContas;
             }
             public void setListaDeContas(List<Conta> listaDeContas) {
                   this.listaDeContas = listaDeContas;
             }
             
      } 

Resultado dos testes

Nesta seção iremos executar e verificar os resultados dos testes de aceitação utilizando o JUnit em conjunto com o Cucumber.

Para executarmos todos os testes definidos em nosso projeto selecione o projeto, depois clique com o botão direito do mouse selecionando a opção “Run As > JUnit Test”. Se tudo ocorreu com sucesso, teremos um resultado semelhante à Figura 5.

Resultado dos testes com
    JUnit e Cucumber
Figura 5. Resultado dos testes com JUnit e Cucumber

Observação: Caso queria executar apenas os testes da classe BancoTeste, é só selecionar a classe e depois com o botão direto do mouse clicar na opção “Run As > JUnit Test”. O mesmo é válido para a classe ContaTeste.

Por fim, conseguimos por meio da utilização do Cucumber e a técnica BDD validar o nosso código, que por sinal, atende perfeitamente os requisitos definidos na visão geral.

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Bibliografia

ROSE, Seb; WYNNE, Matt; HELLESøY, Aslak.The Cucumber for Java Book: Behaviour-Driven Development for Testers and Developers. United States Of America: The Pragmatic Programmers, LLC., 2015.

YE, Wayne.Instant Cucumber BDD How-to. Birmingham: Packt Publishing, 2013.
https://cucumber.io/docs/reference#html

SMART, JOHN FERGUSON.BDD in Action: Behavior-Driven Development for the whole software lifecycle . : Manning Publications Co, 2015.

Plugin do Cucumber
https://marketplace.eclipse.org/content/cucumber-jvm-eclipse-plugin