Por que eu devo ler este artigo:Vamos apresentar de forma simples as principais áreas e os principais processos necessários ao gerenciamento de um projeto que estão contidos no Guia PMBOK 4ª Edição. Conceitos estes que qualquer gerente de projetos deve ter em mente para serem aplicados em seu dia a dia.

Não serão apresentados modelos dos documentos aqui citados, porém, você pode criá-los, desde que o conteúdo dos mesmos reflita a necessidade do projeto.

Nos dias atuais, sabemos da importância de um bom gerenciamento de projetos. Por consequência, gestão de projetos é um dos principais assuntos discutidos em boa parte das organizações, principalmente pelos benefícios conquistados com sua adoção ou prejuízos por não se adotar gerenciamento de projetos de forma efetiva.

Para que as organizações realmente colham resultados positivos na gestão de projetos, elas devem se estruturar de forma que uma metodologia de gestão possa ser aplicada.

O primeiro passo para que isto ocorra é capacitar um grupo de colaboradores em específico para as funções de gerenciamento de projetos e das metodologias escolhidas para se gerir qualquer projeto da empresa.

Desta forma, os assuntos aqui relacionados podem contribuir de forma substancial para o enriquecimento dos conceitos relacionados a gerenciamento de projetos.

Ao longo deste artigo perceberemos a importância de todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos, mas em especial o primeiro deles, que é o grupo de processos de iniciação.

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

O PMBOK é considerado hoje um dos principais guias de gerenciamento de projetos, sendo utilizado no mundo inteiro. E neste guia, estão descritos os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos. São eles:

  1. Grupos de Processos de Iniciação;
  2. Grupos de Processos de Planejamento;
  3. Grupos de Processos de Execução;
  4. Grupos de Processos de Monitoramento e Controle;
  5. Grupos de Processos de Encerramento.

O objetivo principal deste artigo é focar no primeiro grupo de processos de gerenciamento de projetos, que é o grupo de processos de inicia ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo