Voltar

Com o alto número de navegadores no mercado, um dos principais problemas para quem constrói websites responsivos é que cada um deles pode possuir diferentes valores padrão para a margem e o padding (margem interna) dos elementos. Isso faz com que sejam obtidos resultados visuais distintos, o que acaba prejudicando, exatamente, a responsividade. Pensando nisso, veremos nesse artigo como resetar esses valores através de algumas técnicas simples de CSS, evitando assim esse problema.

Seção 1: Entendendo o problema

Para entendermos esse problema na prática, criamos um HTML básico, com apenas um texto, como mostrado a seguir:


<body>
  <h2>DevMedia - Reset com CSS para desenvolvimento responsivo</h2>
</body>

A partir desse código, conseguimos observar as diferenças entre o visual do elemento sem o CSS Reset aplicado (Figura 1) e com esse recurso (Figura 2). Na Figura 1, nota-se, com muita clareza, que existe uma certa distância do texto para a margem nos três navegadores (Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge). Isso é muito prejudicial ao desenvolvimento responsivo, principalmente por um motivo: o desenvolvimento responsivo, em geral, baseia-se em porcentagens. Imagine um layout com quatro colunas, cada uma com 25% da largura da página. Caso não haja o reset, esses 100% seriam somados aos pixels de margem/padding do navegador, quebrando o layout e fazendo com que a quarta coluna fique na linha de baixo.

html sem css
Figura 1. HTML exemplo sem CSS reset.
html com css
Figura 2. HTML exemplo com CSS reset.

Seção 2: Reset específico para alguns elementos

O reset do CSS dos elementos é uma operação bastante simples, porém, muitas vezes acabamos esquecendo desse passo quando começamos a desenvolver de forma responsiva. No geral, isso leva a designs “quebrados” em alguns navegadores, mas que potencialmente funcionam bem em outros.

No caso de nosso exemplo, precisamos resetar apenas os elementos <html>, <body> e <h2>, uma vez que estamos utilizando somente eles. Dessa forma, um CSS como o da Listagem 1 seria suficiente.


   html, body, h2 
   {  
       margin: 0;  
       padding: 0; 
   }
  
Listagem 1. CSS para resetar somente os elementos necessários.

Linha 01: definição dos elementos que serão resetados: <html>, <body> e <h2>;

Linha 03: zeramos a propriedade CSS “margin”, que elimina a margem padrão que os navegadores definem para os elementos;

Linha 04: zeramos a propriedade CSS “padding”, que elimina a “margem interna” que os navegadores definem para os elementos.

Uma ação simples como essa é suficiente para termos o layout mostrado na Figura 2, possibilitando um design idêntico em todos os navegadores. Também é importante ressaltar que, caso tivéssemos mais elementos no HTML, bastaria zerá-los também. Por exemplo, se tivéssemos um elemento <div>, teríamos que zerá-lo da mesma maneira que a ensinada na Listagem 1.

Seção 3: Reset para todos os elementos

Caso a complexidade do HTML aumente, podemos concluir que a abordagem anterior pode prejudicar a construção da interface. Seria necessário controlar o reset de muitos elementos. Diante disso, o CSS traz uma outra possibilidade de reset, mais simples, e que permite que tenhamos todos os elementos do DOM como alvo: através do operador *. Vejamos um exemplo no código abaixo:


  * { margin: 0; padding: 0; }
  

Com isso, ao invés de informarmos cada elemento do DOM que será resetado, com o operador * determinamos que todos eles o serão. Assim, é garantido que, independentemente do que for inserido no HTML, teremos um design responsivo sem diferenças entre os navegadores.

Confira também