DevExpress

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Veja neste artigo de Luciano Pimenta, os componentes da DevExpress para Delphi 2005 for .NET.

Componentes que fazem a diferença

 

Para o desenvolvedor, o seu projeto/aplicação sempre deve possuir o diferencial perante aos demais sistemas, como um layout mais bonito/elegante, relatórios bem formatados, fácil entendimento dos controles etc. Isso sempre com o objetivo de atrair a atenção ao seu produto (claro, nunca esquecendo que o mais importante é a funcionalidade do sistema).

A DevExpress confirma esse pensamento de elegância e beleza, pois desenvolve componentes que deixam o layout de uma aplicação “bem diferente” das demais, mais elegante e funcional. As suítes de componentes incluem menus, barras de ferramentas, barras de status, Grids (veja o excelente artigo de Bruno Sonnino sobre QuantumGrid na edição 64), painéis “dockavéis”, entre muitas outras opções.

Mostraremos em vários artigos os componentes para .NET que possuem uma versão de avaliação no site da empresa. Vale ressaltar que essa versão .NET é muito parecida (senão idêntica) a versão para Win32 (com suporte a Delphi 5 a 2005, mas que não possui versão de avaliação).

A suíte esta identificada como para o Visual Studio, mas podemos instalar os componentes no Delphi 2005 (sim, pois os componentes são para .NET, então funcionam em qualquer linguagem que suporte a tecnologia, sendo isso é a base da mesma).

Download e Instalação

Baixe a suíte no endereço: www.devexpress.com/Downloads/NET/WFComponentsCollection/files/WinFormsCollectionEval-2.0.1.exe e faça a instalação. A mesma é simples e não necessita de uma maior configuração. Após, abra o Delphi 2005 e acesse o menu Component|Installed .NET Components.

Clique no botão Select an Assembly e escolha o arquivo DevExpress.XtraEditors.Installer.dll, que está na pasta System/ XtraEditors dentro do diretório de instalação do componente. Na categoria General (caso deseje antes de localizar a DLL digite um nome em Category), são instalados vários componentes (Figura 1).

Dev01_1.gif 

Figura 1.Componentes instalados na categoria General

Você deve marcar os componentes que deseja que apareçam na categoria, apenas alguns são marcados por default. Neste artigo trabalharemos com o componente BarManager que provê um MainMenu, um Toolbar e um StatusBar, entre vários outros editores.

Trabalharemos com alguns componentes dentre dos editores, sem a necessidade de adicionarmos os mesmos no formulário, portanto veremos indiretamente a maioria dos componentes instalados.

Criando um exemplo

Vamos mostrar neste artigo o componente BarManager que poderíamos caracterizá-lo como um gerenciador de barras (como o próprio nome indica), que podem ser MainMenu, Toolbar e StatusBar.

Adicione um BarManager no formulário. Veja que são adicionados no formulário três botões (Figura 2), e clicando em um desses botões você adicionará o componente correspondente (MainMenu, Toolbar ou StatusBar).

Dev01_2.gif 

Figura 2. Botões para adicionar componentes através do BarManager

Veja que para o botão do Toolbar podemos adicionar mais de uma barra. Ao clicar no rótulo Add New Item será mostrado um menu (Figura 3) com as opções para inserção de itens do menu.

Dev01_3.gif 

Figura 3. Opções para inserção de itens do menu

Podemos incluir como um item de menu: caixas de textos, barras de progresso, Combos, Memos, enfim uma grande variedade de controles, customizando um menu ao gosto do desenvolvedor ou aos pedidos do usuário. Para criar um separador é necessário clicar com o botão direito do mouse e escolher Begin a Group.

Para mostrar imagens (ícones) nos itens, adicione um ImageList, coloque algumas imagens. No BarManager faça a ligação ao componente através da propriedade Images. Nos itens do menu é necessário indicar a imagem através da propriedade ImageIndex e na propriedade PaintStyle indicar CaptionGlyph. Veja na Figura 4, algumas configurações dos itens do menu.

Dev01_4.gif 

Figura 4. Customizações dos menus

Para configurar o controle vinculado ao item de menu, utilize a propriedade Edit. Para “pegar” o valor escolhido no controle do item, utilize o seguinte código:

 

Label1.Text := BarEditItem4.EditValue.ToString;

 

O código anterior, mostra em um Label o valor escolhido em um DateEdit (vinculado ao BarEditItem4).

Conclusões

Vimos como diferenciar em muito nossas aplicações com os componentes da DevExpress. Os componentes existentes para Win32 são praticamente os mesmos e possuem as mesmas configurações.

Vale a pena baixar e testar os componentes. No próximo artigo veremos como criar barra de ferramentas e status.

 

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?