Dev-Pascal – um Ambiente para o Desenvolvimento de Programas na Linguagem PASCAL

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (21)  (3)

Conheça a ferramenta Dev-Pascal, um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) que permite a elaboração de aplicações em Pascal, tanto em estilo Console como Windows.


Dev-Pascal - um Ambiente para o Desenvolvimento de Programas na Linguagem Pascal

Eduardo Corrêa Gonçalves

 

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

E-mail: eduardo.correa@ibge.gov.br


1. Introdução

            Embora, nos dias de hoje, a linguagem PASCAL já não seja mais utilizada em aplicações comerciais e sistemas acadêmicos e científicos (como acontecia nos anos 70 e 80), ainda é cedo para dizer que ela “morreu”. A realidade é que, em algumas situações, a linguagem ainda apresenta algumas características vantajosas, conforme indicado na relação a seguir:

  • Em primeiro lugar continua sendo uma das mais didáticas de todas as linguagens, talvez a mais fácil de se aprender e ensinar. Linguagens como C, C++ e Java são altamente simbólicas (utilizam “{“ e “}” para delimitar o início e o fim de um bloco, por exemplo), enquanto o Pascal, geralmente, privilegia a utilização de palavras (begin e end para marcar um bloco). Desta forma, os principiantes acabam por se sentir menos assustados ao lidar com o Pascal como uma primeira linguagem.

  • A linguagem Object Pascal (Pascal com extensões orientadas a objeto) foi adotada pelo Delphi, desde a sua primeira versão, em 1995. Além disso, ainda existem linguagens popularmente utilizadas que possuem o chamado estilo Pascal-Like (sintaxe parecida com o Pascal), tais como a PL/SQL, somente para citar a mais importante delas.


         Neste artigo, será apresentada a ferramenta Dev-Pascal, um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) que permite a elaboração de aplicações em Pascal, tanto em estilo console como Windows. O Dev-Pascal é uma ferramenta open source (software livre de código aberto), desenvolvida dentro das especificações GNU (General Public License), que pode ser obtida, juntamente com seu código fonte no site http://www.bloodshed.net/devpascal.html. Um fato bastante curioso é que o Dev-Pascal foi desenvolvido na Linguagem Delphi; outra curiosidade é que a ferramenta utiliza o compilador Free Pascal (http://www.freepascal.org/), para compilar os programas desenvolvidos. Este trabalho demonstra os passos necessários para a instalação da ferramenta (apontando, inclusive, a forma de corrigir um pequeno “bug”) e também para a criação de projetos no Dev-Pascal.


2. Instalação do Dev Pascal

 
PASSO 1: Efetuar o Download

         A maneira mais simples de “baixar” o Dev-Pascal é a partir do site da bloodshed: http://www.bloodshed.net/dev/devpas192.exe. Atualmente a ferramenta está na versão 1.9.2. O arquivo disponibilizado para download possui cerca de 8MB.

PASSO 2: Instalação

         Execute o arquivo devpas192.exe, para começar a instalação do Dev-Pascal. Se você vai instalar no Windows XP é preciso usar uma conta com direito de adminstração na máquina, caso contrário o programa não poderá ser instalado e nem executado corretamente.

DEV1.JPG

         Ao final da instalação, os arquivos com a extensão “.dp” e “.pas” serão associados ao Dev-Pascal e depois o ambiente de desenvolvimento do Dev-Pascal será aberto. Caso você não tenha selecionado um outro diretório, o programa será instalado em C:\Dev-Pas.

PASSO 3: Correção do Bug de Instalação

          Infelizmente o Dev-Pascal possui um errinho de instalação. Para que esse erro possa ser corrigido, faça o seguinte. Primeiro feche o Dev-Pascal. Depois use o Windows Explorer e vá até o diretório C:\Dev-Pas (ou para o diretório onde você tenha instalado a ferramenta). Para que o programa possa funcionar corretamente, é preciso RENOMEAR a pasta “Icons” para “Icon” (ou seja, tem que tirar a letra “s” do final).
Se esta operação não for realizada o Dev-Pascal não consegue associar, de forma automática, um ícone default para os projetos, obrigando o programador a fazer isso de forma manual para todo projeto criado.

3. Criando um Programa no Dev Pascal

PASSO 1: Criar um Projeto.

         Deve-se abrir o Dev-Pascal, e clicar no menu FILE / NEW PROJECT. Escolha, para este exemplo, a opção CONSOLE APPLICATION, na aba Project.

dev2.JPG


         O Dev-Pascal vai pedir para você escolher um nome para o seu projeto e irá salva-lo numa pasta.

PASSO 2: Criar o Programa PASCAL

         Faça o seu programa Pascal na janela que irá aparecer. Para compilar o programa, basta clicar no ícone do “visto” verde, conforme apresentado na figura a seguir.

dev3.JPG

         Na primeira compilação ele vai pedir um nome para o seu programa. Escolha um nome (tem que ser um nome diferente do nome do projeto) e salve o programa no  mesmo diretório do projeto. Se o programa compilar corretamente, será possível executa-lo usando o botão “Execute” que aparece na janelinha de compilação. O botão “Continue” serve para fechar essa janelinha. Se o programa apresentar erro de compilação é preciso analisar as mensagens que serão exibidas na parte inferior da tela (quando um programa está OK, exibe-se a mensagem “... compiled successfully”).

4. Conclusões

        Este artigo demonstrou, de forma resumida, os passos necessários para a instalação e utilização do Dev-Pascal, uma IDE para o desenvolvimento de aplicações na Linguagem Pascal (Console e Windows). A ferramenta é muito simples de ser instalada e manipulada e possui interface agradável. Por estes motivos, está se tornando bastante popular tanto em ambiente acadêmico, como entre os admiradores da linguagem Pascal. 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?