Dev-Pascal - um Ambiente para o Desenvolvimento de Programas na Linguagem Pascal

Eduardo Corrêa Gonçalves

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

E-mail: eduardo.correa@ibge.gov.br1. Introdução

            Embora, nos dias de hoje, a linguagem PASCAL já não seja mais utilizada em aplicações comerciais e sistemas acadêmicos e científicos (como acontecia nos anos 70 e 80), ainda é cedo para dizer que ela “morreu”. A realidade é que, em algumas situações, a linguagem ainda apresenta algumas características vantajosas, conforme indicado na relação a seguir:

  • Em primeiro lugar continua sendo uma das mais didáticas de todas as linguagens, talvez a mais fácil de se aprender e ensinar. Linguagens como C, C++ e Java são altamente simbólicas (utilizam “{“ e “}” para delimitar o início e o fim de um bloco, por exemplo), enquanto o Pascal, geralmente, privilegia a utilização de palavras (begin e end para marcar um bloco). Desta forma, os principiantes acabam por se sentir menos assustados ao lidar com o Pascal como uma primeira linguagem.
  • A linguagem Object Pascal (Pascal com extensões orientadas a objeto) foi adotada pelo Delphi, desde a sua primeira versão, em 1995. Além disso, ainda existem linguagens popularmente utilizadas que possuem o chamado estilo Pascal-Like (sintaxe parecida com o Pascal), tais como a PL/SQL, somente para citar a mais importante delas.

         Neste artigo, será apresentada a ferramenta Dev-Pascal, um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) que permite a elaboração de aplicações em Pascal, tanto em estilo console como Windows. O Dev-Pascal é uma ferramenta open source (software livre de código aberto), desenvolvida dentro das especificações GNU (General Public License), que pode ser obtida, juntamente com seu código fonte no site http://www.bloodshed.net/devpascal.html. Um fato bastante curioso é que o Dev-Pascal foi desenvolvido na Linguagem Delphi; outra curiosidade é que a ferramenta utiliza o compilador Free Pascal (http://www.freepascal.org/), para compilar os programas desenvolvidos. Este trabalho demonstra os passos necessários para a instalação da ferramenta (apontando, inclusive, a forma de corrigir um pequeno “bug”) e também para a criação de projetos no Dev-Pascal. 2. Instalação do Dev Pascal PASSO 1: Efetuar o Download

         A maneira mais simples de “baixar” o Dev-Pascal é a partir do site da bloodshed: http://www.bloodshed.net/dev/devpas192.exe. Atualmente a ferramenta está na versão 1.9.2. O arquivo disponibilizado para download possui cerca de 8MB.

PASSO 2: Instalação

         Execute o arquivo devpas192.exe, para começar a instalação do Dev-Pascal. Se você vai instalar no Windows XP é preciso usar uma conta com direito de adminstração na máquina, caso contrário o programa não poderá ser instalado e nem executado corretamente.

DEV1.JPG

         Ao final da instalação, os arquivos com a extensão “.dp” e “.pas” serão associados ao Dev-Pascal e depois o ambiente de desenvolvimento do Dev-Pascal será aberto. Caso você não tenha selecionado um outro diretório, o programa será instalado em C:\Dev-Pas.

PASSO 3: Correção do Bug de Instalação

          Infelizmente o Dev-Pascal possui um errinho de instalação. Para que esse erro possa ser corrigido, faça o seguinte. Primeiro feche o Dev-Pascal. Depois use o Windows Explorer e vá até o diretório C:\Dev-Pas (ou para o diretório onde você tenha instalado a ferramenta). Para que o programa possa funcionar corretamente, é preciso RENOMEAR a pasta “Icons” para “Icon” (ou seja, tem que tirar a letra “s” do final). Se esta operação não for realizada o Dev-Pascal não consegue associar, de forma automática, um ícone default para os projetos, obrigando o programador a fazer isso de forma manual para todo projeto criado.

3. Criando um Programa no Dev Pascal

PASSO 1: Criar um Projeto.

         Deve-se abrir o Dev-Pascal, e clicar no menu FILE / NEW PROJECT. Escolha, para este exemplo, a opção CONSOLE APPLICATION, na aba Project.

dev2.JPG

         O Dev-Pascal vai pedir para você escolher um nome para o seu projeto e irá salva-lo numa pasta.

PASSO 2: Criar o Programa PASCAL

         Faça o seu programa Pascal na janela que irá aparecer. Para compilar o programa, basta clicar no ícone do “visto” verde, conforme apresentado na figura a seguir.dev3.JPG

         Na primeira compilação ele vai pedir um nome para o seu programa. Escolha um nome (tem que ser um nome diferente do nome do projeto) e salve o programa no  mesmo diretório do projeto. Se o programa compilar corretamente, será possível executa-lo usando o botão “Execute” que aparece na janelinha de compilação. O botão “Continue” serve para fechar essa janelinha. Se o programa apresentar erro de compilação é preciso analisar as mensagens que serão exibidas na parte inferior da tela (quando um programa está OK, exibe-se a mensagem “... compiled successfully”).4. Conclusões

        Este artigo demonstrou, de forma resumida, os passos necessários para a instalação e utilização do Dev-Pascal, uma IDE para o desenvolvimento de aplicações na Linguagem Pascal (Console e Windows). A ferramenta é muito simples de ser instalada e manipulada e possui interface agradável. Por estes motivos, está se tornando bastante popular tanto em ambiente acadêmico, como entre os admiradores da linguagem Pascal.