O DevMedia APIs é um conjunto de APIs (Application Programing Interface) lançado pela DevMedia para a comunidade de desenvolvedores que acompanha o portal.

Essas ferramentas são disponibilizadas no formato de webservices, para serem consumidos por aplicações externas, ou em interface web, podendo ser acessadas diretamente pelo browser.

Em sua maioria, os serviços possuem versões gratuitas, mas para ter acesso completo, é preciso ser um assinante DevMedia MVP.

DevMedia APIs de Image -
Para que serve

O objetivo desta ferramenta é facilitar o compartilhamento de imagens, permitindo realizar o upload de arquivos e obter um link permanente para eles. Assim você pode postar suas imagens em fóruns, redes sociais ou onde se fizer necessário.

Um exemplo prático e comum para o uso DevMedia APIs de Image é quando precisamos compartilhar uma tela de erro (de código, por exemplo) em fóruns para buscar a solução para um problema.

ATENÇÃO: É proibido o uso de imagens de pornográficas ou de pedofilia, sob pena de sanções jurídicas.

Como utilizar

A ferramenta Image é oferecida em duas versões: uma free e uma para assinantes MVP.

Para acessar o sistema a partir da página principal do DevMedia APIs (www.devmedia.com.br/devware), basta clicar na opção Image, na parte inferior, conforme ilustra a Figura 1.

Acessando o Image a partir do DevMedia APIs

Figura 1: Acessando o Image a partir do DevMedia APIs

Na página de apresentação do sistema Image (//www.devmedia.com.br/devware/image/), temos uma descrição de seu funcionamento e uma tabela com suas funcionalidades. No lado direito, pode-se acessar a ferramenta a partir do link “Acesse o Image”, como mostra a Figura 2.

Página de apresentação da ferramenta

Figura 2: Página de apresentação da ferramenta

Para a versão free é permitido realizar o upload de até 5 imagens, enquanto que para assinantes MVP não há limite, como se pode ver na tabela acima.

Ao acessar o sistema pela primeira vez, haverá apenas um botão “Fazer upload” no centro da tela, como mostra a Figura 3.

Botão Fazer upload

Figura 3: Botão Fazer upload

Clicando nele uma nova interface será exibida, na qual se pode selecionar um arquivo a partir de uma caixa de seleção (ponto 1 na Figura 4) ou arrastando a imagem para a região central (ponto 2 na Figura 4).

Realizando upload de arquivos

Figura 4: Realizando upload de arquivos

Após realizar o upload das imagens, elas serão exibidas na região central com uma barra de progresso da transferência e após serem totalmente carregadas, aparecerá uma marcação no sobre cada uma indicando que ela está pronta, como se vê na Figura 5.

Upload de imagens completo

Figura 5: Upload de imagens completo

Com as imagens já salvas, basta clicar no botão “Ver álbum”, logo abaixo do título “DevM edia APIs– Sistema Image”, para ver sua coleção de imagens, que deve ser semelhante ao ilustrado na Figura 6.

Álbum com imagens salvas

Figura 6: Álbum com imagens salvas

Cada imagem é exibida com uma indicação da data e hora em que foi salva e na parte de baixo de cada uma, clicando na opção “URL”, o caminho será salvo na área de transferência e estará pronto para ser colado.

Mensagem informando que a URL da imagem foi copiada

Figura 7: Mensagem informando que a URL da imagem foi copiada

Outra opção para copiar a URL da imagem é clicando sobre ela, quando a mesma será exibida juntamente com seu caminho permanente no topo, conforme a Figura 8.

Imagem com URL para ser copiada

Figura 8: Imagem com URL para ser copiada

Agora você já pode compartilhar suas imagens sem se preocupar com onde elas serão salvas.

Comece agora mesmo a usar o DevMedia APIs. Salve-o em seus favoritos e aproveite.

Caso tenha alguma dúvida, utilize a seção de comentários logo abaixo.