Este artigo abordará o tema Design Patterns ou padrões de projeto. Explicaremos como funcionam os padrões de projeto criacionais Factory Method e Abstract Factory e demonstraremos como eles podem ser usados para criar uma aplicação com o menor nível de acoplamento possível entre os módulos. Serão mostrados vários exemplos de criação e utilização desses padrões com dificuldade progressiva.
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ArtigosDelphiDesign Patterns - Parte 1- Clube Delphi 122
Por que eu devo ler este artigo: Como
instanciar Forms e utilizá-las através de arquivos de configuração ou registros
em banco de dados e como criar uma aplicação totalmente independente de banco
de dados e de tecnologia de acesso.
Os padrões de criação servem, principalmente, para isolar e desacoplar unidades com classes que precisam de um objeto das unidades que criam o objeto propriamente dito. O principal objetivo dos padrões mencionados é separar o processo de criação de um objeto de sua implementação. Ou seja, todas as units que usariam um determinado objeto não precisam conter uma referência à Unit que possui a declaração e implementação do mesmo.
Aliada com o uso de interfaces, esta técnica favorece a criação e o uso de objetos e famílias inteiras de objetos que possam ser intercambiáveis, inclusive em tempo de execução. Essencial quando uma classe precisa de um objeto de uma certa interface, mas não sabe exatamente qual objeto instanciar, ou quando queremos deixar a criação de um objeto ou exibição de um formulário a cargo do usuário, onde ele pode decidir e configurar qual classe será usada. Aplicações flexíveis e com mínimo acoplamento devem usar esta técnica.
Resumo: Cada vez
mais nos é exigido que nossas aplicações sejam flexíveis e que possam ser
usadas com vários bancos de dados. O custo, tempo e dificuldade de se fazer uma
alteração desse tipo numa aplicação 100% RAD podem ser altíssimos. Mas ninguém
transforma uma aplicação RAD já robusta e madura no mercado por algo totalmente
Orientado a Objetos. Esse artigo mostrará técnicas básicas de padrões de
projetos que podem ser usadas mesmo em aplicações RAD com
componentes Data-Aware, pois o foco desta técnica é criar interfaces e objetos
que possam ser configurados ou trocados em tempo de execução de maneira
transparente para o usuário e fácil para o desenvolvedor, através de métodos de
outras classes responsáveis por criar e configurar os objetos corretos. O
principal exemplo disso seria a criação dos objetos de acesso a dados,
dependendo do banco utilizado.
Quando precisamos flexibilizar nossas
aplicações criamos uma complexa hierarquia de objetos, com vários níveis de
descendência e várias classes irmãs com o mesmo ancestral em comum. Ao longo de nosso
sistema precisamos passar objetos como parâmetros para métodos de outros
objetos, e fazemos várias operações onde as instâncias configuram-se
mutuamente.
Alguns
impasses podem surgir como diminuir o acoplamento e a complexidade de uma
aplicação, isolar a criação e configuração de um objeto da classe que precisará
dele, sem alterar sua interface ou outros módulos que já dependem dele.
Vários
cenários dão margem a esse impasses, como por exemplo:
Trocar uma classe ou Unit sem fazer alterações que comprometam o funcionamento do sistema;
Trocar o comportamento ou funcionalidades de nosso sistema apenas por adicionar ou trocar arquivos ou configurações;
Instanciar classes e Forms, e executar seus métodos através de Strings;
Criar famílias paralelas de objetos, com dados e operações diferentes, que podem ser facilmente trocados entre si pelo desenvolvedor ou até mesmo pelo usuário;
Criar aplicações que funcionem com múltiplos bancos de dados e múltiplas tecnologias de acesso.
Dois padrões de projeto que tornam isso
possível são o Factory Method e o Abstract Factory. Factory Method é um método
de uma classe chamada Factory (fábrica) que cria e retorna um objeto de outra
classe chamado Product, separando assim a lógica da criação de um objeto do seu
uso. Ele permite também que as subclasses da fábrica definam qual o tipo
correto de objeto a ser criado. Já a Abstract Factory pode ser uma interface
comum ou uma classe ancestral de todas as fábricas. Ela tem os métodos
abstratos para criação de produtos, mas delega às suas descendentes a
inteligência de saber qual família de produtos criar.
Neste artigo iremos abordar os temas Factory
Method e Abstract Factory com exemplos teóricos e práticos. Além dos exemplos,
mostrar como essas técnicas podem auxiliar no desacoplamento entre as partes do
seu sistema e algumas dicas para tornar isso mais viável.
Mostraremos como isolar nossas classes de
negócio das classes de persistência, mantendo, porém uma interface comum entre
elas, para que os dois lados da aplicação possam ser alterados livremente.
Para isso usaremos os padrões de criação
Factory Method e Abstract Factory, mas antes precisaremos explicar esses
conceitos.
Cliente: Podemos usar a palavra cliente para
designar um objeto que precisa ou depende de outro. Por exemplo, se um
ClientDataset depende de um DatasetProvider e que este esteja instanciado, o
ClientDataset é o cliente, e o DatasetProvider o provedor. No caso dessas
classes em especial o nome delas já diz tudo. Porém veremos mais adiante casos
especiais de clientes e provedores.
Padrões de criação: São padrões de projeto
usados para se construir classes ou métodos que criem e configurem objetos de
outras classes. Eles podem ser usados para se criar várias formas de se
instanciar um objeto, ou vários objetos ligados entre si, sem que o cliente
(objeto utilizador) saiba como esses outros objetos são ligados entre si e sem
que a Unit cliente precise ter uma referência a Unit do provedor. Estudaremos
dois desses padrões, o Factory Method e o Abstract Factory, porém existem
outros que não serão abordados nesse artigo, como Builder e Flyweight, só para
citar dois.
Nota: O Builder é um padrão de projeto que permite a separação da criação de um objeto da sua representação, de forma que este permita a construção de diferentes representações. Este padrão é muitas vezes comparado com ao Abstract Factory pois ambos podem ser utilizados para a construção de objetos complexos. A grande diferença entre ambos é que o Builder constrói apenas objetos complexos enquanto o Abstract Factory constrói famílias de objetos, simples ou complexos, de uma só vez.
O padrão Flyweight é apropriado quando vários objetos devem ser manipulados, e esses não suportam dados adicionais. Neste não existem ponteiros para os métodos, pois isto consome muita memória. Em contrapartida são chamadas sub-rotinas diretamente para acessar as informações.
Factory Method: É um padrão de projeto de Software
que fornece uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou
dependentes, sem especificar suas classes concretas. É um método de uma classe
que cria um objeto. E Factory é uma classe que possui um ou mais factory
methods. Esse padrão de projeto permite que a criação do objeto seja delegada
para suas subclasses. Assim, se um cliente precisa de um objeto que faz parte
de uma família ou série de classes que tem um mesmo ancestral em comum ou
implementam a mesma interface mas não sabe qual classe necessariamente ele deve
instanciar, ele simplesmente pode chamar um método fábrica de uma classe
fábrica. Esse método será o responsável por saber que tipo de objeto criar e
como inicializá-lo. Assim, a Unit do cliente não precisará ter em seu “uses” as
Units dos provedores.
Abstract Factory: É um padrão de projeto que
permite a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, através
de uma única interface e sem que a classe concreta seja especificada. Abstract
Factory é uma classe abstrata mãe de todas as classes Factory, que têm a
interface padrão de todas elas.
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.