Desmistificando o Product Owner

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (4)  (0)

Neste artigo, pretende-se discutir as funcionalidades do papel do Product Owner. Do mesmo nível de responsabilidade do ScrumMaster, a função do Product Owner é mais importante no que tange o projeto.

Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre Engenharia.
Desmistificando o Product Owner
Neste artigo, pretende-se discutir as funcionalidades do papel do Product Owner. Do mesmo nível de responsabilidade do ScrumMaster, a função do Product Owner é mais importante no que tange o projeto, uma vez que se tem (ou se deve ter) a autoridade total para gerência. Assim, esse papel requer algumas qualidades e responsabilidades específicas para tornar o projeto em andamento um caso de sucesso.

Em que situação o tema é útil
Este tema é útil para analisar o que fazer e o que não fazer ao ser um Product Owner, visando sua produtividade e responsabilidade durante todo o projeto. Muitas vezes esse papel é novo para a pessoa que o está assumindo, o que acarreta em dificuldades no seu dia a dia.

O Scrum é um conjunto disperso de diretrizes que regem o processo de desenvolvimento de um projeto, desde a fase de concepção até a sua conclusão. Esse framework tem por objetivo determinar um processo de desenvolvimento iterativo e incremental, além de ser uma metodologia disciplinada que possibilita o desenvolvimento controlado do sistema. Esta metodologia proporciona ainda uma melhor capacidade de adaptação e uma maior produtividade dos recursos.

No Scrum, destaca-se o papel doProduct Owner, o qual tem atraído muito interesse e controvérsias. Algumas pessoas acreditam que se esteja reformulando o Gerente de Projetos tradicional; outras acham que é um líder dentro da equipe ou que ele pode assumir o papel de Gerente de Projetos; outras pessoas dizem ainda que é um papel de ajudante, não tendo responsabilidades sobre o projeto.

O co-fundador do Scrum, Ken Schwaber, escreveu a seguinte afirmação acerca do Product Owner no Guia Scrum: “O Product Owner é a única pessoa responsável pela gestão do Product Backlog, permitindo estar visível para todos, e visa garantir a importância da equipe” (Edição de Maio de 2009, p. 5). Esta definição parece bastante inofensiva, até se considerar suas implicações. Ela exige que o Product Owner ajude a identificar e descrever os requisitos e garanta que o Product Backlog esteja pronto para a próxima reunião de planejamento da Sprint. Isso também significa que o Product Owner tem que se envolver no planejamento e mapeamento dos requisitos do produto, decidindo o que irá compor a release, fornecendo feedback para a equipe, além de gerenciar clientes, usuários e outras partes interessadas.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?